quarta-feira, 30 de abril de 2008

Anedotas

Anedotas

Entre amigos:
- Por que estás tão triste?- Perdi o meu cão.
- Porque não pões um anúncio no jornal?
- Para quê ele não sabe ler…

- Ai, Sr. Doutor, não aguento tantas dores neste joelho.
- É artrose! É da idade…
- É agora! O outro é da mesma idade e nunca me doeu!...

A filha está a ficar uma mulherzinha. A mãe diz-lhe:
- Filha seria bom termos uma conversa acerca do sexo.
- Está bem mãe o que deseja que eu lhe explique?

- Não sei porque não gostas do trabalho. Para mim, o trabalho é um prazer.
- Para mim também, mas aprendi na catequese que nunca nos devemos entregar ao prazer.

Uma mulher vê-se ao espelho e diz ao marido:
- Estou tão feia, tão gorda, tão mal feitinha… Preciso de um elogio.
- Tens muito boa visão.

Mãe eu vou a casa do Ricardo fazer os trabalhos de casa.
- Então se vais fazer os trabalhos para que precisas de levar a bola?
- É que os trabalhos são para a disciplina de Educação Física.

Numa aula o professor pergunta:
- Sabes onde vivem os esquimós, Beatriz?
- Não sei. A minha mãe nunca me deixa visitar ninguém da vizinhança…

Uma senhora oferece uma maçã a um rapaz. E a mãe pergunta:
- O que é que se diz filho?
- Descasca-a…!

Olhe, sabe onde está o senhor Jacinto? -pergunta um bêbado a uma senhora
- Eu não conheço nenhum senhor Jacinto
- Ah! O senhor Jacinto sou eu, só não sei onde estou…







Trabalho realizado por: Inês Pereira e Bernardo Almeida

FAMOSOS


Belmiro de Azevedo


Belmiro de Azevedo é um dos empresários Portugueses com maior destaque a nível nacional e internacional.
Formado em Engenharia Química pela Universidade de Porto, assume 1974 o controlo da Sonae (Sociedade Nacional de Estratificados, Sarl), um dos maiores grupos económicos portugueses.
Com a morte de António Champalimaud, Belmiro de Azevedo tornou-se no único português a figurar na famosa lista da revista Forbes, com um fortuna avaliada em 1.6 mil milhões de euros.
Considerado durante alguns o anos o cidadão mais rico de Portugal, é actualmente Presidente do Conselho de Administração do grupo Sonae. Para além destas funções, este empresário português é ainda:
Membro do European Union Hong-Kong Business Cooperation Committee;
Membro do World Business Council for Sustainable Development;
Membro do European Advisory Board da London Business School;
Membro do Clube México-Europa 2000;
Membro do Senado da Universidade do Porto.
Joana Rocha 6º C

DIA MUNDIAL DO TRABALHADOR


No ano 1886 realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos Da América. Esta manifestação marcou o início de uma nova era para os trabalhadores.
Esta manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução do número de horas diárias de trabalho e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1881 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
Os direitos dos trabalhadores, acabaram por ser reconhecidos, no dia 23 de Abril de 1919. O Senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adopta o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países.
Dia do Trabalhador em Portugal
Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia. O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovidas pela central sindical CGTP-Intersindical (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical) nas principais cidades de Lisboa e Porto, assim como pela central sindical UGT (União Geral das Trabalhadores). No Algarve, é costume a população fazer pic-nics e são organizadas algumas festas na região.

Bárbara Almeida e Daniel Pereira 6ºC

DESABAFO


Por vezes, quando algo nos corre mal, e tudo nos parece perdido, pensamos em desistir dos nossos sonhos, dos nossos objectivos! Por uma simples queda na vida, não tentamos levantar-nos pois temos receio de voltar a cair. Vivemos agarrados à memória nostálgica do passado e bloqueados pelo medo do futuro. Então aí, fechamo-nos no nosso próprio mundo, sem dar ouvidos a mais ninguém. No fundo precisamos de um ombro amigo, ou de algo que nos faça sorrir… mas não, não conseguimos seguir em frente!... Fica-nos na memória os erros que cometemos ou até os que os outros possam ter cometido connosco. Por vezes esta tristeza é mais forte que tudo o resto, e então aí, sentimo-nos completamente desesperados, e sem ânimo!

Dizem que o tempo cura muita coisa, mas a mágoa que nasceu e cresceu dentro de nós permanece durante muito tempo!

Depois de algum tempo vivido na angustia e na amargura chegamos à conclusão que o melhor que temos a fazer é simplesmente, APAGAR todas as tristezas!...Uma tarefa muito difícil, que pode levar bastante tempo… Mas pensar que nada nos pode afectar, e pensar que podemos ser mais fortes do que toda a maldade, que nos entristece… faz com que consigamos superar estes maus momentos da nossa vida!

E é nestas alturas que os bons amigos se fazem presentes, que nos ajudam a seguir em frente e olhar o mundo de uma maneira mais colorida. Com eles a luz no fundo do túnel volta a brilhar, e a esperança volta a entrar no nosso coração!

Um verdadeiro amigo, compreende-nos e faz tudo para que o nosso dia seja um poço de alegria. Por vezes um abraço ou um sorriso, valem muito mais do que 1000 palavras! Os verdadeiros amigos, não escutam apenas o que dizemos, mas também tentam perceber o que ficou por dizer!... Estão sempre connosco, e apoiam-nos em todas as nossas decisões. Contudo, o melhor amigo, é sempre sincero… mas procura dizer as coisas sem magoar.

Por isso, valoriza todas as coisas boas da vida, e tenta minimizar as más. E se algum dia te sentires sozinho ou esquecido, lembra-te que tens sempre algum amigo que te pode ajudar!


Silvana 6º C

DIA MUNDIAL DA TERRA


Comemorou-se ontem, dia 22 de Abril, o Dia Mundial da Terra.
Como sabemos o Planeta Terra está doente. Os recursos hídricos são escassos; a contaminação da atmosfera está a provocar graves danos na saúde e no meio ambiente; planeta está a ficar sem florestas; as necessidades de energia, não param de aumentar; o aumento da temperatura do ar devido à poluição, juntamente com a desflorestação e o crescimento demográfico, mostram-nos um cenário devastador para o futuro da humanidade.
Muitos dos problemas com que nos confrontamos resultam da falta de espírito e consciência colectiva. A sociedade globalizada em que vivemos caracteriza-se por ser egoísta, sem limites e sem respeito pelas gerações futuras.

O Dia Mundial da Terra serve para nos alertar para a necessidade urgente de todos preservamos o Planeta em que habitamos. Contudo, esta preocupação deve estar presente em todos os dias do ano. Reduzir, Reciclar, Reutilizar é uma prioridade.


João Dias 6ºC

Cordão humano

Durante esta semana, tem estado a decorrer a Semana de EMRC.
Hoje, dia 16 de Abril pelas 10h00, os alunos de EMRC realizaram, de mãos dadas, um Cordão Humano, tendo como assuntos principais a Amizade e a Alegria, dando a volta a toda a Escola.



Realizado por: Andreia silva e Alexandra silva.

6ºC nº 2 e 5

Dia do trabalhador

Dia do trabalhador



Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o1 de Maio este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pelas polícia. O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovidas pela central sindical CGTP-Intersindical (Confederação Geral dos Trabalhadores Portuguêses - Intersindical) nas principais cidades de Lisboa e Porto, assim como pela central sindical UGT (União Geral das Trabalhadores). No Algarve, é costume a população fazer pic-nics e são organizadas algumas festas na região.
Realizado por: Abílio e Alexandra 6º C Nº 1 e 2.

Grafitis

GRAFITIS


Dia 17 de Abril, organizou-se na nossa escola, um inter-escolas, com o lema “ Vamos Pintar Grafitis” abordando vários temas. Vieram alunos de outras escolas, da Gafanha da Nazaré, da Costa Nova e outras.
O desafio era desenhar, colorir grafitis. Os grafitis estão expostos perto da Sala dos alunos e talvez estão expostos durante toda a semana. Os grafitis são muito coloridos, alguns com flores e pássaros, outros com bonecos divertidos. São todos giros e engraçados que é difícil escolher. E tu? Qual preferes? Aparece e escolhe o teu...
Realizado por: Andreia 6ºC

domingo, 27 de abril de 2008

Calendário para Maio

Maio

* 1º de Maio-Dia Internacional do Trabalhador
* 03 de Maio-Dia Mundial da Liberdade de Imprensa ; Dia do Sol
* 05 de Maio-Dia Mundial do Coração
* 08 de Maio-Dia da Cruz Vermelha internacional
* 09 de Maio-Dia da Europa
* 13 de Maio-Dia Internacional do Comércio Justo
* 15 de Maio-Dia Internacional das Famílias
* 17 de Maio-Dia Mundial das Telecomunicações
* 18 de Maio-Dia Internacional dos Museus
* 19 de Maio-Dia da Cidadania nas Escolas
* 21 de Maio-Dia Mundial para o Desenvolvimento Cultural
* 22 de Maio-Dia Internacional da Diversidade Biológica
* 25 de Maio-Dia de África
* 29 de Maio-Dia Mundial da Energia
* 31 de Maio-Dia Mundial sem Tabaco

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Dia da Mãe


Dia da mãe

• O dia da mãe é celebrado no dia 4 de Maio de 2008. Não te esqueças de dar uma prendinha à tua mãe.
• O dia da mãe começou quando uma menina chamada Annie perdeu a sua mãe e entra em depressão, as amigas resolveram homenagiar a mãe dela para ver se a animavam; deste modo nasceu o dia da mãe, quer estejam vivas ou mortas.
Rafael rocha 6ºc nº18

Dia da Mãe

Carinho O máximo da ternura O máximo da amizadeO embalo dos meus sonhosTornando-os realidade!Amiga em todas as horasSuporte do meu ser!Transformas as tristezasEm doce amanhecerAmiga muito Querida
Mae
Eu sei, mamã, que por um capricho do destino, ou simples desejo Divino não foi em seu ventre que me formei. Quis a vida que eu fosse escolhido não pelo acaso, mas pelos próprios caminhos apontados por Deus.

Você é…Você é a mais doce e pura criatura!A dedicada esposa, mulher e protectora!Você... Que me permitiu viver e sonharQue me amparou e me ensinou a caminhar!



Amiga
Se errei, diga-me o caminho certo a seguir.Se te preocupei com alguma coisa, peça a Deus que ilumine minhas ideias e meus passos.Se te magoei, perdoa-me, sei que somos ingratos ao seu nobre e grandioso amor materno, de amiga companheira, tentando nos ajudar de coração aberto.
Ser Mãe É...
Ver o que é melhor para o seu filho; estar ao lado do seu filhote ou filhota em todos os momentos de sua vida;
ver o que acontece na vida de seu filho e tentar ajuda-lo;esperar o seu filho chegar tarde da noite, com seu jantar ainda quente;Se preocupar se o filho levou um agasalho numa noite fria, para não pegar nenhum resfriado.
Ser mãe é uma bênção que Deus proporcionou às mulheres Feliz Dia das Mães

Coisas de Mãe
Mãe... palavra sublime Mulher em forma de florCuja bondade se exprime Em doses de puro amor.
Mãe... é ternura e emoçãoSeja no céu ou na terra É a mais suave expressão Do amor que nunca encerra
Mãe... seja jovem ou idosa Na alegria ou na dor Tu és a mais bela rosa Do reino de Nosso Senhor.

Interescolas Dança Teatro e Música- Gafanha Nazaré, Gafanha Encarnação e Ílhavo

.

Visita de Estudo ao Porto

No dia 22 de Abril de 2008 os alunos do sexto ano foram a uma visita de estudo, com os professores Clara Oliveira, Laura Monteiro e outros professores.
Começamos por visitar o Museu de Transportes e Comunicações. Começamos por visitar a história do automóvel desde o primeiro carro que foi construído até aos modelos deste ano, por exemplo um BMW.
Depois tivemos uma experiência única, mesmo que comum para alguns condutores… mudar um pneu de um carro. Primeiro começamos por vestir uns coletes reflectores, em segundo tivemos que por o triângulo, 50 m atrás do carro, em terceiro começamos por desapertar uns parafusos do pneu, em quarto começamos a levantar o carro com um macaco, e em ultimo tivemos a apertar tudo outra vez.
De seguida fomos à parte do museu das comunicações onde, num estúdio, fomos verdadeiros actores, chefes de redacção, responsáveis pela régie, responsáveis pela luz e som e vídeo…, construímos um programa de TV ao vivo.
Seguiu-se o almoço, da parte da tarde o destino era o Museu do Carro Eléctrico. Um grupo começou por ir andar num passeio de carro eléctrico, fazendo o percurso “Passeio alegre”, foi muito divertido. Depois do passeio fomos ao Museu visitar os eléctricos, conhecer a sua história onde vimos o Americano, ainda com tracção a cavalo até aos mais modernos que usam hidrogénio.
No final da visita voltamos para casa, foi um máximo.

Joana, 6C

Anedotas

Por que o cérebro d uma loira quando morre fica pequeno?
Porque incha.

Porque é que as loiras tomam banho de chuveiro fechado?
Porque no champô diz para “cabelos secos”.

Como é que se sabe que um fax é enviado por uma loira?
Quando tem selo.

Sabes o que é que uma mãe loira diz para uma filha loira?
Filha se á meia-noite se não estiver na cama vem para casa.









Sofia Vilela são Marcos 6c \nº21

Anedotas

Anedotas


Por que o cérebro d uma loira quando morre fica pequeno?
Porque incha.

Porque é que as loiras tomam banho de chuveiro fechado?
Porque no champô diz para “cabelos secos”.

Como é que se sabe que um fax é enviado por uma loira?
Quando tem selo.

Sabes o que é que uma mãe loira diz para uma filha loira?
Filha se á meia-noite se não estiver na cama vem para casa.









Sofia Vilela são Marcos 6c \nº21

Visita de Estudo ao Porto

No dia 22 de Abril de 2008 os alunos do sexto ano foram a uma visita de estudo, com os professores Clara Oliveira, Laura Monteiro e outros professores.
Começamos por visitar o Museu de Transportes e Comunicações. Começamos por visitar a história do automóvel desde o primeiro carro que foi construído até aos modelos deste ano, por exemplo um BMW.
Depois tivemos uma experiência única, mesmo que comum para alguns condutores… mudar um pneu de um carro. Primeiro começamos por vestir uns coletes reflectores, em segundo tivemos que por o triângulo, 50 m atrás do carro, em terceiro começamos por desapertar uns parafusos do pneu, em quarto começamos a levantar o carro com um macaco, e em ultimo tivemos a apertar tudo outra vez.
De seguida fomos à parte do museu das comunicações onde, num estúdio, fomos verdadeiros actores, chefes de redacção, responsáveis pela régie, responsáveis pela luz e som e vídeo…, construímos um programa de TV ao vivo.
Seguiu-se o almoço, da parte da tarde o destino era o Museu do Carro Eléctrico. Um grupo começou por ir andar num passeio de carro eléctrico, fazendo o percurso “Passeio alegre”, foi muito divertido. Depois do passeio fomos ao Museu visitar os eléctricos, conhecer a sua história onde vimos o Americano, ainda com tracção a cavalo até aos mais modernos que usam hidrogénio.
No final da visita voltamos para casa, foi um máximo.

Joana, 6C

Anedotas para rir

Anedotas

Qual é a diferença entre um pão e uma loura?
É que o pão tem miolo.

A música é como uma mulher:
Só é boa enquanto é nova.

O que é que duas loiras vão a discutir numa mota?
Quem fica do lado da janela.

Por que é que os alentejanos dormem com uma pistola e um copo de água na mesa-de-cabeceira?
Para matar a sede.

Por que é que os alentejanos vão de pijama numa mota?
Para fazerem as curvas deitados.

Qual é o cúmulo da paciência?
É ver uma corrida de caracóis em câmara lenta.

Por que é que os alentejanos têm janelas redondas?
Para não entrarem bestas-quadradas.

Por que é que os alentejanos têm uma cadeira ao pé da cama?
Para descansar do sono.





Trabalho realizado por: Inês Pereira e Bernardo Almeida



Hoje dia 2 de Abril, comemora-se na nossa escola, o Dia Internacional do Livro Infantil. Contámos com a visita do Jardim Infantil da Chousa – Velha que, na biblioteca da nossa escola, ouviram o conto “Como Se Faz Cor-de-Laranja”, pintando um cartaz sobre a história enquanto a mesma era contada. Passamos a apresentar alguns livros sobre este dia tão importante para os mais pequenos: Vários “Contos Populares Portugueses” de Adolfo Coelho, Consiglien Pedroso, José Leite Vasconcelos, Teófilo Braga, entre muitos outros escritores e escritoras que assumem a responsabilidade de estimular o prazer de ler nos mais pequenos, criando livros simples e divertidos exclusivamente para as crianças, porque ler é muito importante.

Anedotas

Gatinhos benfiquistasO Joãozinho chegou à escola e comentou com a professora:- Nasceram 4 gatinhos ontem, ainda estão com os olhos fechados e são os4 do Benfica. A Professora muito contente convidou o sr. Luís Filipe Vieira a vir à escola.- Òh João conta ao Senhor o que me contaste no outro dia – pediu aprofessora – Tenho 4 gatinhos, dois são do Porto e dois do Benfica – Mas João! - Replicou a professora – Não foi isso que me contaste nooutro dia! – Pois não – respondeu o menino – mas dois gatos já abriram os olhos!
Qual é mesmo o caminho para voltar?!Um Alentejano queria livrar-se dum gato. Levou-o até uma esquina distante e voltou para a casa. Quando chegou a casa, o gato já lá estava. Levou-o novamente, agora para mais longe. No regresso encontrou o gato novamente em casa. Fez isso mais um três vezes mas o gato voltou sempre para casa. Furioso, pensou: "Vou lixar este gato!"Pôs-lhe uma venda nos olhos, amarrou-o dentro de um saco e colocou-o na mala do carro. Subiu à serra mais distante, entrou e saiu de diversas estradinhas, deu mil voltas... e acabou por soltar o gato no meio do mato. Passados dois dias, o alentejano liga para casa:- Tá, Maria, o gato já chegou? – Sim...– Ainda bem, deixa-me falar com ele porque eu estou perdido...
Corado... – André, quem bebeu o leite que estava em cima da mesa? - Não sei, mãe, mas o gato ficou muito vermelho quando tu entraste!
Diferenças...P: Sabem qual é a diferença entre um gato e um homem?R: Um só pensa em comer, dormir e andar atrás de gatinhas... o outro é um animal doméstico!

EmergênciaUma telefonista do 112 atendeu o telefone:- Por favor, mandem alguém cá depressa, entrou um gato em casa, é urgente!!!! – O quê?... Um gato em casa?! – Um gato!!! Ele invadiu a minha casa e está a caminhar na minha direcção!!! – Mas... Quem está a falar? – O papagaio cá de casa.










Aula de inglês:
Numa escola de pretitos a professora: - Juaquim, úatis ióneime? - Qué? - Manere, úatis ióneime? - Qué? - Marcelimo, úatis ióneime? - My name is Marcelino, my father's name is João my mother's is Maria, and I have no brothers nor sisters! - Diz o Marcelino todo contente. Ao que a professora responde – Qué?
Africa:
Quantos pretos vivem em África? - Um. O resto é fotocópia.
Atropelamento:
Nos E.U.A. no Alabama, um milionário ao volante de um cadillac atravessa uma vila de negros a 100 à hora. De repente, ao passar por uma passadeira faz uma travagem brusca mas não evita o atropelamento de meia dúzia de criancas negras que vinham a sair da escola. Ha sangue por todo o lado. Aproxima-se o Sheriff e pergunta ao dono do carro: - A que velocidade vinham as crianças quando chocaram com o seu carro?
Jardim zoológico:
O negrão foi passear no zoológico. Compra um saco de amendoins e vai distribuindo para a bicharada. Ao passar em frente a jaula do gorila, o bicho olha prá ele, agradece o presente e pergunta: - Escuta, ô cara! Dá prá você me arranjar o telefone do seu advogado?
Meninos azuis:
Havia uma professora que era acusada de ser racista, pois nas suas aulas colocava sempre à frente os alunos brancos, e no fundo os pretos. Depois de muita contestação a professora foi trocada. Logo na primeira aula que deu, diz a nova professora: - Quero que fique bem claro que ao contrário do que a outra professora achava, os homens são todos iguais. E a partir de hoje não vai haver distinção de cor da pele! Não há brancos nem pretos, daqui para a frente seremos todos azuis! Ouviu-se uma salva de palmas ecoar na sala. - Pronto, visto que estão todos felizes com a atitude tomada, vamos começar a aulas. Mas primeiro vamos organizar-nos um pouco: Os meninos azuis claros à frente, os azuis escuros atrás!



Sabem porque é que as loiras tomam duche sem água? Resposta: porque o champô é para cabelos secos...
P: Porque é que as loiras vão para a Índia? R:Porque lá as vacas são sagradas. P:Porque é que elas voltam? R: Porque na Índia não se comem vacas
La estava a loira, com seu esportivo novinho, dirigindo na Castelo Branco a toda velocidade, quando fecha um caminhao de forma absurda, e o motorista do caminhao faz sinal para que ela pare o carro. Quando eles param, o cara sai do caminhao, pega um pedaco de giz do bolso e desenha um circulo na estrada e diz para a loira: * Saia do carro e fique dentro deste circulo e NAO SE MOVA!!!! Entao o cara vai ate o carro dela e corta todo o estofado de couro. Quando ele se vira para a mulher, repara que ela tem um discreto sorriso no rosto. * Ahh... Você acha isso engracado?! Entao olha so... - o cara pega um taco de beisebol e quebra todos os vidros do esportivo. Ele se vira e ela esta se segurando para nao rir. O cara entao fica louco. Pega o canivete e fura todos os pneus do carro dela. Agora ela esta rindo. O caminhoneiro entao perde o controle, vai ate o caminhao, pega uma lata com gasolina, joga tudo no carro e põe fogo. A loira entao começa a dar tantas gargalhadas que quase cai no chão. * O que pode ser tão engracado assim?! - pergunta o cara. * Enquanto você nao estava olhando eu sai do círculo 4 vezes!
Porque é que as loiras só fumam tabaco "light"? R: Porque pensam que não engorda.
P:Porquê é que uma loira só muda a fralda a um bebé de 2 em dois meses? R. Porque na embalagem diz até 4Kg
P: Como se chamam a três loiras, lado a lado, com as orelhas encostadas?
R: Túnel de vento.

Leitura

Maria Teresa Maia Gonzalez

Maria Teresa nasceu em Coimbra, no ano de 1958.
Escreveu vários livros que passamos a apresentar: Gaspar e Mariana; A Fonte dos Segredos; O Guarda da Praia; O Incendiário Misterioso; A Lua de Joana (editado também na Alemanha e na Bulgária); Histórias com Jesus; A Cruz Vazia; Dietas e Borbulhas; Retratos Imperfeitos; O Pai no teto; O Geniozinho; Ricardo o Radical; A Ana Passou-se; Poeta (ás vezes); A Sara Mudou de Visual; Pedro, olhos de águia; O Tiago está a Pensar; Parabéns Rita; A Viagem do Bruno; O Álbum de Clara; Alguém sabe do João?; Estrela à Chuva; Noites no Sótão; O Irmão de Joana; Inês e o Ministro da Educação; Em Casa do Vasco; Tomás e Bianca; Tão Cedo, Marta; O Ombro de Cláudia; Raimundo; Entre Irmãs; David, um Herói entre Chamas; A Família de Nazaré e A Contemplação da Coroa.
É autora da Colecção Profissão: Adolescente,com 13 títulos publicados, com 300.000 exemplares.
Com Maria de Rosário Pedreira, co-autora da colecção: O Clube das Chaves, das quais foram publicados 21 volumes, a maioria das quais com várias edições.


Data: 09 de Janeiro de 2008
Nomes: Alexandra silva e Andreia
Silva.
Turma: 6ºC
Números: 2 e 5.

sábado, 19 de abril de 2008

Semana da Disciplina EMRC - Outras actividades

Está mesmo a ver-se que a festa não tinha ficado só pelo cordão humano à volta da escola e pela pirâmide humana sempre a crescer com sentido nos outros...

Houve mais e muito mais!!!

Querem mesmo saber....


mesmo mesmo...


Então aqui vai...

para os mais livres à quarta feira houve uma sessão de cinema... O espírito de liberdade, de, o saber a onde se pertence, quem somos.... levou todos os espectadores a verter algumas lágrimas e a dar umas boas gargalhadas.... com o filme Spirit.

Não podia deixar de se fazer uma caça ao tesouro...
claro muito bem escondido mas todos encontraram o verdadeiro tesouro EMRC... uma pedra tipo ovo da Páscoa toda muito colorida significando este Ressuscitar, viver com uma vida nova!

ainda não se vão embora, pois quisemos partilhar a festa com toda a comunidade escolar, por isso, nos intervalos os alunos de EMRC, organizados por turmas, estiveram a distribuir mensagens de amizade, alegria, paz, EMRC, e algo doce para degustar as mesagens... que festa da partilha... que exemplo...

e todos comeram, festejaram e levaram para casa uma recordação....

Bom agora só falta um pouco de brincadeira, com respeito, e muita alegria. Isso mesmo, andar de mota, sentir o vento, pular, correr ... viver...!!!!

Semana Da Disciplina EMRC - Pirâmide Humana

A Nossa Escola comemorou a Semana da Disciplina de EMRC um pouco mais tarde que a data programada, à procura de melhor tempo... de facto valeu apena... foi mesmo uma aventura em que precisámos uns dos outros para crescer...

Para sentir que precisamos uns dos outros e que estamos todos a crescer tentámos fazer uma pirâmide humana... foi lindo o trabalho de equipa!!!

Cordão Humano, EMRC, semana da Dsciplina

O desafio era grande !!!

Abraçar a escola num grande abraço cheio de amizade e com muita alegria!

Todos foram convidados...

Demos, de facto, a volta à escola de mãos dadas... mesmo que nem todos.... mas fomos muitos... mesmo muitos que aceitaram este desafio, certamente mais de 400 alunos...

Pela Amizade e pela Alegria
neste crescer com sentido nos outros...
foi assim!

Dia da Comunidade de Surdos

Manhã - Jogos sem Fronteiras na Escola Básica 2.3. Ílhavo
Tarde - Grande Festa na Escola Secundária...

Várias Escolas Participantes...
foi uma grande festa que a nossa comunidade escolar acolheu.
Parabéns a toda a equipa dinamizadora!

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Dia Mundial da Hemofilia - Dia 17 de ABril

O que é a hemofilia?

A Hemofilia é uma deficiência congénita no processo de coagulação do sangue que se manifesta quase exclusivamente nos indivíduos do sexo masculino

A Hemofilia é uma deficiência congénita no processo de coagulação do sangue, de transmissão genética, ligada ao cromossoma X, que se manifesta quase exclusivamente nos indivíduos do sexo masculino e se caracteriza pela ausência ou acentuada carência de um dos factores da coagulação. Por este motivo, esta é mais demorada ou quase inexistente, provocando hemorragias frequentes, especialmente a nível articular e muscular.

Actualmente, graças aos grandes avanços da investigação científica na área da Hemofilia por um lado e por outro ao papel preponderante desempenhado pelas Associações de Hemofílicos que existem em quase todos os países, pode-se afirmar que as pessoas com hemofilia, na maioria dos casos, quando devidamente orientadas e tratadas com produtos derivados do plasma humano ou por terapia génica (recombinantes), seguros e eficazes, podem manter uma vida activa muito próxima do normal.

Por outro lado, os hemofílicos adultos e seniores, que na idade do crescimento não tiveram acesso ao tratamento adequado e atempado, para as suas crises hemorrágicas, sofrem actualmente de lesões articulares e musculares que, na maioria dos casos, leva a incapacidades físicas irreversíveis.

Tipos de hemofilia

Os factores da coagulação do sangue, numerados convencionalmente de I a XIII, existem normalmente no sangue, mas na Hemofilia A existe uma diminuição ou ausência do Factor VIII, enquanto na Hemofilia B há uma diminuição ou ausência do Factor IX.

No grupo das hemofilias ainda se considera a Doença de von Willebrand, em que há uma combinação de deficiente actividade do factor VIII e da função plaquetária.

Iincidência da hemofilia em Portugal

A Hemofilia atinge quase exclusivamente os indivíduos do sexo masculino, numa razão aproximada de 1 caso por cada 5.000 rapazes que nascem. Extrapolando para o nosso País e considerando 10 milhões de habitantes, o número teórico rondaria os 1.000, admitindo uma igual repartição de sexos.

Dado que nos ficheiros da Associação Portuguesa dos Hemofílicos constam cerca de 600 hemofílicos recenseados, concluiu-se que provavelmente devido à falta, quer de um registo nacional de hemofílicos, quer de esclarecimento da doença, alguns hemofílicos estão ainda sem diagnóstico e portanto sem a assistência médica apropriada.

A problemática da hemofilia

São ainda de referir os impactos psicológicos e sociais que esta deficiência provoca nas pessoas com hemofilia e nos seus familiares.

O diagnóstico da Hemofilia geralmente confirmado durante o primeiro ano de vida da criança, origina sempre tensões no agregado familiar, especialmente nos pais e na criança afectada.

O aparecimento ou não de problemas psicológicos relacionados com estas tensões, depende fundamentalmente dos seguintes factores:

  • Da maior ou menor susceptibilidade emocional e da capacidade para suportar tensões;
  • Da qualidade da assistência médica disponível, da rapidez na obtenção do tratamento e do grau de comunicação entre o pessoal dos serviços de saúde e a família;
  • Da disponibilidade de oportunidades para educação e orientação profissional de bom nível;
  • Da aplicação e implementação de medidas de higiene mental preventiva, quando necessárias.

A Associação Portuguesa dos hemofílicos

É uma Organização Não Governamental, fundada em 1976 e oficialmente reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social, na área da saúde, sem fins lucrativos.

Colabora com as entidades governamentais na solução dos problemas que se deparam aos hemofílicos, a nível médico, social, escolar e laboral, de forma a melhorar a sua qualidade de vida, com especial relevância para a implementação de medidas, tendo em conta um correcto e atempado tratamento das crises hemorrágicas que caracterizam esta deficiência.

  • Edita trimestralmente e envia gratuitamente, o Boletim “O HEMOFÍLICO”, com diferentes informações, nomeadamente sobre as actividades desenvolvidas e artigos médicos e científicos sobre a problemática da hemofilia, a todos os hemofílicos registados, serviços oficiais e particulares no âmbito da saúde, da educação e social, num total de 1.800 exemplares.
  • Disponibiliza gratuitamente documentação em português, com vista à formação e esclarecimento dos hemofílicos e seus familiares, como seja:

    - Livro “Viver com Hemofilia”

    - Livro “A Hemofilia e a Reabilitação”

    - Livro “Hemofilia, VIH e SIDA - Opções de Vida”

    - Livro “Hemofilia -Terapêutica Domiciliária”

    - Série de 3 livros para crianças com Hemofilia (“O Que é a Hemofilia?”)

    - Diversos Ensinamentos Sumários para as Escolas e Famílias (4 Brochuras)

    - Presta serviços de Apoio Social, Logístico e Jurídico à comunidade hemofílica, a nível nacional.

    · Aloja, temporariamente, os hemofílicos e seus familiares directos, quando da sua deslocação a Lisboa para efectuarem tratamentos.

    · Organiza anualmente programas de “Férias Desportivas” e promove a prática da “Natação Orientada” para pessoas com hemofilia e seus familiares directos, a nível nacional.

    · Teve um papel preponderante na obtenção das compensações para os hemofílicos que, nos anos 80, ficaram infectados com o vírus da imunodeficiência humana (VIH), através de produtos derivados do plasma humano, em hospitais públicos.

    · Faz parte da Direcção do Fundo de Apoio Social para Hemofílicos Infectados com o Vírus da SIDA, da Comissão Nacional de Hemofilia e da Comissão de Análise de Propostas para Concursos Públicos de Produtos Derivados do Plasma Humano, do Ministério da Saúde.

    · Como Organização não Governamental, na área da deficiência, está representada no Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência (SNRIPD) e nas suas Comissões Permanentes de Acompanhamento (CPAs) da Saúde e da Segurança Social, no Conselho Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência (CNRIPD), e no Secretariado de Apoio ao Fórum Europeu de Deficientes.

    · Integra a “Plataforma Mais Diálogo Farmácia/Utentes de Saúde”, em colaboração com Organizações de Utentes de Saúde, Doentes e Consumidores, Entidades e Instituições com Objectivos de Promoção para a Saúde, no âmbito da Associação Nacional das Farmácias.

    · A nível nacional é membro da Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes e da União das Instituição Particulares de Solidariedade Social.

    · A nível internacional, é membro da Federação Mundial de Hemofilia e do Consórcio Europeu de Hemofilia e participa, sempre que lhe é possível, nos seus Congressos Internacionais e nas Conferências Europeias, respectivamente.


http://saude.sapo.pt/artigos/homem/ver.html?id=766952

Grafities - Interescolas, Vamos pintar Grafities

No dia 17 de Abril a nossa escola recebeu a escola da Gafanha da Nazaré para um verdadeiro inter-escolas... Vamos Pintar Grafities!!!

Um Painel em branco era o que nos esperava... era isso mesmo o que queríamos; pois aí pudemos mostrar de que é feita a nossa imaginação e a nossa capacidade de concretização....

trabalhámos, sonhámos e o grafitie nasceu....

Dia Internacional do Livro Infantil


No dia 2 de Abril, comemora-se na nossa escola, o Dia Internacional do Livro Infantil. Como não podia deixar de ser a Biblioteca da escola não deixou passar em branco este dia.
Contámos com a visita à biblioteca do Jardim Infantil da Chousa – Velha que, onde os pequeninos ouviram o conto “Como Se Faz Cor-de-Laranja” e pintaram umas imagens relacionadas com o conto.
A nossa biblioteca está recheada de história para os mais novos que se encontram nas estantes à espera de serem requisitadas. Os “Contos Populares Portugueses” de Adolfo Coelho, Consiglien Pedroso, José Leite Vasconcelos, Teófilo Braga é um exemplo entre tantos outros.


Alexandra e Andreia

PROVÉRBIOS

Para os que gostam de provérbios aqui deixamos a nossa recolha.

A conselho amigo, não feches o postigo.
A falta do amigo há-de-se conhecer mas não aborrecer.
Amigo deligente, é melhor que parente.
Amigo disfarçado, inimigo dobrado.
Amigo que não presta e faca que não corta: que se percam, pouco importa.
Amigo verdadeiro vale mais do que dinheiro.
Amigo, vinho e azeite o mais antigo.
Amigos, amigos, negócios à parte.
Ao bom amigo, com teu pão e teu vinho.
Ao rico mil amigos se deparam, ao pobre seus irmãos o desamparam.
Aquele que me tira do perigo, é meu amigo.
Amor com amor se paga.
Amor de pais não há jamais.
Amor querido, amor batido.
Amores arrufados, amores dobrados.
As sopas e os amores, os primeiros são os melhores.
As boas contas fazem os bons amigos.
Bocado comido não faz amigo.
Defeitos do meu amigo, lamento mas não maldigo.
Em tempo de Figos, não há amigos.
Muitos conhecidos, poucos amigos.
Não há maior amigo do que Julho com seu trigo.
No aperto do perigo, conhece-se o amigo.
O Vinho e o Amigo, do mais antigo.
Os amigos são para as ocasiões.
Quem não tem marido, não tem amigo.
Quem seu amigo quiser conservar, com ele não há-de negociar.
Quem te avisa, teu amigo é.
Quem tem amigos, não morre na cadeia.
Um rico avarento, não tem amigo nem parente.
Escândalo aparta amor.
Filho sem dor, mãe sem amor.
Mais se tira com amor do que com dor.
Mãos frias amores todos os dias.
Mãos frias, coração quente, amor para sempre.
Mãos quentes amores ausentes.
Não há amor como o primeiro.
Não há luar como o de Janeiro nem amor como o primeiro.
No amor, quem foge é o vencedor.
Quem namora pelo fato, leva o Diabo ao contrato.
Quem tem amores, tem dores.
Quem tem sorte ao jogo não tem sorte aos amores.
Velho e namorado, cedo enterrado.
A quem do seu foi mau despenseiro, não fies o teu dinheiro.
Amigo verdadeiro vale mais do que dinheiro.
Calças brancas em Janeiro, sinal de pouco dinheiro.
Com a mulher e o dinheiro, não zombes companheiro.
Dinheiro compra pão, mas não compra gratidão.
Dinheiro e santidade, a metade da metade.
Dinheiro emprestado, anda mal parado.
Dinheiro emprestaste, inimigo criaste.
Dinheiro esquecido, nem é pago nem agradecido.
Dinheiro não traz felicidade.
Goraz de Janeiro vale dinheiro.
Na casa onde há dinheiro deve haver um só caixeiro.
Quando chove em Agosto, não metas teu dinheiro em mosto.
Quem não tem dinheiro não tem vícios.
Sapato branco em Janeiro é sinal de pouco dinheiro.
Seda em Janeiro, ou fantasia ou falta de dinheiro.
Tempo é dinheiro.
A vaidade é o espelho dos tolos.
Ao bêbado e ao tolo, dá-se o caminho todo.
Com papas e bolos se enganam os tolos.
Quem deixa o certo pelo incerto, ou é tolo ou pouco esperto.
Quem não se ri ao mês, ou é tolo ou quem o fez.
Quem parte e reparte e fica com a pior parte, ou é tolo ou não tem arte.

Em tempo de guerra todo o buraco é trincheira.
Em tempo de guerra, não se limpam as armas.
Não há guerra de mais aparato do que muitas mãos no mesmo prato.
Quando se declara a guerra, o Diabo alarga o Inferno.
Quem compra terras, compra guerras.
Quem vai à guerra, dá e leva.
Vem a guerra, vai a guerra, fica a terra.
É tarde para economia, quando a bolsa está vazia.
Carnaval na eira, Páscoa à lareira.
No Carnaval nada parece mal.
A cada Bacorinho, vem seu S. Martinho.
Não há bacorinho sem seu S. Martinho.
No dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho.
No dia de S. Martinho, mata o teu porco e prova o teu vinho.
No dia de S. Martinho: lume, castanhas e vinho.
Pelo S. Martinho todo o mosto é bom vinho.
Pelo S. Martinho, deixa a água pró moinho.
Quem bebe no S. Martinho (11/11), faz de velho e de menino.
Queres pasmar o teu vizinho? Lavra e esterca p'lo S. Martinho.
Se o Inverno não erra caminho, têmo-lo pelo S. Martinho.
Em Março, esperam-se as rocas e sacham-se as hortas.
Tão ladrão é o que vai à horta, como o que fica à porta.
Entrudo borralheiro, Páscoa soalheira.
Não há Entrudo sem Lua Nova nem Páscoa sem Lua Cheia.
Quem quiser o alho cachapernudo, plante-o no mês do Entrudo.

Da niel e Tiago 6º C
O que é Psicologia?


Em linhas gerais a Psicologia é uma ciência que visa compreender as emoções, a forma de pensar e o comportamento do ser humano. “A Psicologia tem um longo passado mas uma curta história”.

Publicado por: Sara Ferreira 6c nº 19
Abílio Fernandes 6c nº1

Rcolhido:http://www.brasilescola.com/psicologia/o-que-e-psicologia.htm

Anedotas!!! para descontrair...


Há um culturista que está a mirar-se ao espelho e repara que está todo bronzeado, menos numa parte. Resolve ir para a praia, enterrasse todo na areia e deixa de fora apenas a parte onde não está bronzeado. Entretanto passam duas velhotas e diz uma para a outra: - Olha para isto Emengarda! Não há justiça no Mundo! Aos dez anos eu tinha medo disto; aos vinte anos eu andava curiosa sobre isto; aos trinta anos eu gozei-o; aos quarenta eu perdi-o; aos cinquenta, eu cheguei a pagar por isto; aos sessenta anos, eu cheguei a rezar por isto; aos setenta anos, até me cheguei a esquecer disto; e agora, que já tenho oitenta anos, estas porcarias até crescem assim na areia!

Uma senhora ao telefone: - Está, de onde fala? - É da sapataria! - Ó desculpe enganei-me no número! - Não se preocupe! Passe por cá logo que nós trocamos!

Bem... um garoto maroto... entra no autocarro em baixa Lisboa para ir dar um passeio, e senta-se atrás do condutor. Começa a cantar, maluquices.... - Se o meu pai fosse um porco, a minha mãe uma porca, eu era um porquito. - Se o meu pai fosse um cão, a minha mãe uma cadela, eu era um cachorito. Bem, o Condutor, começou a ficar irritado com a música dele, e virou-se para o miúdo e disse: - Se o teu pai fosse um estúpido, a tua mãe uma estúpida, que eras tu? O miúdo, disse de repente com grande orgulho: - Seria condutor!...

Um homem apresenta-se com um lenço atado, dando a volta por cima da cabeça e por baixo do queixo, apertado. - O que é isso, pá? - Pergunta-lhe um amigo - Dói-te a cabeça? Os dentes? Ou foi algum desastre? - Nada disso. Morreu a minha sogra. Então?... Morreu-te a sogra... e porque é que trazes os queixos amarrados? - É para não me rir!!!

Iam dois "gajos", a fazer disputas com os seus carros. Um com um Lamborghini Diablo, e o outro com um Ferrari F40. Entretanto, um deles, num desvio engana-se no caminho, e eles separam-se. O gajo do Ferrari, julgando que o outro tinha desistido, vai mais devagar, e com calma. Entretanto, vê um tipo num mini 1000, que estava a precisar de ajuda. - Então amigo, problemas com o carro? - Sim, algo com o carburador, isto não anda, será que me podia rebocar até à garagem mais próxima. - Tudo bem! Eles atam o mini ao Ferrari, e seguem viagem. Mais à frente, num outro cruzamento, o tipo do Lamborghini torna-se a juntar ao do Ferrari. Ao notar que este está a rebocar outro carro, abranda, e põe-se ao lado dele. O tipo do Ferrari, esquecendo-se do mini, acelera, e passa o Lamborghini. O gajo do Lamborghini torna-se a pôr ao lado, e assim sucessivamente, até ambos os carros atingirem grandes velocidades. O tipo do mini, que ia atrás, fartava-se de buzinar, mas ninguém o ouvia. Ao passarem por um polícia que estava na berma da estrada, este resolve notificar o chefe! - Chefe, estou a precisar de férias - Porquê? Ora diga lá. - Veja lá o chefe, que acabo de ver um Ferrari e um Lamborghini em plena disputa de velocidade, e ia um gajo num mini 1000 atrás, a apitar para ultrapassar.

Recolhido por: Daniel Pereira e Tiago Almeida do 6ºC

Cordão Humano







Durante esta semana, tem estado a decorrer a Semana de EMRC.
Hoje, dia 16 de Abril pelas 10h00, os alunos de EMRC realizaram, de mãos dadas, um Cordão Humano, tendo como assuntos principais a Amizade e a Alegria, dando a volta a toda a Escola.


Realizado por: alexandra e andreia 6ºC

ALIMENTAÇÃO


ALIMENTOS E NUTRIÇÃO


Não precisas que te diga que a comida pode ser fabulosa. Pergunta aos teus amigos qual é o prato preferido deles, depois distancia-te um pouco e fica a observá-los a babarem-se mal começas a falar do maravilhoso de chocolates da avó, ou batatas fritas, quentinhas…

Famosos BEATRIZ COSTA




BEATRIZ COSTA


Vamos falar sobre uma actriz da revista e do cinema português
Nasceu em 1907 na Charneca do Milharado.
Teve uma infância sem grande ambiente familiar, que viveu ao sabor de amores e ocasião.
Começou a trabalhar na revista “Chá e Torradas”, como corista, no Éden Teatro e seguiu depois para o Brasil, onde residiu até 1926. A "Menina da Franja" como ficou conhecida estreou-se no cinema no filme "O Diabo em Lisboa". A "Canção de Lisboa" é o seu grande sucesso, onde faz o papel de "menina Alice", filha de António Silva. Entra em "Aldeia da Roupa Branca", onde canta com a sua voz esganiçada. Tinha trinta anos. Voltou ao Brasil e casou, em 1947, mas separou-se dois anos depois. Entre Lisboa e Rio de Janeiro Beatriz Costa fez uma carreira de cheia de sucessos. Quando se retirou da vida artística decidiu escrever livros biográficos «Sem Papas na Língua», 1975 e «Quando os Vascos eram Santanas», 1977. Figura acarinhada e querida em todo o país, viveu no Hotel Tivoli, em Lisboa, até ao fim dos seus dias. Mafra homenageou-a dando o seu nome ao Teatro Municipal Beatriz Costa.
Morreu em 1986.
Joana e Rafael 6º C

Meteorologia


Queres saber como vai estar o tempo em Ílhavo e Aveiro esta Semana?
Basta clicares na imagem a cima para descobrires o que podes fazer esta semana.
E agora só nos resta desejar-te uma BOA SEMANA

Recolhido por: Mara Cristiana Godinho
Carlos Manuel dos Reis da Silva
AMIGOS PARA SEMPRE.....


A maioria de nós sabe como é horrível quando o nosso melhor amigo, de repente sem razão aparente, nos deixa e começa a andar com outra pessoa. De momento, não temos ninguém com quem possamos falar, partilhar um segredo ou passar o tempo na escola...


NÃO TE ESQUEÇAS OS AMIGOS SÃO ELEMENTOS FUNDAMENTAIS E IMPORTANTES PARA A VIDA DE UMA PESSOA!!!

Conheço crianças que foram tão gravemente ameaçadas que tiveram de abandonar a escola. Ameaçar é maldade, e cobardia que afecta uma em cada vinte crianças, por isso, se te sentes ameaçada, fica a saber que não estás sozinha.

A nossa Escola, BANDA DESENHADA

BANDA DESENHADA


Está a decorrer no átrio da nossa escola uma exposição de B.D. (banda desenhada) abordando a técnica do movimento. A organização deste evento é da responsabilidade dos alunos do 3º ciclo sob a orientação dos professores de Educação Visual. A exposição engloba vários temas como por exemplo: a TAP, a ASAE, Futebol, Praia, Violência, Fantasmas, Amor, Música, Futebol, Patinagem entre outros.
Não percam a oportunidade de admirar os dotes artísticos dos nossos colegas. Para vos entusiasmar aqui ficam algumas fotos.



Realizado por: Alexandra Silva e Andreia Silva

A Moda


!!Moda!!

A moda é composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sobre diversos aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia a dia. É uma forma passageira e facilmente mutável (importante) de se comportar e sobretudo de se vestir ou pentear.
Para criar estilo, os figurinistas utilizaram-se de cinco elementos básicos: a cor, a silhueta, o caimento, a textura e a harmonia.
A moda é abordada como um fenómeno sociocultural que expressa os valores da sociedade - usos, hábitos e costumes - em um determinado momento. Já o estilismo e a designação elementos integrantes do conceito moda, cada qual com os seus papéis bem definidos.
A moda é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia a dia a um contexto maior, político, social, sociológico. Pode-se ver a moda naquilo que se escolhe de manhã para vestir, no look de um punk, de um skatista e de um pop star, nas passerelle do mundo, nas revistas e até mesmo no fato que veste um político ou no vestido das avós ou avôs.


A moda é composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sobre diversos aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia a dia. É uma forma passageira e facilmente mutável (importante) de se comportar e sobretudo de se vestir ou pentear.
Para criar estilo, os figurinistas utilizaram-se de cinco elementos básicos: a cor, a silhueta, o caimento, a textura e a harmonia.
A moda é abordada como um fenómeno sociocultural que expressa os valores da sociedade - usos, hábitos e costumes - em um determinado momento. Já o estilismo e a designação elementos integrantes do conceito moda, cada qual com os seus papéis bem definidos.
A moda é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia a dia a um contexto maior, político, social, sociológico. Pode-se ver a moda naquilo que se escolhe de manhã para vestir, no look de um punk, de um skatista e de um pop star, nas passerelle do mundo, nas revistas e até mesmo no fato que veste um político ou no vestido das avós ou avôs.

exames

exames escolares do 6º ano
para teres boas notas nos exames deves:
* Estudar bem a matéria que a tua professora te recomendo.
* Esclarecer duvidas aos professores.
* Tar atento nas aulas.
A menina dos cabelos de ouro

Era uma vez uma menina como outra qualquer. Mas tinha uma coisa diferente das outras. Os seus cabelos louros pareciam de ouro.
Até que uma vez o seu padrinho a levou à ourivesaria para lhe comprar uns brincos. Quando lá chegaram o ourives ficou pasmado e pediu para fazer uma experiência com o cabelo da menina. Acabou de fazer a experiência e exclamou:” Esta menina, tem cabelos de ouro”. Quando o padrinho ouviu isto já não lhe comprou os brincos. Toda a gente resolveu festejar a novidade com um grande banquete.
Quando não havia dinheiro recorriam aos cabelos da menina, até os colegas da escola lhe pediam algum cabelo assim como alguns pobres.
Nas férias era certo e sabido que lhe acertavam as pontas para poderem ter umas férias perfeitas.
Um dia estava ela a pentear-se com um pente de plástico à janela e entretanto passou um príncipe. Ao vê-la, parou e bateu à porta. Para ele não havia uma noiva mais própria.
Só os pais ficaram tristes porque viam a menina partir.
O príncipe nunca se cansava de lhe tocar nos seus cabelos, de comprar cavalos, de contratar criados, de construir palácios e de organizar guerras.
O príncipe procurava nas algibeiras dos seus 1000 fatos e nas dobras das suas 100 carteiras e como não encontrava nenhum dinheiro, só lhe restava era chamar o cabeleireiro e cortar os cabelos da sua noiva. Dizia-lhe que era a moda do cabelo curto.
Até que um dia a menina viu-se ao espelho e reparou que estava careca.
O príncipe deixou de gostar dela e começaram a chamar cabeça de ovo.
E agora inventem o fim da história.
Sofia e Inês

Desafios


Somos o 6ºC e vamos estar por aqui...

domingo, 13 de abril de 2008

Semana Da Disciplina EMRC 14-18 Abril


EMRC




Junta-te a nós e festeja com alegria e Amizade esta primavera da Vida na tua Escola...







terça-feira, 8 de abril de 2008

Sentir no ar a brisa da Liberdade.... EMRC

O 8 ano esteve atento e descobriu
a Liberdade na poesia...

Semana Da Disciplina EMRC 14-18 Abril



14 a 18 de Abril
Escola Básica 2.3. Ílhavo
Crescer com (n) Sentido
nos outros

Actividades

Durante a semana
Cartaz da Semana (sala de alunos)

Durante a semana
Diversos intervalosToda a comunidade Escolar

Espaço da Disciplina
“barraquinha” no sala de alunos com distribuição de Mensagens de «Vida com sentido» ... .

16 de Abril, quarta-feira
intervalo das 10h (5min antes e tolerância de 5min depois)
Toda a comunidade Escolar
Cordão humano “Festa d’ A Amizade e d’ Alegria” Trazer t-shirt colorida.

16 de Abril, quarta-feira
14.30h Auditório
Toda a comunidade Escolar
Projecção do Filme “Spirit”

Durante a semana
Hora de almoço e outros horários compatíveis
Toda a comunidade Escolar

RallyPaper Caça ao Tesouro EMRC (inscrições de equipa de 4 alunos - diversos horários)

Durante a semana
Algumas turmas
Visita à Biblioteca para ouvir e contar histórias de valores...

Durante a semana
Toda a comunidade Escolar

Assinaturas (eu vivo com sentido, participação no cartaz)

Durante a semana
Algumas turmas

Participação no concurso “e o Outro tão perto” Biblioteca – UNESCO – uma carta/mail a um menino/a de outra cultura.

Durante a semana
Diversos tempos e intervalosToda a comunidade Escolar
Espaços Surpresa com desafios de outro planeta!

Os professores
Filipe Tavares e Margarida Simões

Cordão Humano, EMRC, Semana da Disciplina

O dia dos namorados já foi em Fevereiro, mas nem por isso a sua magia foi esquecida, pelo átrio da nossa escola estiveram alguns cartazes alusivos ao tema que contagiou com muito amor todos quantos passavam.
Neste arranque do terceiro período queremos deixar uma nota de amizade, vale apena ser amigo e viver com alegria.

Junta-te a nós no cordão humano na próxima quarta-feira no intervalo grande da manhã, actividade enquadrada na semana da Disciplina de EMRC.


segunda-feira, 7 de abril de 2008

A um Passo do Abismo

... Este livro '' A um Passo do Abismo'' retrata uma historia de uma adolescente fascinada desde muito cedo pelo mundo da música que sempre soube o queria para a vida. Mas não contava que a realização do seu sonho se fizesse acompanhar de um pesadelo longo e doloroso. Aos treze anos de idade e já inserida no meio artístico, exigente com a imagem, a pressão culminou com o aparecimento de uma anorexia a que se seguiria um processo de bulimia. Emagrecer nunca era demais. Ser magra significava beleza, aceitação e controlo sobre a própria vida. O relacionamento secreto com a alimentação e o corpo fez obscurecer todos os outros aspectos da sua vida, crivando-a de obsessões, vergonha e medo. Em A Um Passo do Abismo Mónica Sintra dá voz a um testemunho da sua luta contra uma doença que consome as suas vítimas em silêncio. Uma confissão sincera que pretende servir de ajuda a tantas e tantas pessoas que continuam a sofrer, longe dos pais, irmãos, amigos, namorados e maridos… Uma experiência pessoal carregada de informação sobre a prevenção e tratamento dos distúrbios alimentares e que propõe uma saída para as pessoas que dela sofrem.
Um grito de alerta mas sobretudo uma mensagem de esperança sobre um problema que afecta solitariamente um cada vez maior número de pessoas.

... Recomendo a todas as pessoas que o leiam pois pode salvar muitas pessoas desta ''luta contra a fome''!

EMRC uma marca para a Vida

E.M.R.C - Uma marca para a Vida!
Opiniões dos alunos sobre a Disciplina!


*
E.M.R.C - Para uma vida com Jesus sempre presente.
Em E.M.R.C aprendo a ser homem completo.
E.M.R.C- Para uma vida feliz.
E.M.R.C- Para uma vida repleta de Vida.
Em E.M.R.C aprendo a ser melhor pessoa e a ajudar as pessoas que precisam.
Em E.M.R.C aprendo a ser amigo.
E.M.R.C- Para uma vida colorida porque queremos ser reflexo de Deus.
Em E.M.R.C aprendo a ser prestável mesmo quando não gostam de mim.
Em E.M.R.C aprendo a viver muito melhor.
Em E.M.R.C aprendo que só consigo ser feliz se amar os outros.
E.M.R.C é uma boa companhia.
Em E.M.R.C aprendo a ser educado.
E.M.R.C serve para aprender a respeitar e a ser respeitado.
E.M.R.C- Para uma vida com Paz.
Em E.M.R.C aprendo a ser bom cidadão.
E.M.R.C ensina-nos a melhorar as nossas atitudes.
Em E.M.R.C fizemos estrelas e aprendi muito sobre a Paz.
Na aula de E.M.R.C aprendo a ser solidário.
Em E.M.R.C aprendo a conviver com os meus amigos.
Em E.M.R.C conheci a história do Papa João Paulo II.
Em E.M.R.C aprendo a gostar dos outros como são.
Em E.M.R.C aprendo a ser amigo.
E.M.R.C- Para uma vida verdadeiramente livre.
E.M.R.C - Para uma vida com fraternidade.
E.M.R.C - Para uma vida com consciência.
E.M.R.C - Para uma vida com humildade e alegria.
E.M.R.C - Para uma vida onde o diálogo fraterno esteja sempre presente.
E.M.R.C - Para um vida sem guerras.
E.M.R.C - Para uma vida alegre sem zangas nem invejas.
E.M.R.C - Para uma vida com sorrisos mesmo quando as coisas não correm bem.
Em E.M.R.C aprendo a crescer com valores diferentes.
Em E.M.R.C aprendo a crescer para ajudar os outros.
Em E.M.R.C aprendo a respeitar e a trabalhar em grupo.
E.M.R.C - Para uma vida com alegria e amor.
Em E.M.R.C aprendo a ser um bom aluno.
E.M.R.C é uma disciplina bonita.
Em E.M.R.C faço trabalhos relacionados com o amor.
Em E.M.R.C faço muitas actividades e aprendo muito.
Em E.M.R.C fiz de jornalista e estudei problemas sociais.
Sem E.M.R.C a nossa moralidade não se completa.
Na aula de E.M.R.C construimos alicerces para ser feliz.
E.M.R.C - Para uma vida... mais baril... hiper, super fantástica... mais surpreendente ... mais emocionante... com mais moral... melhor!
E.M.R.C - Para uma vida que semeia sorrisos e vê florescer a alegria.
E.M.R.C - É o caminho que nos leva mais alto
E.M.R.C - Para uma vida sagrada e feliz.
E.M.R.C - Para uma vida melhor com Paz e amor.
E.M.R.C - Para uma vida feliz.
E.M.R.C - Porque viver com Fé é ter a certeza de uma vida eterna.
E.M.R.C - Para uma vida feliz. Basta tu seres feliz para os outros também o serem.
E.M.R.C - Aprendo que para ser feliz basta amar os outros como Deus nos ama.
E.M.R.C - Para um vida com coragem e confiança.
E.M.R.C - Para uma vida de verdadeiro amor.
E.M.R.C - Para uma vida cheia de amizade e compreensão.
E.M.R.C - Para uma vida de bondade
E.M.R.C - Para uma vida perfeitamente livre.
O Sol continuará a brilhar com a ajuda de E.M.R.C

http://ebemoniz.prof2000.pt/

domingo, 6 de abril de 2008

Poluição

São flores

Estava uma flor bordada num saco de guardanapo a olhar para uma flor pintada numa jarra de porcelana. E vice-versa.
A flor bordada queria meter conversa com a flor pintada. E vice-versa.
Entretanto, a flor bordada pensava: "Sou mais bonita do que ela." E vice-versa. Até que a flor bordada resolveu dizer precisamente o contrário do que pensava:
- Nunca vi flor mais bonita do que tu.
A flor da jarra retorquiu, no mesmo tom:
- Tu, sim, és a mais bonita. Uma perfeita imitação.
Neste ponto, a conversa estragou-se.
- Imitação? - estranhou a flor do saco de guardanapo. - Imitação de quê?
- Imitação de uma flor verdadeira – respondeu a flor pintada na jarra.
- Ora essa! Eu sou uma flor incomparável, uma flor bordada, verdadeiramente bordada com toda a verdade da arte.
Agora, enfim, estava a dizer o que pensava.
Não lhe ficou atrás a outra flor:
- Verdadeira obra de arte sou eu. Não há flor pintada mais autêntica, pode crer.
Argumentaram, discutiram, zangaram-se. Perderam a elegância do trato. Passaram a dizer mais do que pensavam:
- Você é uma reles imitação – dizia a flor pintada.
- E você é uma falsificação barata – dizia a flor bordada.
Nisto, mãos femininas vieram colocar uma flor na jarra, até então vazia.
- Qual é o tema da discussão? – quis saber a recém-vinda, debruçada da jarra.
Puseram-na a par da disputa e logo a nova flor, que era dotada de um caule esguio, folhagem vaporosa e pétalas gentis, rodopiou na jarra de porcelana, para dizer, num risinho de superioridade:
- Não sejam ridículas e olhem para mim. Haverá flor mais encantadora e mais verdadeira do que eu?
As duas outras calaram-se.
Afinal, a flor de folhas frágeis, que qualquer corrente de ar agitava, a flor de longa haste, mergulhada na jarra, é que tinha razão.
Aqui para nós e em segredo, diremos que também não tinha razão nenhuma. Pois se ela era apenas uma simples flor de papel...

Fósseis - Breve descrição

Fósseis


Fósseis são restos ou vestígios preservados de animais, plantas ou outros seres vivos em rochas, como moldes do corpo ou partes deste, rastros e pegadas. A totalidade dos fósseis e sua colocação nas formações rochosas e camadas sedimentares é conhecido como registro fóssil. A palavra "fóssil" deriva do termo latino "fossilis" que significa "ser desenterrado". A ciência que estuda os fósseis é a Paleontologia. A fossilização raramente ocorre porque a matéria orgânica dos seres vivos tende a ser rapidamente decomposta. Logo, para que um organismo seja fossilizado, os restos devem ser cobertos por sedimentos o mais rápido possível. Existem diferentes tipos de fósseis e diferentes processos de fossilização.

Fossilização
Estado ou qualidade de um corpo fóssil. / Passagem de um corpo organizado ao estado de fóssil.

Signos

A origem dos signos

Carneiro

É regido por Marte que por sua vez está ligado ao Deus da guerra, ao elemento fogo e aço o signo. Carneiro está essencialmente ligado à ideia do impulso inicial.
Símbolo: É representado pelos cornos de um carneiro em posição de ataque, indicando a impulsividade dos nativos do primeiro signo zodiacal. Simboliza também o nascimento e o primeiro contacto com o meio ambiente. Representa a personalidade do indivíduo nas suas formas essenciais.

Touro
É regido por Vénus seu elemento é a terra e está ligado à deusa do amor! Para os taurinos, a palavra-chave é auto-estima. Preocupam tanto com o valor das coisas e às vezes não conseguem perceber o valor do próprio talento. Quando isso acontece, o mundo perde um artista e ganha um ser humano angustiado, que passa a vida acumulando coisas para compensar a sensação de que está faltando algo.

Símbolo: A concavidade voltada para cima significa a aceitação de novas experiências vindas do exterior, tanto positivas como negativas, aprendizados materiais e espirituais. O círculo fechado indica que as experiências vindas de Carneiro foram assimiladas.

Gémeos
É regido por Mercúrio seu elemento é o ar. O tempo de Gémeos é o tempo dos significados. Um tempo mágico, em que o homem descobre o poder das palavras que podem ser usadas para o bem e para o mal. A comunicação é o que leva a compreender e resolver os problemas.
Símbolo: A concavidade superior significa o princípio receptivo. Tudo penetra através da concavidade o material e o espiritual, o positivo e o negativo, sendo ao mesmo tempo interpretada pelo Eu e passado ao mundo vivencial. A concavidade inferior é a expressão do conhecimento interpretada pelo Eu.

Caranguejo
É regido pela lua e seu elemento é a água. O caranguejo revela um animal que sobrevive graças à casca dura e áspera protegendo um corpo tão macio e delicado. A palavra-chave para se penetrar no mundo fechado dos cancerianos é a vulnerabilidade.

Símbolo: Expressa o princípio gerador. Possui duas concavidades formando um círculo aberto. A parte superior indica um movimento para a esquerda (volta ao passado). A parte inferior um movimento da esquerda para a direita, representando uma vivência do mundo exterior.

Leão
Signo de liderança, de força criativa, entusiasmo e afectividade expansiva seu elemento é o fogo em sua "majestade" e exuberância. Símbolo de segurança frente ao meio exterior, seu astro regente é o Sol.
Símbolo: Representa o espermatozóide. Leão é um signo fecundante e criativo.

Virgem
O signo de Virgem é um dos mais mal compreendidos do Zodíaco seu elemento é a terra e seu planeta é Mercúrio.O segredo dos virginianos é a capacidade de ver as coisas pequenas e o compromisso com a perfeição, significa aperfeiçoamento e qualidade daquilo que é feito.
Símbolo: Um de seus significados representa um animal com a cauda abaixada, protegendo o órgão da geração. Virgem indica o repouso à castidade.

Balança
O signo de Libra é regido pelo planeta Vénus e o seu elemento é o ar.O fragmento que vemos do mundo é apenas um pálido reflexo de uma outra realidade, de formas perfeitas que existe num outro plano: o mundo das ideias. (Platão)
Símbolo: As duas linhas horizontais com um semicírculo central indicam que estas duas linhas são antagónicas, enquanto não se conseguir o equilíbrio ou uma união entre os pólos.

Escorpião
Este signo é regido por Plutão e seu elemento é a água Escorpião é o relacionamento aprofundado, pois é um signo da água, de fortes emoções. Representa a fase de transformação e renovação do Zodíaco.
Símbolo: Representa o estado da evolução em que os seres se preparam para a perpetuação da espécie. Tanto no sentido material como espiritual.

Sagitário
O signo de Sagitário e regido pelo planeta Júpiter e seu elemento é o fogo. Possui a influência da dualidade, da adaptabilidade. Indica instabilidade e indecisão. O dom de Júpiter é a ilusão da omnipotência e os Sagitarianos assustam-se e irritam-se quando dão de cara com os próprios limites.
Símbolo: A flecha que aponta para o alto representa um impulso ascendente em busca de propósitos espirituais lançando a sua consciência a planos superiores.

Capricórnio
O signo de Capricórnio é regido por Saturno. O seu elemento é a terra. Capricórnio está bem qualificado para assumir responsabilidades, na comunidade ou na nação. Por ser um signo mais visível ou saliente ele deve aprender a ser cuidadoso e meticuloso no desempenho desses deveres.
Símbolo: A figura representa a cabra ou animal fabuloso, meio bode, meio delfim. Uma espécie de animal com o corpo de cabra e cauda de peixe. O "peixe-cabra" que abandona o Oceano primordial (meia-noite) e ascende a montanha (meio-dia).

Aquário
O signo Aquário e regido por Urano. Está ligado ao elemento ar. Indica uma vontade forte e firme. Uma personalidade difícil de se conhecer e compreender, pois existe uma duplicidade de carácter. É sair do passado rumo ao futuro, sem se deter ao presente. Para eles, o presente não existe.
Símbolo: A linha superior representa o lado espiritual e inferior o princípio material. Percebe-se que há uma interacção harmoniosa dessas duas forças.

Peixes
O signo de peixes é regido por Neptuno está ligado ao elemento água. Sensível às emoções presentes nas outras pessoas, a tarefa na vida dos nativos deste signo é de estarem totalmente comprometidos em desenvolver conceitos humanitários.
Símbolo: O seu símbolo consiste em dois peixes unidos por uma tira delgada. Um dos peixes representa a alma, o outro, a personalidade. O homem e o cosmos se encontram aqui. Os semicírculos do consciente e do inconsciente ligados pela terra.

Trabalho realizado por:
*Catarina Cruz 6ºC Nº 10
*Silvana 6ºC Nº20

Rock in Rio



O Rock in Rio vai estar novamente em Lisboa nos dias 30 e 31 de Maio e 6 e 8 de Junho de 2008.
Sabias que os cinco espectáculos já realizados reuniram cerca de 4 milhões de pessoas? Impressionante, não achas?
O Rock in Rio não é apenas um mero espectáculo musical. Tem por objectivo mobilizar as pessoas para construir um mundo melhor. As receitas revertem para projectos sociais, visando a melhoria das condições de vida de crianças e jovens. De salientar que contribui para o projecto multinacional Plan International/ Childreach, que patrocina a educação e o bem estar de crianças de todo o mundo.
Bon Jovi, Alejandro Sanz, Lenny Kravitz, James Morisson, são alguns dos grupos que já estão confirmados.
Para mais informações consulta o site do Rock in Rio rockinrio-lisboa.sapo.pt


Recolha de Daniel e Tiago 6ºC

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Ser Diferente



Hoje iniciamos uma nova Vida

Está Sol!!!

Estou Contente!

Sorri para a vida.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

LEVANTA-TE CONTRA A DISCRIMINAÇÃO DAS DOENÇAS MENTAIS

UPA (UNIDOS PARA AJUDAR)


http://encontrarse.pt

Associação "ENCONTRAR+SE" é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de utilidade pública, sem fins lucrativos, que surge da necessidade de desenvolver soluções para as dificuldades encontradas no desenvolvimento, implementação, avaliação e investigação de respostas adequadas às exigências próprias da reabilitação psicossocial das pessoas com doença mental grave.