quarta-feira, 28 de maio de 2008

Poluição Sonora



Poluição Sonora



Introdução:

Poluição sonora o que é?


O ruído é o que mais colabora para a existência da poluição sonora. Ele é provocado pelo som excessivo das indústrias, canteiros de obras, meios de transporte, áreas de recreação, etc. Estes ruídos provocam efeitos negativos para o sistema auditivo das pessoas, além de provocar alterações comportamentais e orgânicas.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que um som deve ficar em até 50 db (decibéis – unidade de medida do som) para não causar prejuízos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos começam. Alguns problemas podem ocorrer a curto prazo, outros levam anos para serem notados.


Efeitos negativos da poluição sonora nos seres humanos:

· Insonia (dificuldade de dormir);
· Estresse
· Depressão
· Perda de audição
· Agressividade
· Perda de atenção e concentração
· Perda de memória
· Dores de Cabeça
· Aumento da pressão arterial
· Cansa ço
· Gastrite e úlcera
· Queda de rendimento escolar e no trabalho
· Surdez (em casos de exposição à níveis altíssimos de ruído).
A poluição sonora ocorre quando num determinado ambiente o som altera a condição normal de audição. Embora ela não se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluição, causa vários danos ao corpo e à qualidade de vida das pessoas.


Conclusão: Isto demostra Para evitar os efeitos nocivos da poluição sonora é importante: evitar locais com muito barulho; escutar música num volume de baixo para médio; não ficar sem protector auricular em locais de trabalho com muito ruído; escutar walk man ou mp3 player num volume baixo, não gritar em locais fechados, evitar locais com aglomeração de pessoas conversando, ficar longe das caixas acústicas nos shows de rock e fechar as janelas do veículo em locais de trânsito barulhento.



Para mais informações dirige-te:



Bárbara 6ºC



Para Pensar em CO2

Cada kg de aluminio reclicado poupa/ evita a libertação de 1,5Kg de CO2
Cada kg de Vidro reclicado poupa/ evita a libertação de 300g de CO2
Cada kg de Papel/Cartão reclicado poupa/ evita a libertação de 900g de CO2
Cada kg de Plástico reclicado poupa/ evita a libertação de 1,5Kg de CO2

[dados aproximados]

E tu quantos kg de CO2 evitas ao reciclares por semana?...

Reflexão proposta no encontro com o Eng. Luís Rabaça, Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Ílhavo....

domingo, 25 de maio de 2008

Desportos radicais!"

Vê aqui os desportos radicais!
O Verão é altura de andar ao ar livre e gozar a natureza com tudo o que ela tem de melhor.
Kite surf
Desporto para ser praticado no mar ou em lagoas. Deve ser um espaço isento de obstáculos – cabos eléctricos, casas, árvores. Consiste em seres puxado por um papagaio gigante enquanto te equilibras em cima de uma prancha sobre a água.
Body board
Desporto no qual deslizas nas ondas do mar, deitada, de joelhos ou até mesmo em pé, numa prancha pequena e flexível, praticando uma actividade que proporciona manobras radicais e muita adrenalina. Para auxílio desta prática, os bodyboarders utilizam barbatanas de forma a facilitar a entrada na onda e na execução de manobras.
Parasailing
Modalidade Inspirada no pára-quedismo e no ski aquático. Consiste em passear pelas águas do mar pendurado num pára-quedas preso a um barco de recreio.
Windsurf
Junção de vela, com surf. É uma alternativa para os surfistas, que em dias de ondas fracas podem surfar, e para os velejadores, que em dias de ventos fracos podem praticar uma actividade mais radical.
Snorkelling
andar com a cabeça debaixo de água, com os óculos e o tubinho, sem no entanto ir muito abaixo da superfície, para apreciar a fauna e a flora marinha. Deves usar um fato que te proteja completamente do arrefecimento e da exposição aos raios solares.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

A Escritora Ana Macedo

Esta escritora, esteve na nossa escola no dia 21 de Maio de 08.

A jovem Escritora veio à nossa escola partilhar um pouco da vida e da sua escrita; contou alguns episódios e aventuras. O que mais lhe agrada na vida é ler e escrever mesmo que esteja a tirar o curso de Ciências. Quando escreve não está a pensar no púbico alvo dos seus livros mas no simples prazer de escrever, saborear o doce sabor das palavras.
As turmas dos 7ºanos e 8ºanos estiveram a preparar a aula de Português.
A nossa escola preparou uma mini feira de livro, divulgou um Cartaz sobre a sua biografia.
E nós por cá viemos preparar a sua Visita á nossa escola.
As suas duas obras publicadas são Lágrimas Coloridas e Sem Pecados na Culpa.

Ela gostou muito a escrever novas aventuras para ela, pois ela disse que um dia irá escrever poemas para crianças.
Para não só escrever livros, mas sim alguns poemas sobre a sua vida de infância.
Biografia:

Ana Macedo nasceu em 1985, em Vila Nova de Gaia.
Aprendeu a ler aos seus 3 anos de idade, aos seus 5 anos gostava de ser escritora pois era o seu grande sonho.
Aos 14 anos de idade, começou a escrever um livro de romance que enviou para algumas editoras.
Pois o seu sonho concretizou-se, quando a editora Gailivro apostou no seu talento como gostou publicou o seu primeiro livro.
Assim nasceu Lágrimas Coloridas, um livro carregado de emoções, de reflexões e contendo uma mensagem de força e de esperança.
Embora escrito por uma adolescente, Lágrimas Coloridas é o fruto de uma maturidade precoce onde a autora partilha com o leitor a essência de si própria. É, por isso, um livro para jovens lido com prazer e alguma perplexidade pelos adultos.
Lágrimas Coloridas foram referidas no extinto programa.
Acontece como livro de qualidade e recomendado por Marcelo Rebelo de Sousa. O romance vai já na 4ª edição e Ana Macedo tem percorrido o país, visitando várias escolas onde são organizados “Encontros com o autor” e é recebida com entusiasmo por alunos e professores.
Sem Pecados na Culpa, o segundo romance da autora, vai já na 2ª edição. Ana Macedo confirma assim a sua genialidade e o desenvolvimento do seu talento. SEM PECADOS NA CULPA é já um trabalho maduro, consistente e com qualidade literária. A sabedoria latente que começa a despontar nesta jovem levou o psicólogo Carlos Rodrigues a denominá-la de “profeta da vida” e o Prof. Daniel Sampaio a referir que este é um livro “escrito com coragem e verdade”.
Para mais informações: http://anamacedoescritora.blogs.sapo.pt/

Trabalho De: Bárbara E Tiago 6ºC

O nosso Planeta!!



O nosso Mundo esta cada vez pior.
Antes o mundo estava melhor do que esta agora.
O homem tem vindo a destruir a Terra (o nosso planeta).

O nosso planeta está a ficar cada vez mais poluído porque nos preocupamos menos com o nosso planeta. Se não e fizer nada o mundo vai acabar… porque cada vez vai haver mais poluição sonora ambiental, etc.
Se não forem tomadas medidas rapidamente pode acontecer uma tragédia. Se nos todos reciclássemos já estávamos a ajudar a melhorar o planeta podia haver menos abates da árvores acabarem as lixeiras. As pessoas só fazem e exploram os recursos do nosso planeta levando-o à exaustão e destruição.

Agora vamos falar de outra coisa, sobre a comida que há na Terra.
Há Países que têm mais comida que os outros, e que são gentis e que oferecem comida aos outros países. Isso chama-se solidariedade enviamos comida para outros países e isso já e muito bom. Eu gosto muito do nosso Pais.

Fontes de pesquisa: escoladasareias.blog.com/

Se não queremos que continuem a morrer milhares de milhares de crianças em toda a África por falta de água e nutrientes, diarreias e infecções respiratórias, o melhor que temos a fazer é continuar a lutar pela Natureza, pela Humanidade, pelo nosso Mundo e por todos os seres que nele habitam!! Não vamos parar com a nossa luta por um planeta melhor, mais saudável e justo...

Fontes de pesquisa: oaquecimentoglobal.blogspot.com/2007/06/polui...

O nosso mundo está em perigo. A poluição da atmosfera, da água e da terra é desenfreada, provocando o delicado equilíbrio da natureza do planeta. Várias espécies vegetais e animais estão em risco de extinção a um passo alarmante. Até que todos os povos do mundo sejam educados e informados, essa destruição não cessará.

adaptado e organizado por Ana Durão e Joao Vitor

POLUIÇÃO

A poluição das águas tem sido um problema para a nossa sociedade. Nestes últimos anos o governo tem tentado sensibilizar a opinião pública para esta situação que tem vindo a agravar-se devido a falta de fundos.
Os oceanos recebem poluentes dissolvidos nos rios, além do lixo dos centros industriais e urbanos localizados no litoral.
Parte da poluição é muito visível: rios espumosos, um brilho oleoso à superfície de um lago, cursos de água atulhados de lixo doméstico. Mas grande parte é invisível.
Nos mares, lagos e rios existe uma enorme diversidade de espécies diferentes, desde a baleia do oceano até o mais pequeno crustáceo de água doce tem sido dizimado pelo homem.
As fábricas dos centros urbanos estão carregados de substâncias que podem constituir causa séria de poluição como por exemplo: ovos de parasitas, fungos, bactérias, vírus que ocasionam doenças como tifo, tuberculose, hepatite e cólera.
A água pode ser infectada por organismos patogénicos existentes nos esgotos. Assim ela pode conter:
Bactérias Provocam infecções intestinais epidérmicas e endémicas (febre tifóide, cólera, leptospirose etc.);
Vírus Provocam hepatites, infecções nos olhos etc.
Protozoários Responsáveis pelas amebíases etc.
Vermes Esquistossomose e outras infecções.

http://www.herbario.com.br/cie/ecol/eco_po10.jpg

http://br.geocities.com/econtato/pol_aguas.html

POLUIÇÃO

A poluição das águas tem sido um problema para a nossa sociedade. Nestes últimos anos o governo tem tentado sensibilizar a opinião pública para esta situação que tem vindo a agravar-se devido a falta de fundos.
Os oceanos recebem poluentes dissolvidos nos rios, além do lixo dos centros industriais e urbanos localizados no litoral.
Parte da poluição é muito visível: rios espumosos, um brilho oleoso à superfície de um lago, cursos de água atulhados de lixo doméstico. Mas grande parte é invisível.
Nos mares, lagos e rios existe uma enorme diversidade de espécies diferentes, desde a baleia do oceano até o mais pequeno crustáceo de água doce tem sido dizimado pelo homem.
As fábricas dos centros urbanos estão carregados de substâncias que podem constituir causa séria de poluição como por exemplo: ovos de parasitas, fungos, bactérias, vírus que ocasionam doenças como tifo, tuberculose, hepatite e cólera.
A água pode ser infectada por organismos patogénicos existentes nos esgotos. Assim ela pode conter:
Bactérias Provocam infecções intestinais epidérmicas e endémicas (febre tifóide, cólera, leptospirose etc.);
Vírus Provocam hepatites, infecções nos olhos etc.
Protozoários Responsáveis pelas amebíases etc.
Vermes Esquistossomose e outras infecções.

http://www.herbario.com.br/cie/ecol/eco_po10.jpg

http://br.geocities.com/econtato/pol_aguas.html

PUBLICIDADE,uma reflexão

QUAL É A INFLUÊNCIA DA PUBLICIDADE NAS PESSOAS?

Se repararmos há publicidade por todo o lado. Nas televisões, nas revistas, nos jornais, nos muppies, enfim em inúmeros sítios, e cada vez tem vindo a aumentar.
Mas… qual é o seu efeito nas pessoas? A maior parte de nós vai as compras com os nossos pais ou familiares. Há cada vez mais pessoas que, levadas pela publicidade, acabam por comprar produtos que não necessitam, deixando os produtos de 1.ª necessidade para o fim.
Quando compramos uma revista, mal a abrimos, aparecem logo medicamentos para emagrecer, anúncios de roupas, de maquilhagem, cremes anti-rugas, jóias, sapatos, malas e inúmeras coisas. Quando reparamos, os anúncios que queríamos ver quando compramos a revista estão reservados a um pequeno espaço, pois todo o resto está ocupado pela publicidade.
Quando vamos a um supermercado, há inúmeras prateleiras com o mesmo produto, porque cada produto tem muitas marcas diferentes. Os vendedores usam bastantes esquemas para incentivar as pessoas a comprar os seus produtos, como por exemplo: leve 2 pague 1, as embalagens económicas, que no final levam a mesma quantidade que as normais…
Algumas vezes os consumidores induzidos em erro, compram produtos mais caros, levados pelo aspecto da embalagem, por serem mais bonitos que os outros, sendo a maior parte das vezes mais fracos. Algumas pessoas preferem pôr a qualidade de parte e comprar outros produtos só porque a embalagem é mais convidativa. A publicidade é delicadamente programada para atrair as pessoas.

Poluição Sonora

Poluição Sonora

O som é definido como a compressão mecânica ou onda longitudinal que se propaga de forma circuncêntrica em meios que tenham massa e elasticidade sejam eles sólidos, líquidos ou gasoso.
Os sons de qualquer natureza podem-se tornar insuportáveis quando emitidos em grande
volume, neste caso, o mais correcto é dizer-se que esse determinado som possui nível elevado de pressão sonora. O termo ruído pode ser utilizado em vários contextos. É algo inoportuno, indesejável, que pode prejudicar a percepção de um sinal (eléctrico, por exemplo) ou gerar desconforto (no caso de um ruído sonoro). É um atributo qualitativo (e não quantitativo). Quantitativamente mede-se, no caso de um determinado som, o seu nível de pressão sonora.
Fala-se de ruído na
comunicação quando existe qualquer factor externo à fonte emissora e receptora que prejudique a compreensão de uma mensagem. Quando se faz referência a um factor interferente sonoro, o termo barulho é mais adequado. A sensibilidade e os sons intensos pode variar de pessoa para pessoa. O ruído sonoro, em geral, é o som prejudicial à comunicação. Pode ser constituído por grande número de vibrações acústicas com relações de amplitude e fase muito altas, o que torna o seu nível de pressão sonora bastante elevado prejudicando assim os seres vivos em geral. A perda da audição é o efeito mais frequentemente associado a qualquer som, seja ele ruidoso ou não, musical ou não, que possua níveis elevados de pressão sonora, ou seja, que ultrapasse os limites de tolerância cientificamente já estabelecidos para o ouvido humano, para a maioria das pessoas, de forma gaudiosa. Esses limites de tolerância estão explicitados em diversas tabelas que relacionam os níveis de pressão sonora de sons, ruidoso ou não, e o tempo em que, sendo ultrapassado por alguém que se exponha ao mesmo, se poderá sofrer lesões auditivas.
Entende-se por
exposição o contacto de forma desprotegida a determinados níveis de pressão sonora por tempo e dose suficientes para provocar a lesão auditiva (quando são ultrapassados os limites de tolerância estabelecidos). Tal facto dá-se quando "de forma desprotegida" porque entende-se que alguém que esteja protegido (usando protectores auditivos correctamente dimensionados ao risco auditivo, que é determinado através de medições conhecidas como dosimetrias) não estará em exposição ao agente agressor, (no máximo encontrar-se-á em risco de exposição).
Esta situação está presente em várias actividades da vida diária em que o contacto com sons intensos, de forma desprotegida, voluntária (ex.:uso de equipamentos de
música amplificada) ou involuntária (poluição sonora com altos níveis de pressão sonora).
Tecnicamente, não só o ruído como qualquer som, quer tenha
significado ou não, quer contenha mensagem ou não, possui uma determinável quantidade de energia que pode ser proveniente de processos ou actividades e que se propaga pelo ambiente em forma de ondas, desde a fonte produtora até o ouvido do receptor a velocidade determinável e variando sua intensidade e pressão na dependência da distância e do meio físico.
Exemplo de alguns sons considerados como ruídos simples do nosso dia-a-dia e seu nível sonoro em decibéis (dB). A partir do nível de pressão sonora de 85 dB são potencialmente danosos aos ouvidos, se o contacto com esses sons, sejam eles ruidosos ou não, durar mais de 480 minutos (8 horas):
.O ruído de uma
sala de estar chega a 40dB;
.Um grupo de amigos
conversando em tom normal chega a 55dB;
.O ruído de um
escritório chega a quase 64dB;
.Um
camião pesado em circulação chega a 74dB;
.Em
creches foram encontrados níveis de ruído superiores a 75dB;
.O tráfego de uma
avenida de grande movimento pode chegar aos 85dB;
.Trios eléctricos num Carnaval fora de época têm em média de 110 dB;
.O tráfego de uma avenida com grande movimento em obras com
britadeiras até 120dB;
.Bombas recreativas podem proporcionar até 140dB;
.Discoteca a intensidade sonora chega até 220dB.

A poluição sonora atrapalha diferentes actividades humanas, independentemente dos níveis sonoros serem potencialmente agressores aos ouvidos, a poluição sonora pode, em alguns indivíduos, causar stress, e com isto, interferir na
comunicação falada, base da convivência humana, perturbar o sono, o descanso e a relaxamento, impedir a concentração e aprendizagem, e o que é considerado mais grave, criar estado de cansaço e tensão que podem afectar significativamente o sistema nervoso e cardiovascular.
Podemos citar vários tipos de origem para o ruído e sons não ruidosos potencialmente agressivos para o órgão auditivo:
.Ruído por
trânsito de veículos
.Ruído por actividades domésticas e públicas
.Ruído
industrial
.Quando a duração de um determinado evento é superior aos limites de tolerância para a pressão sonora produzida, como pode ocorrer no caso de:
.Shows musicais e espectáculos diversos
.Alguns cultos religiosos
.Uso de equipamentos de amplificação electrónica (ex.:descodificadores de MP3)
.Práticas de
tiro
Entre outras actividades.
Poluição sonora frequente, por exemplo, através de aviões pode causar danos à saúde humana mesmo a partir de níveis de ruídos baixos. Já em 1910
Robert Koch profetizou: "Um dia a humanidade terá que lutar contra a poluição sonora, assim como contra a cólera e a peste".
O ponto de ataque da poluição sonora não é o
aparelho auditivo, mas sim o sistema endócrino, especialmente as glândulas que produzem o cortisol e outros corticosteróides.
Desta maneira, níveis de ruído a partir de 45 db podem ser nocivos à saúde humana, quando a diferença de medição for maior que 3 dB do nível de ruído de fundo.
Já a partir de 55 dB pode-se considerar uma fonte sonora como incómodo. Se este nível de ruído permanecer por um período de tempo longo, a produção pessoal pode cair e a sensação de mal-estar de quem está submetido a esta fonte sonora pode aumentar enormemente. Emissões sonoras entre 60 a 75 db produzem stress físico. Este tipo de poluição sonora pode determinar uma hipertonia arterial (aumento da pressão sanguínea) e provocar doenças circulatórias, como o
enfarte do miocárdio (ataque do coração) e até mesmo serem a causa de úlceras estomacais.
Poluição Sonora Urbana
Além das fontes de ruídos mais comuns (citadas anteriormente), existe uma grande variedade de fontes sonoras nos centros urbanos, como:
sirenes e alarmes, actividades recreativas, entre outras, que em conjunto denomina-se “Poluição Sonora Urbana”.
Características principais
.Não deixa
resíduos (não tem efeito acumulativo no meio, mas pode ter um efeito acumulativo no homem).
.É um dos
contaminantes que requer menor quantidade de energia para ser produzido.
.Tem um raio de acção pequeno.
.Não é transportado através de fontes naturais, como por exemplo, o ar contaminado levado pelo
vento, ou um resíduo líquido quando é transportado por um rio por grandes distâncias.
.É percebido somente por um sentido: a
audição. Isto faz com que muitas pessoas subestimem seu efeito.
Prevenção de problemas causados por ruídos e outros sons poluentes
.Redução do ruído e demais sons poluentes na fonte emissora
.Redução do período de exposição (principalmente para pessoas expostas continuamente a processos que geram muito ruído), quando não for possível a neutralização do risco pelo uso de protecção adequada.
Educação da população
.Uso de protecção nos ouvidos adequada ao risco auditivo.
.Em festas colocar o som com volume adequado ao "Ambiente", evitando-se o volume alto. Não sendo possível, não permanecer por tempo prolongado em ambientes onde se tenha que gritar para ser ouvido pelo interlocutor à distância de um metro.


Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Poluição_sonora"




Trabalho realizado por: Inês Pereira e Bernardo Almeida

Animal = Carinho


Quando a criança começa a crescer e a sensibilizar as suas relações de afecto, os objectos passam a ser substituídos por seres vivos. De todos os animaizinhos de estimação, o mais comum e que mais se integra com o ser humano é o cão. Com ele a criança pode brincar, correr, explorar o ambiente e vivenciar novas experiências. O cachorrinho pode correr para apanhar o objecto lançado, pode rosnar e até morder. Ele reage ao carinho, abana o rabo, pula...e agride, se maltratado. E não é só o cão que interage com a criança, apesar de ser o mais comum, outros animais também fazem papel importante. O gato encosta-se e permite ser tocado. Os peixinhos alvoroçam-se no aquário quando a criança lhes coloca o alimento. O passarinho pega o alpiste na mão da criança e o seu encanto atrai os pequenos e os maiores. Além da relação de afecto que se desenvolve, do estímulo ao período sensório – motor, do tocar, do sentir, do explorar o corpo do animal e observar as suas reacções, muitos conhecimentos são adquiridos, do campo psicológico ao campo científico.

Mara Cristiana Godinho

Baseado na notícia: Crianças e Animais (Jornal de Notícias)

Perigos da Internet



Quem não gosta de uitilizar a internet?
Como todos sabemos a Internet é nos dias de hoje um recurso indispensável para estudantes, professores e para tantos outros.
Contudo, acho que é muito importante alertar, principalmente os mais jovens, para todos os perigos deste meio que tem tanto de útil como de perigoso! Através da Internet, temos acesso a informações imediata sobre todos os temas, mas alguma dessa informação nem sempre é a mais adequada. Daí ser importante seleccionarmos os sites onde pesquisamos. tornar perigosas para qualquer um, que se envolva com pessoas desconhecidas!

Aqui ficam alguns avisos…

Algumas regras fundamentais:

-Nunca confiar no que um estranho diz, quando fala pela Internet!
- Nunca enviar fotografias por Internet, a pessoas que não conheça pessoalmente!
- Nunca fazer verdadeiras amizades, com pessoas que tenha conhecido através da Internet!
- Nunca divulgar informação pessoal que a identifique (nome; idade; endereço; estabelecimento de ensino/emprego; nº de telefone…)!
- Nunca aceite encontros com pessoas que conheceu através de chat’s, ou através da sua conta de e-mail, na Internet!


Quais os perigos?
Nem sempre é tarefa fácil distinguir entre aquilo que é, ou não, perigoso, ou ilegal! A pornografia é, o mais conhecido. O acesso é fácil e os materiais abundam. Por vezes o perigo pode vir de uma conversa aparentemente inocente tida num programa de conversa a distancia, o “chat”.
Por todas estas razões convém que crianças e adolescentes sejam orientados na sua “navegação” e que, aprendam a lidar, o melhor possível, com as situações que podem vir a surgir!


Os perigos mais conhecidos e mais abundantes são:

- Visionamento de material impróprio (ex.: pornografia)
- Incitamento à violência e ao ódio!
- Violação da privacidade!
- Violação da lei!
- Encontros “on-line” com pessoas menos recomendáveis!
- Drogas

O que devemos fazer:

Todos os pais devem alertar os seus filhos para todos os perigos deste meio tão útil, mas também, muito perigoso!!!
Todos estes crimes, estão configurados na lei, ou seja, é possível apresentar queixa ás autoridades, quando algo se passar!

Deves também ter em conta todas as regras que te sugeri-mos em cima!... Nunca te esqueças… é a tua vida que está em jogo!


Alerta-mos para que todos os que usam a Internet (mais propriamente os chat’s, ou outros meios de conversação), muito frequentemente, que tenham cuidado com todas estas situações!

Cumpra todos estes avisos para que o mal nunca ‘lhe bata á porta’…


Trabalho adaptado por:
-Silvana 6ºC

Efeito Do Tabaco No Ser Humano

- No aparelho respiratório, 90% dos cancros são devidos ao tabaco.
- No aparelho circulatório, a angina de peito, o enfarte do miocárdio, a hipertensão arterial e o acidente vascular cerebral são algumas das doenças mais frequentes.
- Na área oto-rino-laringológica, 65% dos cancros da boca são devidos ao tabaco bem como a diminuição do olfacto e tendência para rouquidão.
- No aparelho urinário, o tabaco pode provocar cancro da bexiga.
- Ao nível sanguíneo, provoca alterações da coagulação.
- Na mulher, o tabaco aumenta o risco de cancro do colo do útero e em combinação com a toma da pílula contraceptiva, aumenta o risco de trombose venosa.
- No recém-nascido, o tabagismo da mãe aumenta o risco de malformações, parto prematuro, baixo peso ao nascer e síndrome da morte súbita.
- Calcula-se que cerca de dois milhões e meio de pessoas morrem anualmente em todo o mundo, devido ao tabaco. Por isso, a Organização Mundial de Saúde propõe a luta, por todos os meios, contra esta autêntica epidemia dos tempos modernos.


Sara Ferreira/6ºc/nº19

terça-feira, 20 de maio de 2008

Centro Cultural de Ílhavo...







Adesão - Um ‘mar’ de gente marcou presença na inauguração do espaço

Ílhavo abriu as portas do Centro Cultural


Comem-se tremoços, assam-se sardinhas e cozinham-se torresmos. Crianças reguilas divertem-se lançando piões. Os comerciantes aproveitam a oportunidade e colocam estrategicamente bancas com produtos tradicionais à volta da praça. Os trajes a rigor recriam o mercado antigo da cidade e ao fundo a Filarmónica Gafanhense deleita o público com versões de êxitos dos Queen. O ambiente é o de uma festa popular e não é para menos: depois de largos meses de obras, foi inaugurado na tarde de segunda-feira, em pleno centro citadino, um gigante verde chamado Centro Cultural de Ílhavo.

Uma massa tremenda de gente não faltou à ocasião. Diante de uma estrutura imponente localizada mesmo à beira do edifício da Câmara Municipal, famílias inteiras põem a conversa em dia e tiram a barriga de misérias. Todos esperam que as portas se abram pela primeira vez.


Antes disso, um Ribau Esteves ‘triunfante’ eleva-se para dirigir algumas palavras à multidão. O presidente da Câmara de Ílhavo realça os benefícios da obra ao nível da requalificação "urbana" da cidade, que bebeu de uma "nova lógica" organizacional e de ocupação espacial (o mercado foi transferido, a população conta com um novo parque de estacionamento de 220 lugares e com uma praça que poderá ser palco para outras actividades).


Ribau "ganha" a aposta

O presidente refere-se também à vertente "social" da obra enquanto "ponto de encontro" do povo e ainda como espaço "aberto" ao associativismo local e a projectos internacionais e não esquece a "grande aposta" do projecto: a elevação "cultural" do município, facilitada pela "tecnologia" de ponta do equipamento. Ribau Esteves manifestou uma "grande satisfação" com o resultado a que se chegou. "Temos esta aposta como ganha. Agora, fiquem com a obra, que ela foi feita para vocês", terminou em maré de aplausos.

Nem todos acharam piada à nova obra. Alguns repudiam mesmo o que consideram de "monstro" no centro da cidade. O munícipe António Almeida refere que apesar dos eventuais benefícios culturais, a estrutura onde se investiram 11 milhões de euros "não é de grande relevância" para Ílhavo, um concelho onde persistem "outras prioridades a ter em atenção, como a habitação e o saneamento".

Já Teresa Martins considera o Centro Cultural uma obra "muito boa" para o concelho. "Aqui nem um cinema havia, se quiséssemos ver um filme tínhamos de ir a Aveiro ou arredores", conta. Também Teresa Branco considera que o empreendimento vem "enriquecer" a cidade em termos culturais.

Auditório tem 505 lugares


Depois do discurso e da inauguração oficial, abrem-se finalmente as portas. Uma multidão invade o edifício, passa pelo foyer e assiste a um vídeo de apresentação já sentada nas 505 cadeiras do auditório. No fim ainda houve tempo para descerem aos camarins e sala de ensaios e subirem à sala de exposições. Os espectáculos podem começar.

Primeiro concerto é de Dulce Pontes

A programação do Centro Cultural de Ílhavo foi entregue a José Pina. O director escolheu a cantora Dulce Pontes para abrir o programa, agendando um concerto para o dia 4 de Abril.

Durante o mês de Abril, o Centro Cultural recebe ainda os espectáculos «Boa Noite, Mãe», com Sofia Alves e Manuela Maria (teatro, 12); «Na ponta da língua», com Pedro Tochas (humor, 18) e um Encontro de Bandas Filarmónicas (25).

O mês de Maio recebe um Festival Municipal de Teatro Amador; «Dia das Mentiras» (Teatro da Trindade, 3); uma Oficina Criativa de Teatro (de 5 a 24); uma Semana de Teatro Infantil (7, 8 e 9); Fado de Deolinda (17); um Festival de Folclore (25) e o filme «Maria do Mar», de Leitão de Barros (31).

http://www.oaveiro.pt/
ed. 838, 27 de Março de 2008
Texto de Pedro José Barros

Ana Macedo e José Fanha


Os escritores Ana Macedo e José Fanha vão estar na nossa escola dia 21 e 23 de Maio não percas... na tua biblioteca...

Danças de Salão

Na quarta-feira dia 14 de Maio a nossa escola acolheu um espectáculo singelo... Danças de salão ao rítmo do tango e muito mais...
tudo aconteceu na sala de alunos... foi bonito!
Parabéns a todos os protagonistas desta festa. Queremos agradecer, de modo especial à Professora Teresa Silveirinha, pelo seu trabalho!


sexta-feira, 16 de maio de 2008

17 de maio – Dia Mundial das Telecomunicações


Em 17 de maio de 1865, representantes de 20 países europeus se encontraram em Paris e assinaram a Primeira Convenção Internacional do Telégrafo para controlar a primeira rede internacional de telégrafos. Como conseqüência, foi estabelecida a mais antiga organização intergovernamental do mundo – a União Internacional do Telégrafo.

Desde 1969, o Dia Mundial das Telecomunicações é celebrado anualmente em 17 de maio para comemorar este importante evento histórico. De seu nascimento humilde, quase 11 anos antes da invenção do telefone, a União Internacional do Telégrafo gradualmente se tornou a atual União Internacional de Telecomunicação (ITU), uma agência especializada das Nações Unidas com membros que incluem quase todos os países do mundo e mais de 500 membros privados, dos setores de tecnologia da telecomunicação, transmissão e informação.

Seus incansáveis trabalhos e realizações hoje afetam positivamente a vida de todos os que fazem chamadas de telefone, escutam o rádio, assistem televisão, surfam na Web ou exploram de outra maneira os frutos da recente revolução das telecomunicações. É difícil imaginar como seria o mundo das telecomunicações hoje em dia sem os esforços da ITU para harmonizar em termos globais as políticas nacionais, construindo pontes sobre as diferenças tecnológicas e promovendo a interconectividade e interoperabilidade dos sistemas. O Dia Mundial das Telecomunicações pode, assim, ser corretamente considerado como uma celebração das realizações da ITU.

Entretanto, o Dia Mundial das Telecomunicações é também um dia para se refletir sobre o crescente espaço criado entre aqueles que detém as tecnologias e seus frutos e aqueles no mundo que não foram nem mesmo remotamente tocados por esta revolução. Apesar do rápido desenvolvimento tecnológico, que em cada momento permite enormes e inimagináveis movimentos da informação de um lado ao outro do globo, mais de 70% das pessoas no mundo nunca ouviram o som de um telefone, sem nem mencionar o uso da internet.

Esta divisão digital pode ser ilustrada, por exemplo, pelo fato que há mais linhas de telefone em Manhattan, que é só uma parte da cidade de Nova Iorque, ou em Tóquio, do que em toda a África. E mesmo se sistemas e computadores para telecomunicações estivessem disponíveis em todos os lugares, a maioria dos pobres do mundo seriam ainda excluídos da revolução da informação, por causa do analfabetismo e de uma falta de habilidades básicas para usar o computador.

Além disso, quatro quintos da Web estão em inglês, uma língua compreendida por somente uma em cada dez pessoas no planeta. A divisão digital separa ricos e pobres, tanto nacional como internacionalmente, mas também homens e mulheres, novos e velhos. Claramente, o desafio à frente para ajudar a todos os povos do mundo a se comunicar é enorme.

Já em 1989, a Conferência Plenipotenciária da ITU, realizada em Nice, reconheceu que a importância de dar auxílio técnico aos países é tão fundamental como suas atividades tradicionais de gerência e de normalização, e isto foi refletido mais tarde em sua nova estrutura.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

BTT





O btt é um desporto um bocado arriscado mas é fixe mas também é preciso usar a protecção certa eu esperimentei e gostei mas foi sem protecção e cai uma vez parti-me todo por isso usa protecção por pode ser arriscado.
Esperimenta e vais ver que gostas.



Feito por: Alexandre Santos

Energia Solar





Energia limpa

O Homem o único animal do planeta que causa uma grave poluição e danos ao meio ambiente.
Isso acontece, em parte, porque a vida na sociedade de hoje utiliza em grandes quantidades fontes de energia poluentes, como os combustíveis fósseis (petróleo, gasolina e diesel) ou que causam transformações ambientais que prejudicam a natureza, como as usinas hidroeléctricas.

Nas usinas, a força das águas represadas dos rios é utilizada para a produção de energia eléctrica, que move praticamente tudo o que você vê à sua volta. Essas usinas s‹o a principal maneira de se obter energia.

O único problema é que para construir represas e usinas é preciso alagar uma área enorme e muitas vezes mexer no caminho que o rio faz. Essa alteração do meio ambiente atrapalha a vida dos bichos e das plantas da região, além de mudar radicalmente a paisagem, muitas vezes destruindo belezas naturais. Também saem prejudicadas as pessoas que moram por perto e têm que se mudar por causa da inundação.

Um das maneiras de dar uma mãozinha para a natureza é usar formas alternativas de energia, as chamadas energias limpas.

A energia solar e a energia eólica (do vento) podem ser transformadas em energia eléctrica! Além de serem fontes praticamente inesgotáveis, elas não deixam resíduos no meio ambiente. As energias limpas estão sendo cada vez mais utilizadas para construir um futuro diferente para o nosso planeta.
Para saber mais podes consultar
Bárbara Almeida 6ºC

O NOSSO CONSUMO DEIXA UM FORTE RASTO

O ser humano mudou a face da Terra como nenhuma outra espécie n história do planeta. Estas transformações dão-se a uma cadência cada vez mais rápida.

O homem molda o seu habitat. Não sonos a única espécie que o faz, pois as formigas, castores ou elefantes também modificam o meio em que vivem. Porém, nenhuma outra espécie levou essa propensão tão longe como nós. E nem sequer estamos a abrandar. Nos últimos anos, a acção dos seres humanos provocou mais alterações na terra e nos seus ecossistemas do que em qualquer outro período comparável da história.
Os efeitos mais óbvios encontram-se em terra onde mais de 80% do solo apresenta marcas de acção humana. Aí, as alterações antropogénicas remontam aos primórdios da agricultura, há mais de dez mil anos, e as nossas necessidades alimentares continuam a ser determinantes para o impacte que causamos na superfície terrestre.
Recolhido e adaptado de National Geofrafphic
Sara e Abílio

POLUIÇÃO AQUÁTICA




A poluição da água é qualquer alteração das suas propriedades físicas, químicas ou biológicas, que possa prejudicar a saúde, a segurança e o bem-estar das populações, causar dano à flora e à fauna, ou comprometer o seu uso para fins sociais e económicos.


PRINCIPAIS FONTES DE POLUIÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

As principais fontes de poluição dos rios, lagos, ribeiros e toalhas de água – águas superficiais e subterrâneas, são as águas residuais resultantes da indústria, da agricultura e das actividades domésticas. As águas residuais estão carregadas de sais minerais, substâncias não bio-degradáveis, fertilizantes, pesticidas, detergentes e micróbios. Tornam a água imprópria para abastecimento público e põe em causa a vida dos seres vivos que habitam os rios, ribeiros e lagos.



Também os oceanos e mares são afectados pela poluição – os acidentes com petroleiros que derramam petróleo para o mar e provocam as “marés negras”, a queima de resíduos no alto mar, a lavagem de porões dos cargueiros e petroleiros, os derramamentos tóxicos das indústrias feitos directamente para as praias ou costas, o despejo de lixo radioactivo das centrais nucleares, o funcionamento dos barcos a motor…




Aspectos negativos

Para além destes aspectos, devemos ter em conta que uma parte importante da poluição do mar é consequência da actividade humana na terra. Vejamos alguns exemplos:
· Os resíduos sólidos, plásticos, vidros, trapos e outros materiais, deixados nas praias.
· Os pesticidas e adubos utilizados na agricultura, que através da acção da chuva e da erosão do solo, contaminam as águas subterrâneas e os rios.
· Os produtos e as águas residuais não tratadas que são lançados directamente para os rios, e através destes chegam ao mar.



DEFENDER E CONSERVAR A QUALIDADE DA ÁGUA

Sendo a água um bem precioso e indispensável à vida, todos os cidadãos têm o dever de a defender, preservar e utilizar com cuidado.

Para poupar água podemos adoptar no nosso dia-a-dia um conjunto de acções, tais como:
· Ao lavar os dentes não deixes a torneira aberta com a água sempre a correr. Abre-a só para lavar a escova ou enxaguar a boca.
· Prefere os duches aos banhos de imersão. Desliga o chuveiro enquanto te ensaboas ou lavas o cabelo.
· Acumula as peças de roupa suja e lava tudo de uma só vez. Liga a máquina apenas quando estiver cheia e utiliza a menor quantidade possível de detergente. Se lavares a roupa no tanque, deixa a torneira fechada enquanto a ensaboas ou esfregas.
· Antes de lavar louça, raspa os restos de comida e deixa de molho as peças muito sujas. Usa a máquina quando estiver bem cheia e com o mínimo de detergente. Se lavares a louça à mão... já sabes! Deixa a torneira fechada enquanto a ensaboas ou esfregas. Abre-a apenas na altura de a enxaguar.
· Utiliza o autoclismo apenas quando for necessário. Deixa a válvula da descarga regulada para não gastar muita água.
· Ao lavar o pátio ou o carro, em vez da mangueira, usa uma vassoura e um balde com água (que podes encher mais do que uma vez).
· Ao regar as plantas do jardim usa um regador e não a mangueira.

Preserva e poupa a água. Lembra-te que os recursos de águas doces não são inesgotáveis.


Trabalho adaptado por:

- Silvana, 6ºC
- Catarina, 6ºC

O Melhor e o Pior

O Melhor e o Pior
O rei chamou um dos seus criados e disse-lhe:
- Vai por todo o meu reino e traz a coisa melhor que encontrares.
- Majestade, a língua foi a melhor coisa que encontrei. Com ela os crentes louvam a Deus, os namorados falam de amor, os educadores ensinam, os políticos fazem a paz, os que ofenderam pedem perdão.
Ao ouvir isto, o rei deu-lhe uma outra ordem. Disse-lhe:
- Percorre o meu reino e traz-me a pior coisa que encontrares.
Ele regressou pouco tempo depois e trouxe novamente uma língua. O rei ficou surpreendido mas ele explicou:
- Majestade, a língua é a pior coisa, pois destrói o amor, espalha mentiras, insulta, dá origem a ódios, incita o creme e à guerra.
O rei, ao ver que tinha um criado tão sábio, felicitou-o e concedeu-lhe uma condecoração.

Moral da história:
A língua é, de facto, a melhor e a pior coisa. Não é preciso exemplificar o que constamos no quotidiano.

Recolhido do jornal: Cavaleiro da Imaculada


Trabalho realizado por: Inês Pereira

Madre Teresa

Madre Teresa foi uma das personagens mais importantes de todo o mundo, pois sem ela muitas pessoas estariam a passar fome.
Madre Teresa a sua vida como professora de ciências, depois consagrou-se freira, o seu sonho que concretiza fugindo de casa.
Sendo freira de clausura, não podia sair do convento, descobre que Deus a chama para ir ajudar a pessoas mais pobres fora do convento, assim forma uma nova congregação dedicada aos mais pobres dos pobres.
Durante os anos que esteve a ajudar os pobres teve muitas dificuldades mas sempre conseguiu superar todos os obstáculos com a força da oração, da dedicação e da interajuda.
Todo o seu trabalho deu frutos e Teresa recebeu o prémio Nobel da Paz.


Trabalho de :
Bernardo Almeida e Sofia Vilela

Danças de salão - EB23ILHAVO



No dia 14 de Maio de 2008 a nossa escola foi palco de mais uma apresentação de danças de salão feita pelos os alunos do clube Danças de Salão.


Toda a escola foram convidados a assistir, alunos, professores e funcionários puderam estar ver no espaço polivalente dos alunos esta actuação brilhante. O mais difícil foi parar, porque o público não parava de pedir “só mais uma!”.
O nosso jornal dá os parabéns aos alunos e à professora Teresa Silveirinha.
Realizado por: João dias e Alexandre

Uma gotinha de água…



A água é um líquido abundante na natureza. Não apresenta sempre o mesmo aspecto.
Conhecem a "História de uma gotinha de água"

Era uma vez uma pequena gotinha de água.
Ela era muito pequenina e transparente.
Juntamente com outras pequenas gotas que formavam um pequeno lago.

Um dia, o Sol muito mas muito brilhante, aqueceu a água do pequeno lago.
As gotinhas de água separaram-se, subiram e formaram o vapor de água.
Já não se viam as gotinhas.

Já no céu, a gotinha juntou-se com todas as outras e formaram nuvens brancas como a neve.
O vento soprou com toda a sua força, e empurrou as nuvens e a gotinha viajou por muitas terras.

Quando a nuvem estava muito pesada e encontrou um ar muito frio, e todas as gotas caíram em forma de chuva.

Ao passar pela montanha o ar era muito, muito frio e a gotinha juntou-se a outras e formaram água sólida. Caíram na terra em forma de neve.

O calor do Sol derreteu a neve e as gotinhas voltaram a ser água líquida.

Alguma água espalhou-se, na terra e alimentou as hortas e as plantas.
A outra parte da água infiltrou-se no solo. Quando encontrou pedras impermeáveis formou um grande lençol de água.

A gotinha, com outras companheiras, correu debaixo da terra e formou uma nascente.
A gotinha de água foi ter ao rio onde conheceu os peixes. O curso da água levou a gotinha até ao mar.

Agora a gotinha faz parte do mar. Vive numa onda à espera que o Sol a aqueça para de novo poder subir e começar uma nova viagem.

Adaptado de
http://www.eb1-setubal-n1-areias.rcts.pt/ciclo_agua.htm
por Bárbara Almeida 6ºC

sábado, 10 de maio de 2008

Visita de Estudo - 8ano Parque Biológico de Avintes

O oitavo ano da nossa escola pode disfrutar de um dia no Parque Biológico de Avintes.

aqui está um pouco do que vimos e que queremos partilhar convosco...

Onde está o amor!! - um desafio EMRC


myspace layouts

Drogas

Aviso importante da Reitoria da Universidade do Porto sobre droga medicamento.

Para quem costuma frequentar discotecas ou lugares semelhantes tenham muito cuidado e estejam alerta quando alguém lhes oferecer uma bebida.

Pais, alertem os vossos filhos! Há uma nova droga que está na moda e que se chama «Progesterex», que é uma pastilha para esterilizar. Progesterex é utilizada por veterinários para esterilizar animais grandes.


Esta droga usa-se em conjunto com Rohypnol, uma droga que ao ser dissolvida em qualquer bebida, produz amnésia (a vítima não se recorda de nada do que se passou!!!). Progesterex, que também se dissolve facilmente, serve para evitar a gravidez.
Esta droga está a ser utilizada por violadores para abusar das suas vítimas. Desta forma, o violador não tem que se preocupar com testes de paternidade para ser identificado meses depois. Atenção! Os efeitos do Progesterex não são temporários. Qualquer mulher que tome isso, JAMAIS, entenda-se bem,
JAMAIS PODERÁ TER FILHOS!!! Estas pessoas sem escrúpulos conseguem obter este produto muito facilmente em qualquer Faculdade de Veterinária. Também é utilizada para roubos, a homens ou mulheres, ou mesmo para tirar um órgão humano para tráfico de órgãos! O Progesterex está a ser divulgado em muitos lugares
havendo mesmo sites que ensinam a usá-lo.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Psicologia



O que é Psicologia?


Em linhas gerais a Psicologia é uma ciência que visa compreender as emoções, a forma de pensar e o comportamento do ser humano. “A Psicologia tem um longo passado mas uma curta história”.

Curiosidade

Freud o fundador da psique analise!


Sigmund Freud… foi um médico neurologista judeu-austríaco, fundador da Psicanálise. Interessou-se inicialmente pela histeria e, tendo como método a hipnose, estudou pessoas que apresentavam esse quadro. Mais tarde, com interesses pelo inconsciente e pulsões, entre outros, foi influenciado por Charcot e Leibniz, abandonando a hipnose em favor da associação livre. Estes elementos tornaram-se bases da Psicanálise. Freud, além de ter sido um grande cientista e escritor (Prémio Goethe, 1930), possui o título, assim como Darwin e Copérnico, de ter realizado uma revolução no âmbito humano: a idéia de que somos movidos pelo inconsciente.
Freud, suas teorias e seu tratamento com seus pacientes foram controversos na
Viena do século XIX, continuam a ser muito debatidos hoje. Suas ideias são freqüentemente discutidas e analisadas como obras de literatura e cultura geral em adição ao contínuo debate ao redor delas no uso como tratamento científico e médico.
Biografia de Sigmund Freud
Nascido Schlomo Freud (em
1877 abreviou seu nome), aos quatro anos de idade sua família transferiu-se para Viena por problemas financeiros. Morou em Viena até 1938, quando, com a vinda do nazismo, foge para a Inglaterra. Era um excelente aluno, porém, por ser judeu, só poderia escolher entre os cursos de Direito ou Medicina, optando por este último.
Sigmund Freud é filho de Jacob Freud e de sua terceira mulher Amalie Nathanson (
1835-1930). Jacob, um judeu proveniente da Galiza e comerciante de , muda-se a Vienaem 1860.
Os primeiros anos de Freud são pouco conhecidos, já que ele destruíra seus escritos pessoais em duas ocasiões, a primeira em
1885 e novamente em 1907. Além disso, seus escritos posteriores foram protegidos cuidadosamente nos Arquivos de Sigmund Freud, aos quais só tinham acesso Ernest Jones (seu biógrafo oficial) e uns poucos membros do círculo da psicanálise. O trabalho de Jeffrey Moussaieff Masson pôs alguma luz sobre a natureza do material oculto.
Freud teve seis filhos (Mathilde, 1887; Jean-Martin, 1889; Olivier, 1891; Ernst, 1892; Sophie, 1893; Anna, 1895). Um deles, Martin Freud, escreveu uma memória intitulada Freud: Homem e Pai, na qual descreve o pai como um homem reservado, porém, amável, que trabalhava extremamente longas horas, mas que adorava ficar com suas crianças durante as férias de verão.
Anna Freud, filha de Freud, foi também uma psicanalista destacada, particularmente no campo do tratamento de crianças e do desenvolvimento psicológico. Sigmund Freud foi avô do pintor Lucian Freud e do autor e escritor Clement Freud, e bisavô da jornalista Emma Freud, da desenhista de moda Bell Freud e do relacionador público Matthew Freud.
Por sua vida inteira Freud teve problemas financeiros.
Josef Breuer foi um aliado de Freud em suas ideias e também um aliado financeiro.
Nos tempos do
nazismo, Freud perdeu quatro irmãs (Rosa, Dolfi, Paula, e Marie Freud). Embora Marie Bonaparte tenha tentado retirá-las do país, elas foram impedidas de sair de Viena pelas autoridades nazistas (fonte) e morreram nos campos de concentração de Auschwitz e de Theresienstadt.
Alguns dos mais importantes psicólogos!

Pierre Janet


Pierre Janet
Pierre-Marie-Félix Janet, conhecido simplesmente como Pierre Janet, (
Paris, 30 de Maio de 1859Paris, 24 de Fevereiro de 1947) foi um psicólogo e neurologista francês que fez importantes contribuições para o estudo moderno das desordens mentais e emocionais envolvendo ansiedade, fobias e outros comportamentos anormais.


Sigmung Freud
Foi um
médico neurologista judeu-austríaco. (mais informação ver em curiosidade)


Ciência Viva

O que é o ciclo da água?

A água surgiu no decurso de reacções químicas que tiveram lugar no nosso planeta durante as primeiras fases da sua formação.

A camada gasosa que rodeia a Terra apareceu como resultado, entre outros factores, das reacções químicas provocadas pelo aparecimento na sua superfície de um novo composto, isto é a água.

Foi na água que, há cerca de 3800 milhões de anos, surgiu a vida na Terra. Os primeiros seres vivos de que são conhecidos fósseis, eram bactérias e algas azuis (seres unicelulares) que viveram nos Oceanos Primitivo. Ao longo de milhões de anos, os seres vivos evoluíram e espalharam-se pelos oceanos e continentes.

Todos temos o dever de contribuir para a conservação da água, porque:
Não há vida sem água; a água é um bem precioso indispensável a todas as actividades humanas;

Alguns conselhos para gastares pouca água:

NA COZINHA

- Não lave a loiça peça a peça. Junte-a e lave-a uma ou duas vezes por dia;

- Antes de lavar os pratos, tachos, panelas ou frigideiras, limpe-os. Se necessário, deixe de “molho” os tachos e panelas;

- Use a mínima quantidade de detergente necessário para uma lavagem eficaz. Poupará água e detergente;

- Se tiver máquina de lavar, não a ponha a trabalhar sem a carga completa. Lembre-se que quando a liga ela consome 30 a 60 litros de água.

NA LAVAGEM DA ROUPA

- Uma máquina de lavar roupa consome 60 a 90 litros de água por lavagem. Use-a apenas com a carga máxima;

- Para pouca roupa ou peças isoladas não use a máquina. Lave à mão.

Vais ver que no fim do mês vir a conta da água vai ser muito barata.

BANHOS
- Tome duche em vez de banho de imersão e não te esqueças: sê rápido e enquanto te ensaboas não deixes a água do chuveiro a correr;
- Num duche de 5 minutos, gasta-se 25 litros de água.
Se fizeres o que eu te digo vais ajudar o ambiente.


Bárbara Almeida

Dia Mundial da Asma

No dia em que se assinala o Dia Mundial da Asma, dia 6 de Maio, os especialistas alertam para a necessidade de controlo da doença, pois o número de internamentos e morte por asma continuam elevados em Portugal. De acordo com Bugalho de Almeida, pneumologia no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, «entre 2000 e 2007, morreram 189 doentes com asma nos hospitais portugueses, o que é grave, tendo em conta que actualmente 90% a 95% dos doentes com asma podem ter a doença controlada».
O especialista revela que, num inquérito efectuado recentemente em Portugal a 5551 asmáticos, apenas 7,9% dos doentes apresentaram controlo na asma e 30,9% tinham a asma parcialmente controlada, o que perfaz um total de mais de 60% de doentes com asma não controlada, ou seja mais de metade. Estes dados do mundo real sugerem que é necessário tomar novas acções para atingir metas ideais de tratamento e melhorar os resultados dos doentes.
Para serem capazes de prevenir futuros ataques de asma e melhorar significativamente a sua qualidade de vida, os doentes têm de aceitar que a solução é tratar a asma proactivamente, numa base diária, com medicação controladora anti-inflamatória, em vez de apenas reagir a um ataque com medicação de alívio, alertam os especialistas.
«Um mau conhecimento por parte dos doentes sobre o que realmente acontece no interior dos pulmões para causar sintomas é um dos motivos para o não cumprimento da terapêutica necessária. Os doentes que compreendem as verdadeiras causas da sua asma reportam significativamente um melhor cumprimento do tratamento que os doentes sem este conhecimento, demonstrando desta forma que existe ainda na nossa sociedade uma clara necessidade de melhorar a educação do doente sobre a asma», declara Bugalho de Almeida.
O pneumologista acrescenta que «o facto de ser ainda encarada como uma doença limitadora no que diz respeito à qualidade de vida do doente só mostra que os próprios doentes têm de ser educados sobre a doença. A partir do momento em que os doentes cumprem uma terapêutica adequada, os mesmos poderão apresentar uma redução de sintomas e ataques, um melhor controlo da asma e, por sua vez, podem reduzir o impacto sobre as suas vidas hoje e amanhã».
No caso de Portugal, mais de 24 mil asmáticos ainda necessitam de internamento hospitalar. Sobre isto, Bugalho de Almeida diz que «este número se reflecte em mais de 137 mil dias de internamento hospitalar». Segundo um estudo europeu cujos dados foram recentemente publicados no European Lung White Book e, na opinião do especialista, estes 137 mil dias de internamento representam 2,86% do custo total da asma o que, contas feitas, «se reflecte num custo anual que ascende a mais de 134 milhões de euros».
Com o objectivo de chamar a atenção para o problema da asma e, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Asma, realizou-se na passada Terça-feira um rastreio de asma e alergias organizado pela Clínica Universitária de Pneumologia do Hospital de Santa Maria/FML, que decorre entre as 9h00 e as 17h00, numa tenda junto à entrada principal do hospital lisboeta.

No local, um conjunto de profissionais irá realizar testes rápidos de despiste de alergias, testes de avaliação da função respiratória, bem como um inquérito sobre sintomas de asma e rinite alérgica. Para além de participarem no rastreio, os interessados poderão esclarecer as suas dúvidas sobre a asma e as alergias e solicitar informações sobre as medidas a tomar para um melhor controlo da doença.
Na cidade do Porto, segundo a agência Lusa, a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica e a Associação Portuguesa de Asmáticos estão a preparar uma acção de sensibilização dirigida a crianças com e sem asma no Centro Hospitalar do Porto. Em simultâneo, no Porto, decorrerá uma acção de rastreio para a população, na qual serão realizados inquéritos de sintomas para rinite alérgica e asma e o uso de medicação.


A asma pode ser a progenitora de muitas doenças relacionadas com alergias…
Muitos asmáticos têm também bronquite, ao que se dá o nome de BRONQUITE ASMÁTICA.
As mulheres que têm asma na gravidez, optam quase sempre por fazer um parto de cesariana, pois costumam ter bastante falta de ar…
Os fumadores são muitos, os rios sujos são bastantes, são diversos os jardins com lixo pelo chão, a quantidade de florestas que estão a ficar sem árvores é inúmera, os incêndios são muitíssimos e nosso planeta está a aquecer cada vez mais... Enfim a poluição é bastante…
Todos sofremos nestas circunstâncias, mas as pessoas asmáticas sofrem ainda mais…
Queres contribuir para esta causa?
Se sim trabalha em equipa para mudar estes aspectos negativos e prejudiciais para a nossa saúde.


Mara Godinho Carlos Reis

Madre Teresa De Calcutá - a Bem Feitora

Já viste o filme " Madre Teresa De Calcutá"? Se não, aqui tens um resumo do filme......
Este filme relata todos os sacrifícios a que Madre Teresa se sujeitou após ter saído do Loreto, um colégio-convento frequentado apenas por raparigas cristãs.
Nesse convento as raparigas, faziam a escolaridade obrigatória para poderem arranjar um bom emprego, e eram preparadas para seguirem a sua vida e assumirem cargos importantes na sociedade, tudo isto era comandado por simpáticas e bondosas freiras, nas quais a freira Teresa, professora de Geografia.
Teresa ao ver o sofrimento que o seu povo passava, decidiu, então viver com eles, partilhar com eles a sua dor, o seu sofrimento, mas é claro que a tentaram impedir pois não queriam perdê-la.
Sempre com a sua fé falando mais alto, lutou contra todos e contra tudo, e para sua felicidade, conseguiu com que o seu desejo se concretiza-se.
Deram-lhe o prazo de 1 ano para ver se era realmente aquilo que ela queria para si.
Teresa começou por utilizar espaços vazios para a construção de (pequenos) hospitais para socorrer as pessoas que não tinham possibilidade de serem, atendidas em hospitais.
Sujeitou-se a apanhar doenças contagiosas e mortíferas mas a sua fé em Deus ajudou-a.
Ao longo de muitos anos, ultrapassando obstáculos, acabou por descobrir que estava destinada a ajudar o seu povo e, assim foi...
Devido á sua fé e coragem ela foi chamada para receber o prémio Nobel da Paz assim sendo representada por: MADRE TERESA DE CALCUTÁ.

Se gostaste deste resumo aposto que vais gostar ainda mais do filme....!

Sara e Abílio

Nelson Mandela - Um Defensor Da Paz

A luta é minha vida. No último dia 18 de Julho, comemoramos os 89 anos de vida e de luta de um dos maiores líderes negros já conhecidos. Nossos olhos se voltam para lembrar e conhecer um pouco mais sobre Nelson Rolihlahla Mandela. Nascido em Qunu, 18 de Julho de 1918, Nelson Mandela é advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento antiapartheid, Nelson Mandela é sim um guerreiro em luta pela liberdade, bem ao contrário do que considerava o governo sul-africano, o qual temia suas actuações por o classificar como um terrorista.
Como jovem estudante de Direito, Mandela se envolveu na oposição ao regime do apartheid, o qual negava aos negros (maioria da população) direitos políticos, sociais e económicos. Uniu-se ao Congresso Nacional Africano (conhecido no Brasil pela sigla portuguesa, CNA, e em Portugal pela sigla inglesa, ANC) em 1942, e dois anos depois fundou com Walter Sisulu e Oliver Tambo (entre outros) uma organização mais dinâmica, a Liga Jovem do ANC/CNA.
Trajectória política: luta pela liberdade
Depois da eleição de 1948 dar a vitória aos africânderes Partido Nacional apoiantes da política de segregação racial, Mandela tornou-se activo no CNA, tomando parte do Congresso do Povo (1955) que divulgou a Carta da Liberdade - documento contendo um programa fundamental para a causa antiapartheid.

Sara e Abílio



Artes Marciais


A origem do termo artes marciais é ocidental e latina, uma referência às artes de guerra e luta. Sua origem é vinculada ao deus da guerra greco-romano Marte. Assim, as artes marciais segundo esta mitologia são as artes ensinadas pelo Deus Marte aos homens.
As artes
militares ou marciais são todas as práticas utilizadas pelos exércitos no desenvolvimento de treinamento e habilidades para o uso em guerras não importando a origem ou povo que a criou.
Hoje, o termo artes marciais é usado para todos os sistemas de combate de origem
oriental e ocidental, com ou sem o uso de armas tradicionais. No oriente, existem outros termos mais adequados para a definição destas artes, como Wu Shu na China e Bu-Shi-Do no Japão que também significam artes de guerra, ou "Caminho do Guerreiro".
Muitas destas artes de guerra do oriente e ocidente deram origem a artes atuais que hoje são praticadas em todo o mundo como Karatê,
Kung Fu, Tae-Kwon-Do, Esgrima, Arqueirismo, Hipismo etc, e se diferem dos esportes de combate como o Boxe, Judo, Luta Olimpica, pois no esporte prevalecem as regras definidas para cada competição, já as modalidades que têm uma origem mais marcial têm como objetivo a defesa pessoal em uma situação de risco sem regras, e com o enfoque principal na formação do caratér do ser humano. No Japão, estas artes são chamadas de Bu-Dô ou "Um caminho educacional através das lutas".

Sara e Abílio

EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO


Introdução: A sociedade contemporânea vive um momento de crise, comprometendo toda a vida na Terra. Os padrões de consumo devem ser revistos, pois podem acabar com a continuidade da vida no planeta. A educação para o consumo é o elemento-chave para alertar a população em relação à sua responsabilidade social na busca do desenvolvimento sustentável deste mundo.

Para perceberes melhor

Os recursos naturais têm sido utilizados como se fossem infinitos, e não há qualquer preocupação com os impactos das actividades realizadas. Apenas mais recentemente é que se começou a perceber que o planeta não vai sobreviver se continuar por este caminho. Assim, surge a preocupação com modelos sustentáveis de desenvolvimento, onde haja a conciliação entre o desenvolvimento económico e a preservação do meio ambiente.

· Há a necessidade de mudanças no modo de pensar, que levem em consideração as actuais características da sociedade contemporânea e privilegiem uma visão total do mundo, com uma postura ética, responsável e solidária.

Fala-se muito em crise ambiental. Entretanto, não é o meio ambiente natural que se encontra em crise. Vive-se uma crise de valores, que desencadeiam os problemas presentes em diferentes sectores de nossa sociedade – e geram a ameaça ao meio ambiente.

O ser humano pensa que pode dominar a natureza, e dela se utilizar como se a sua existência fosse exclusivamente para satisfazer as necessidades humanas. O resultado de tudo isto leva a uma crise sócio – ambiental presente nos dias de hoje. A natureza não pode mais ser vista somente sob o aspecto económico, como um objecto à disposição do ser humano, mas como um todo integrado e interdependente, indispensável para a continuidade da vida na Terra.




Conclusão: O futuro da espécie humana e de todas as espécies dependem do equilíbrio do meio ambiente. Sem uma relação harmónica e equilibrada entre o ser humano e a natureza, não há como assegurar a qualidade de vida no presente, e a existência das futuras gerações.

As pessoas devem agir com cuidado e preocupação, já que são responsáveis pelos outros seres humanos e por toda a natureza.

É preciso abandonar o actual modelo de desenvolvimento, que busca apenas o crescimento económico, e procurar um modelo de desenvolvimento que respeite a natureza e utilize de modo racional os recursos naturais.

Pensa nisto!




- Silvana 6ºC - Catarina 6ºC

Beleza Express

Todas temos os nossos pontos fortes e... fracos.
Estes últimos são “ defeitos” remediáveis,
a que damos importância demais pensando
que todos os vêem...


Por exemplo:

Tens mau hálito porque comeste alho, cabelos oleosos,

Braços tipo floresta e borbulhas explosivas...?


Seja qual for o teu “caso”, não desesperes!
Tem calma. Descobrirás que tudo tem solução! Todas nós temos algo de que não gostamos.
Com alguma habilidade e os conselhos do Jornal “Á Tona da Água”..,
conseguirás resolver os teus “problemas”. Começa por fazer um grande
sorriso em frente do espelho.

Qual é o teu “segredinho”?


Soluções:

-Mau hálito – A norma é… limpeza! Lava os dentes três vezes ao dia
e usa elixir e fio dental.

-Cabelos oleosos – Há muitos champôs para cabelos oleosos que resultam
muito bem.

Braços tipo floresta – Podes usar um creme descolorante que há a venda nos supermercados ou vais a uma cabeleireira.

Borbulhas explosivas – Acordaste e viste uma borbulha e dizes o que faço?
Bem, se tiveres um creme para borbulhas podes pôr ou se não tiveres podes ir à farmácia pedir um creme próprio.

Bárbara Almeida 6ºC

Dia da Mae



DIA DA MAE...






Carinho
O máximo da ternura
O máximo da amizade
O embalo dos meus sonhos
Tornando-os realidade!
Amiga em todas as horas
Suporte do meu ser!
Transformas as tristezas
Em doce amanhecer
Amiga muito Querida



MÃE
Eu sei, mamã, que por um capricho do destino,
ou simples desejo
Divino não foi em seu ventre que me formei.
Quis a vida que eu fosse escolhido não pelo acaso,
mas pelos próprios caminhos apontados por Deus.

Você é…
Você é a mais doce e pura criatura!
A dedicada esposa, mulher e protectora!
Você... Que me permitiu viver e sonhar
Que me amparou e me ensinou a caminhar!



Amiga

Se errei, diga-me o caminho certo a seguir.
Se te preocupei com alguma coisa,
peça a Deus que ilumine minhas ideias e meus passos.
Se te magoei, perdoa-me, sei que somos ingratos ao
seu nobre e grandioso amor materno,
de amiga companheira,
tentando nos ajudar de coração aberto.

Ser Mãe É...

Ver o que é melhor para o seu filho;
estar ao lado do seu filhote ou
filhota em todos os momentos de sua vida;
ver o que acontece na vida de seu
filho e tentar ajuda-lo;
esperar o seu filho chegar tarde da noite,
com seu jantar ainda quente;
Se preocupar se o filho levou um agasalho numa noite fria,
para não pegar nenhum resfriado.
Ser mãe é uma bênção que Deus proporcionou às mulheres
Feliz Dia das Mães

Coisas de Mãe

Mãe... palavra sublime Mulher em forma de flor cuja bondade se exprime
Em doses de puro amor.
Mãe... é ternura e emoção
Seja no céu ou na terra
É a mais suave expressão
Do amor que nunca encerra
Mãe... seja jovem ou idosa na
alegria ou na dor
Tu és a mais bela rosa
Do reino de Nosso Senhor.


Ana Rita e João Vitor