terça-feira, 24 de junho de 2008

Começar a pensar a sério no futuro.

Escolher uma carreira, quais as profissões do futuro?
Estamos a chegar ao fim de mais um ano lectivo, e para muitos está na hora de começar a pensar a sério no futuro. Estás a acabar mais uma etapa da tua vida, e mais uma vez uma série de opções e escolhas têm de ser feitas. Não devem ser escolhas mal pensadas, nem feitas em cima da hora. São opções que deves tomar com a ajuda dos teus familiares. Não quero com isto dizer que sejam eles a dizer-te o que deves ou não seguir, mas aconselhares-te com eles será uma boa ideia. É de uma grande responsabilidade a escolha que vais fazer e deve envolver alguma maturidade.

Profissões com futuro
Como sabes, em matéria de emprego as coisas não estão fáceis. Temos áreas que estão saturadas de profissionais habilitados e outras em que há falta de profissionais. Os casos da área da saúde e dos trabalhos de apoio à comunidade são duas áreas com escassez de profissionais. Mas há muitas mais profissões com abertura para mais profissionais, e essas devem ser as tuas primeiras opções, não esquecendo a tua vocação e gosto, claro.
São várias as áreas ainda pouco exploradas e pouco saturadas, até à data. A começar na área do ambiente e da agropecuária, até à área dos transportes há muito por onde escolher. É claro que as evoluções da tecnologia também providenciam novos empregos, ligados a áreas específicas, e que ainda não têm técnicos especializados suficientes para a procura. Assim como os problemas ambientais e de preservação das espécies obrigam a que haja também a procura de mais profissionais especializados.

Áreas e Profissões com maior futuro

Ambiente e Agropecuária – Arquitecto Paisagista, Engenheiro Agrónomo, Engenheiro Florestal, Enólogo, Guia Ecoturismo, Veterinário, Oceanógrafo, Biólogo, Engenheiro do Ambiente, Engenheiro Técnico-agrário, Geofísico, Jardineiro, Meteorologista e Tratador de Animais Selvagens. Tudo profissões com preocupações de carácter ambientalista e requer algum gosto pelo que se faz.

Artes e EspectáculoActor, Booker, Coreógrafo, Encenador, Guionista, Manequim, Músico, Produtor e Promotor de espectáculos, Apresentador, Cenógrafo, Label Manger, Maquilhadora, Produtor e Promotor Discográfico. Aqui só vinga quem tiver talento, e algumas cunhas. Não serão empregos muito estáveis, mas repletos de criatividade.

Ciências Sociais e HumanasAgente de Geriatria, Antropólogo, Assistente Social, Diplomata, Sociólogo, Animador Sociocultural, Arqueólogo e Cientista Político. Não podemos dizer que são áreas em que abundem ofertas de emprego, mas as perspectivas futuras são muito boas, tudo devido à degradação da estrutura social para a qual caminhamos.

ComunicaçãoÉ uma área bastante criativa mas muito competitiva. O mercado ainda não consegue absorver todos os profissionais. Em Portugal, a formação nestas áreas ainda deixa muito a desejar, por isso é quase obrigatória formação no estrangeiro. Copywriter, Relações Públicas, Consultor de Imagem, Editor de imagem, efeitos gráficos e especiais, Fotógrafo, Operador de Imagem, Repórter de Imagem e Tradutor.

ConstruçãoUma área que ainda absorve quase todos os profissionais, pois é uma área que anda de mão dada com a modernidade, para além de pessoal licenciado, esta área absorve os profissionais que fazem os trabalhos mais pesados e os artistas dos acabamentos. Engenheiro Civil, Carpinteiro, Ladrilhador, Pedreiro, Serralheiro, Canalizador, Electricista, Engenheiro Topógrafo, Medidor Orçamentista e Pintor de Construção Civil.

Electrónica, Informática e TelecomunicaçõesDescaradamente as profissões do futuro. Já existem no mercado bastantes profissionais, mas há mercado para muitos mais. É preciso que gostes do que fazes e estejas em permanente actualização. A oferta de formação nesta área em Portugal já é muito boa, mas para seres um óptimo profissional, procura formação no estrangeiro. Animador gráfico, Engenheiro Multimédia, Engenheiro de Som, Gestor de redes, Analista/Programador, Técnico Informática documental, Web designer, Engenheiro Informático, Engenheiro Software, Engenheiro Telecomunicações, Gestor de Sistemas de Informação, Técnico de hardware e Técnico de telecomunicações.

Económico EmpresarialAccount , Auditor Financeiro, Contabilista, Database Marketing, Economista, Gestor de clientes, Gestor, Mediador Imobiliário, Planeador de Meios, Secretária, Técnico de Recursos Humanos, Técnico oficial de contas, Administrativo, Bancário, Corrector de bolsa, Delegado Comercial, Engenheiro Orçamentista, Gestor de produto, Mediador de Seguros, Operador de Telemarketing, Publicitário, Técnico de marketing, Técnico de vendas e Técnico superior de estatística. Profissões em que ainda é possível construir uma carreira. É uma área em franca ascensão e com óptimas perspectivas de futuro.

Estética – Num mundo em que há uma cada vez maior preocupação com a imagem e com a beleza, esta é com certeza uma boa aposta. É claro que deves ser muito profissional e competente, teres gosto e alguma vocação pois é uma área que não admite enganos. Esteticista e manicure-pedicure, são duas das profissões que poderás escolher dentro desta área.

Hotelaria e Turismo Agente de Viagens, Barman, Empregado de Mesa, Gestor Hoteleiro, Recepcionista de Hotel, Assistente de Comissário de Bordo, Cozinheiro, Escanção, Guia Intérprete e Técnico de Turismo. Dado que cada vez mais as pessoas dão importância aos tempos livres e à qualidade de vida, a área do turismo é uma boa aposta, em particular no nosso país.

Indústria Bioquímico, Desenhador – Projectista, Engenheiro Alimentar, Engenheiro de Frio, Engenheiro de Materiais, Engenheiro de Produção, Engenheiro Técnico Electrotecnia, Engenheiro Aeroespacial, Engenheiro Físico, Engenheiro Zootécnico, Modelista, Técnico de Electrónica, Biotecnólogo, Engenheiro Agro-Industrial, Engenheiro de Automação e Controlo Industrial, Engenheiro de Manutenção Automóvel, Engenheiro Mecânico, Engenheiro Químico, Engenheiro Têxtil, Engenheiro de Energia, Engenheiro Naval, Fundidor, Técnico de Controlo de Qualidade e Técnico de Gás. Os técnicos qualificados e credenciados têm muita procura. Num mundo que a cada dia que passa se vai tornando mais industrializado, estas são definitivamente profissões com futuro.

Justiça e SegurançaAdvogado, Diplomata de Protocolo, Inspector da Polícia Judiciária, Militar da Força Aérea, Militar do Exército, Piloto de Força Aérea, Solicitador, Bombeiro, Guarda Prisional, Juiz de Direito, Militar da Marinha, Notário, Polícia. A área jurídica tenderá cada vez a ter uma maior importância na nossa sociedade, por isso será uma área em que os empregos terão vagas quase asseguradas. Mais uma vez é importante seres excelente, pois a concorrência é muito forte, e são profissões em que quem vence são os mais fortes.

Saúde e Desporto - Os profissionais desta área serão sempre necessários, nunca serão demais. O futuro delas está à partida garantido. Delegado de Informação Médica, Enfermeiro, Farmacêutico, Jogador de Futebol, Médico Dentista, Médico, Obstetra, Psicólogo do Desporto, Técnico de Análises Clínicas, Cirurgião, Endocrinologia, Ergonomista, Fisioterapeuta, Médico de Saúde Pública, Médico Pediatra, Nutricionista, Optometrista, Psiquiatra e Terapeuta da Fala, etc., etc. São carreiras com o futuro garantido, porém difíceis de atingir, uma vez que as médias de entrada nos cursos de Medicina são muito elevadas. Mas vale a pena todo o esforço para conseguir!




*Foi retirado de um post de um blog

sábado, 21 de junho de 2008

Sarau 2008 - Breve mostra Fotográfica

Sarau Parte 1


Sarau Parte 2


Sarau Parte 3


Sarau Parte 4

quinta-feira, 19 de junho de 2008

segunda-feira, 16 de junho de 2008

O estudo

"Atitude face às aulas

O insucesso escolar é fortemente afectado pela forma como o aluno permanece na aula, isto é, a sua atitude em termos de expectativa e a maneira como reage aos acontecimentos. Devemos ter em atenção os seguintes aspectos essenciais:

Atitude positiva

  • Acreditar que o estudo dos assuntos das diversas disciplinas contribui para o desenvolvimento das nossas capacidades em geral.
  • Ter autoconfiança, pois um desempenho médio está ao alcance de qualquer aluno.

Espírito de trabalho

  • A quebra de atenção devido a sucessivos acontecimentos perturbadores diminui bastante a eficácia do nosso trabalho.
  • Evitar brincadeiras, conversas ou a concentração em assuntos diferentes dos que estão a ser estudados.

Espírito crítico

  • Não basta olhar para ver, não basta ouvir para escutar.
  • A compreensão dos assuntos implica uma permanente atitude crítica sobre aquilo que se ouve ou vê.
  • Esta atitude crítica exerce-se relacionando aquilo que está a ser estudado com aquilo que já conhecemos e com as opiniões que temos sobre o assunto.
  • Usamos este espírito crítico para descobrir aquilo que é (ou parece ser) o essencial dos assuntos estudados, as ideias principais, o "sumo da questão".
  • Uma boa forma de espevitar o espírito crítico é, de vez em quando, estudar um assunto antes de ele ser abordado pelo professor na aula.

Tirar bons apontamentos

  • É fundamental tirar apontamentos a partir das explicações do professor. Provérbio chinês: a tinta mais pálida é melhor que a memória mais fiel.
  • O interesse dos apontamentos reside na possibilidade de revermos e reconstruirmos mais tarde o estudo que foi feito na aula.
  • Porém, tirar bons apontamentos não significa registar sistematicamente tudo o que é dito ou mostrado pelo professor.
  • Pelo contrário, um primeiro passo para o sucesso é registar apenas aquilo que o nosso espírito crítico classifica como essencial para ser revisto mais tarde.
  • Os apontamentos não devem resumir-se a texto. Por vezes um esquema imaginado no momento por nós é mais expressivo que trinta palavras. ..."
Para mais visita : http://www.esec-tondela.rcts.pt/comoestudar/comoestudar.htm e aprende como estudar!

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Table Parade


Aqui deixamos uma pequena mostra da construção das Mesas a participar no Table Parade.

Segunda-feira vamos estar na Televisão - Você na TV...

A partir de Terça-feira estarão em exposição na Junta de Freguesia de S. Salvador. Vem Ver e Descobre este tesouro de mais valia cultural e artística.


Este Projecto envolve algumas das escolas do Agrupamento de Ílhavo, desde a pré ao 9º ano de escolaridade, denominado de TABLE PARADE. Neste projecto, contou com o apoio da Câmara Municipal e outras empresas locais, estamos a criar "objectos artísticos"(mesas) tendo como referência ilustres ou nomes importantes portugueses. Nomes como Rosa Mota, Nadir Afonso, Da Weasel, Fernando Pessoa, Carlos Paião, Manuel Cargaleiro, Fátima Lopes, David Fonseca, Siza Vieira, Joana Vasconcelos entre muitos outros, estão a ser "executados" pelos diferentes graus de ensino. Estão envolvidos cerca de 40 nomes, ou seja, 40 mesas.


Concluído o projecto, vamos realizar a inauguração da Exposição Table Parade no dia 17 de Junho de 2008, pelas 17horas, na Vila Vieira – Junta de Freguesia de S.Salvador, de Ílhavo.
Para além de personalidades locais, estará presente a atleta Rosa Mota e o seu treinador José Pedrosa.

A Exposição estará patente de 17.06.08 a 01.07.08 e pode ser visitada no seguinte horário: Semana: 9h.30m – 12h; 14h.30m - 19h;
Fim de semana: 15h – 19h


Outras informações:

Este projecto surge na perspectiva de criar uma actividade educativa e pedagógica, que envolva todas as Escolas do Agrupamento de Ílhavo e Comunidade. O “Table Parade” é um projecto que, à semelhança do conhecido “Cow Parade” , vai levar os alunos do Agrupamento a usarem a criatividade para decorarem e intervirem tridimensionalmente numa mesa, tendo como linhas orientadoras da sua intervenção artística a cultura portuguesa. Esta será explorada através de um ilustre português presente ou passado e poderá abarcar áreas como arte, música, literatura, desporto ou outras de referência no panorama nacional.
Paralelamente, os alunos serão convidados a usarem nas suas intervenções materiais recicláveis.
De um modo geral, este projecto visa desenvolver várias competências nos alunos relacionadas com a literacia cultural, ambiental e social, e demonstrar de como a arte, a cultura e a educação podem ser aliadas.
Estes objectos artísticos serão divulgados através de exposições itenerantes a promover pela autarquia e, posteriormente, serão leiloados, revertendo para as escolas participantes o valor resultante desse leilão, sendo o valor distribuído equitativamente pelos trabalhos apresentados. As verbas resultantes deverão ser aplicados em outros projectos pedagógicos e/ou educativos.

Objectivos gerais:
- Dinamizar uma actividade para todas as Escolas do Agrupamento.
- Promover a literacia cultural, ambiental e social.
- Intervir na mesa tridimensional, com a re-utilização de materiais recicláveis e tendo como base ilustres portugueses.
- Desenvolver nos alunos valores humanos de convivência e cidadania.
- Promover exposições na e para a comunidade educativa.

EBI, mostra de trabalhos - Mosaicos com relevo

Os alunos de EVT construiram um conjunto de trabalhos que estão expostos no corredor do rés do chão da nossa escola feitos em cartão pintado com motivos geométricos.
São apresentados um conjunto de mosaicos/azulejos com relevo muito sugestivos e coloridos...

Aqui fica uma pequena mostra

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Conselhos úteis para se manter em forma

Conselhos úteis para se manter em forma
[...mesmo que seja em português do Brasil...]

Se você está lendo esta porque está frustrado de não serem capazes de manter o seu peso fora, a certeza de que você não está sozinho.
Você é apenas um dos milhões nos Estados Unidos, que se sentem tão frustrados como você é, e saber o que fazer.·Antes de mais nada, quando você considera perda de peso corporal programas, você deve se lembrar de que podem funcionar para você.
Contudo, não há substituto para o exercício e dieta equilibrada, não importa o que você siga dieta plano.· Se você está procurando uma dieta saudável plano de seguir a fim de ajudá – lo a manter o seu peso para fora bom, você tem que primeiro examinar os efeitos de alguns bem conhecidos dietas. Se o objectivo da dieta você tem interesse em experimentar promove a progressiva perda de peso e oferece refeição equilibrada planos então você sabe que é mais provável uma boa dieta a seguir.
· Se a dieta que você está considerando faz reivindicações de mudanças drásticas de peso num espaço de tempo extremamente curto, como perder 50 libras em menos de um mês ou similar, então você sabe a dieta é mais possivelmente quer um hoax, ou uma que poderia causar dano ao seu corpo, mente e emoções.
· Outro exemplo de uma dieta que poderia ou não ser eficaz a longo termo ou não fornecer todos os nutrientes do seu corpo necessidades são diferentes três dias a sete dias de dietas. Estes são os tipos de dietas em que você só come um certo tipo de um ou alguns tipos de alimentos. Alguns alimentos que são utilizados para essas shot prazo dietas são a uva, cachorros quentes, leia carnes, e assim por diante. Normalmente este um alimento e uma variedade de outros alimentos, juntamente com ele é suposto fazer uma dieta que irá ajudá – lo a perder peso.
· Aqueles que procuram o referido temporário dietas vezes referido como falha dietas podem perder pelo menos um pouco de peso. No entanto, se eles não têm longa dieta plano após os primeiros dias são susceptíveis de ganhar tudo o que eles perderam peso das costas. Para que uma dieta para ser eficaz, é necessário um plano de longo prazo dieta.
· Um aspecto não mencionado neste artigo ainda sobre dieta saudável é a do exercício. A maioria dos planos também incluem dieta saudável disposição para exercer, e incentivar os participantes a planear um exercício efectivo programas. A finalidade do exercício é trabalhar para manter o seu coração e músculos e para ajudar a queimar gordura. Exercício ajuda a manter o corpo em formas ideais, ou ele ajudá-lo atingir o ideal bom estado.
· Se você já ouviu falar de um plano de alimentação que oferece uma solução na qual você pode perder peso sem exercício, que normalmente são aconselhados pelos profissionais de saúde e formadores de cuidado pessoal adequação desses tipos de dietas. Muitas pessoas vão reconhecer estas dietas como uma solução fácil para seus problemas, porém, a longo prazo efeitos normalmente é desconhecido ou muito imprevisível. Muitas pessoas que utilizam dieta planos exercício em que é dito que não é necessário ter uma tendência a ganhar peso costas de não serem cuidadosos.
· Alguns exemplos de peso saudável perda dietas são a pirâmide alimentar dieta, que oferece refeição e alimentação planos de todos os grupos alimentares. Os grupos desta pirâmide alimentar são geralmente frutas, vegetais, carnes, produtos lácteos, grãos e gorduras. O USDA oferece orientações para alimentar diário subsídios e ainda promove personalizada pirâmide alimentar dieta.
· Tanto o USDA site e Mayo Clinic têm maneiras que você pode calcular quanto de comer tipo de alimento que você deve comer todos os dias. Não só isso, mas eles têm um guia calorias também. É fácil de programar este tipo de dieta, especialmente se você já está em bom estado de saúde global e só precisa perder algumas libras, ou mesmo 15 a 20 libras.· Para aqueles que estão cronicamente obesos, maior do que medidas podem ser procurado simplesmente na sequência de uma pirâmide alimentar. Cronicamente obesos geralmente se refere a um indivíduo que normalmente é de 50 libras ou mais obesa e não tem tido muito sucesso com a dieta permanente conduzindo a perda de peso corporal.
· Aqueles que estão cronicamente obesos, com frequência procuram um baixo carb dieta em que temporário reduzir a quase nada a quantidade de carbs que eles consomem. Então, eles gradualmente adicionar mais carbs para a sua dieta o mais longo que estão em seu interior. Durante esse período, eles vão descobrir quantas carbs se pode comer sem ganhar peso, e como eles podem continuar a perder peso em um processo lento, ritmo constante.
· Se o referido dietas ainda não são suficientes para uma pessoa que realmente quer manter o peso fora, que a pessoa pode beneficiar de um dos vários tratamentos médicos. Por exemplo, algumas pessoas vão sofrer redução estômago cirurgia ou lipoaspiração. Outros têm ainda participado num estudo clínico sobre o gástrico marca passo para reduzir apetite.
· Há muito poucas opções para fora lá para aqueles que querem perder peso e mantêm-no desligado. Se você quiser descobrir por si mesmo o que seria uma forma mais eficaz para se lembrar você pode chamar o seu médico ou um nutricionista para ajudá – lo a encontrar o direito plano para você. Esse médico irá sugerir tanto uma dieta e adequação programa para ajudar a melhorar a qualidade de sua vida.


Trabalho recolhido por: Inês da Silva Pereira

A Felicidade

A felicidade pode ser um encontro no fundo do nosso coração, como nunca esperámos.

A felicidade pode ser, uma grande amizade entre amigos.

Para mim a felicidade é um encontro de novo para todos nós, às vezes as pessoas andam sempre tristes, mas eu nunca penso que a felicidade nunca está dentro do coração.

A felicidade está dentro de nós até morrermos.

Tenho amigos e amigas que me ajudam e isso para mim chega, já sou feliz. Brinco, divirto-me ando aos pinotes com os meus amigos, isso para mim já é uma boa felicidade uma alegria que está dentro de nós.

Eu nunca penso na tristeza, quer dizer ás vezes quando eu penso nos amores.

A felicidade é:

- Uma família unida;

- Um grupo de amigos ajudar uns aos outros;

- Um namorado que nos compreenda;

- Uma mãe e um pai que nos ajude nos problema da escola ou pessoais.

As mães, ou as melhores amigas é que são as melhores a aconselhadoras muito bem informadas, para mim é a minha mãe ajuda-me muito.

E qual é o teu melhor, aconselhador(a)?

Para mim a felicidade é um arco-íris cheio de cores, todo colorido o dias, as noites, até os sonhos...*


Digo-vos uma coisa, nunca se chateiam com ninguém eu posso me chatear com alguém, mas passado umas horas ou até um dia. Desculpo sempre, não gosto de estar chateada. Fico, logo triste, prefiro estar feliz.

Como todas as pessoas.
Bárbara, 6C

Engenheiro Luís Rabaça "a vinda a nossa escola"


No dia 28 de Maio de 2008, o Engenheiro Luís Rabaça, veio a nossa escola "EB 2/3 José Ferreira Pinto Basto.

Sobre a importância da água e da natureza, como um bem a preservar. O primeiro filme referia-se à falta de água numa determinada terra, local onde não havia água, e onde a única forma de os habitantes a terem, quer para a sua higiene pessoal (banho, corte de barba, etc.), quer para a alimentação, era aproveitando a água de quando chovia.
No segundo filme foi apresentada a destruição do planeta através da desflorestação, onde nos alertava a consequência de que as nossas atitudes perante as florestas, através da sua destruição, podem virar-se contra nós...
Por último, mostrou-nos um vídeo de uma menina que imitava a sua mãe. Neste caso, a Mãe não era o exemplo perfeito, porque só fazia asneiras, fumava e quando terminava de fumar lançava o cigarro para o chão.O Sr. Engenheiro Luís Rabaça terminou o nosso encontro com uma breve explicação, de como se deve separar sempre o lixo.
trabalho realizado por :Catarina Cruz

Natal

Natal

Para mim, o Natal
É uma época muito especial!

Para mim, o Natal
Não é comer e beber até fartar,
É darmos as mãos,
E todos juntos cantar e dançar

Para mim, o Natal
Não é só uma árvore toda enfeitada,
É reunir-me com a família,
E conviver até madrugada!

Para mim, o Natal
É um poema, uma canção
Que eu guardo com amor
No meu pequeno coração
Trabalho realizado por: Inês da Silva Pereira

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Eco-Escolas - EB23Ilhavo em visita ao Autocarro da Lixoteca - Suma

Muda uma lâmpada e muda o mundo!

Vê este vídeo do National Geographic, chamado "Esta lâmpada":



(Faz um filme da mudança e participa no concurso Filmes com Energia: Luzes, Câmara, Telemóveis em Acção!

"Portugal e o Planeta Terra precisam de ti! Cria um filme com menos de 2 minutos e apoia a causa da Energia. Faz parte da "geração verde"! ")


Faz parte da "geração verde"!
Junta-te ao movimento da poupança de energia! Contribui para a alteração de
comportamentos e atitudes!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Musança - 30 de Abril 2008

No Centro Paroquial de Ilhavo a música e a dança vieram e encantaram mais de 500 pessoas que por ali passaram....
O trabalho desenvolvido por algumas turmas da nossa escola revelou-se um sucesso.
À professora Teresa e a Professora Nair conseguiram colocar de pé um espectáculo encantado que nem as fotografias revelam, com toda a fidelidade, a sua grandeza.
O trabalho desenvolvido foi fantástico. Um passeio internacional pela música e pela dança... desde o México aos países Nórdicos.... as cores, essas também marcaram a sua beleza numa mistura tonal de rítmo e movimento.
vejam bem... olha!!! ...que bonito!


Quadras Populares

Quadras Populares da Época


Santo António, Santo António,
Às moças estende a mão;
Corram, moças, vão depressa,
Abram-lhe o vosso coração.

Em breve, o São João
Fará perdurar os rumores;
Queimem logo as alcachofras,
Suspirem todos de amores.

No altar de S.Pedro,
Nascem cravos encarnados;
Nos santos do mês de Junho.
Protegem-se os namorados.




Autor Anónimo


Trabalho realizado por:
Inês da Silva Pereira.

Dia Mundial da Criança

Dia Mundial da Criança

Sabias que o primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950?
A ideia de criar um dia para os mais pequenos surgiu logo após a Segunda Guerra Mundial, em 1945. Nessa altura vários países estavam em crise e, por causa disso, havia crianças a viver em más condições. Muitos pais não tinham dinheiro, então tiravam os seus filhos da escola para os mandar trabalhar. Por vezes, esse trabalho durava horas e era muito difícil.
Como deixavam de ir à escola, mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever. Assim, a Federação Democrática Internacional das Mulheres apresentou uma proposta às Nações Unidas para que se comemorasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo, proclamando os seus direitos.Agora que sabes como surgiu o Dia Mundial da Criança, porque não partilhar esta história com os teus amigos?

Trabalho elaborado por:

*Mara Cristiana Godinho

*Carlos Manuel dos Reis da Silva

A Escritora Ana Macedo


Esta escritora, esteve na nossa escola no dia 21 de Maio de 08.

A jovem Escritora veio à nossa escola partilhar um pouco da vida e da sua escrita; contou alguns episódios e aventuras. O que mais lhe agrada na vida é ler e escrever mesmo que esteja a tirar o curso de Ciências. Quando escreve não está a pensar no púbico alvo dos seus livros mas no simples prazer de escrever, saborear o doce sabor das palavras.
As turmas dos 7ºanos e 8ºanos estiveram a preparar a aula de Português.
A nossa escola preparou uma mini feira de livro, divulgou um Cartaz sobre a sua biografia.
E nós por cá viemos preparar a sua Visita á nossa escola.
As suas duas obras publicadas são Lágrimas Coloridas e Sem Pecados na Culpa.

Ela gostou muito a escrever novas aventuras para ela, pois ela disse que um dia irá escrever poemas para crianças.
Para não só escrever livros, mas sim alguns poemas sobre a sua vida de infância.

Biografia:

Ana Macedo nasceu em 1985, em Vila Nova de Gaia.
Aprendeu a ler aos seus 3 anos de idade, aos seus 5 anos gostava de ser escritora pois era o seu grande sonho.
Aos 14 anos de idade, começou a escrever um livro de romance que enviou para algumas editoras.
Pois o seu sonho concretizou-se, quando a editora Gailivro apostou no seu talento como gostou publicou o seu primeiro livro.
Assim nasceu Lágrimas Coloridas, um livro carregado de emoções, de reflexões e contendo uma mensagem de força e de esperança.
Embora escrito por uma adolescente, Lágrimas Coloridas é o fruto de uma maturidade precoce onde a autora partilha com o leitor a essência de si própria. É, por isso, um livro para jovens lido com prazer e alguma perplexidade pelos adultos.
Lágrimas Coloridas foram referidas no extinto programa.
Acontece como livro de qualidade e recomendado por Marcelo Rebelo de Sousa. O romance vai já na 4ª edição e Ana Macedo tem percorrido o país, visitando várias escolas onde são organizados “Encontros com o autor” e é recebida com entusiasmo por alunos e professores.
Sem Pecados na Culpa, o segundo romance da autora, vai já na 2ª edição. Ana Macedo confirma assim a sua genialidade e o desenvolvimento do seu talento. SEM PECADOS NA CULPA é já um trabalho maduro, consistente e com qualidade literária. A sabedoria latente que começa a despontar nesta jovem levou o psicólogo Carlos Rodrigues a denominá-la de “profeta da vida” e o Prof. Daniel Sampaio a referir que este é um livro “escrito com coragem e verdade”.
Trabalho de: Bárbara, Tiago e Daniel 6ºC

Semana do Teatro


Dá uma saltada à sala de alunos... vê o programa e participa!








segunda-feira, 2 de junho de 2008

Visita à exposição “Diversificar para Educar” 5I

Visita à exposição “Diversificar para Educar”


No dia 19 de Maio fomos visitar a Escola Secundária de Esmoriz. Nesta escola decorreu uma exposição de trabalhos realizados por alunos de turmas de Percursos Curriculares Alternativos das escolas do Distrito de Aveiro.
Participámos na exposição com um placard de um moliceiro, feito de pedaços de azulejo de várias cores nas aulas de Oficinas, trabalhos realizados no CASCI, instrumentos musicais desenvolvidos nas aulas de Ed. Musical e cartazes elaborados nas aulas de Estudo Acompanhado, sobre o Povo Cigano e sobre as nossas actividades fora da escola.
Durante a exposição vimos os trabalhos apresentados pelas outras escolas e reconhecemos alguns amigos ciganos nas fotografias expostas. Vimos também um jogo de futebol.
Gostámos de visitar a escola e de participar na exposição. Talvez lá voltemos para fazer um intercâmbio e jogar uma partida de futebol.

PCA – 5.º I