sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Plastic Bags - sacos de plástico...

A triste história dos sacos plásticos descartáveis que “ganhamos” com tanta facilidade nas lojas…

Informações fornecidas pela Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos revelam que são consumidos anualmente entre 500 bilhões e um trilhão de sacos plásticos em todo o mundo. (National Geographic 02/09/2003)

Pastilha elástica

Era uma vez uma Pastilha elástica que nunca tinha sido comprada e pensava que vivia sozinha. A Pastilha elástica quis sair daquela loja e conseguiu.Começou uma grande aventura. A Pastilha passou por Espanha, França, e Inglaterra. Num desses países, ela conheceu um rapaz que também era uma pastilha elástica e apaixonou-se por ele. Quis logo ficar nesse país para o tentar conquistar. Decidiu ir falar ele:
-Olá,tudo bem? - perguntou a Ana.
-Olá,tudo e contigo? – perguntou o Bruno.
-Também.Como é que te chamas? – perguntou a Ana.
- Eu chamo-me Bruno,e tu?
-Eu chamo-me Ana.
Os dois começaram a sair juntos até que um dia a Ana disse ao Bruno:
-Bruno, eu gosto de ti.
-Tu gostas de mim? - perguntou o Bruno entusiasmado.
-Sim, gosto. E tu não gostas de mim?
-Eu também gosto de ti! -disse o Bruno.
-Queres namorar comigo Ana?
- Claro que sim, não quero perder uma oportunidade destas.Então, a partir desse dia, nunca mais se separaram.

Érica 5G

Eu fui ao Museu da Vista Alegre com o meu pai a mascar uma pastilha Elástica. Como não parecia bem entrar com a pastilha perguntei ao meu pai:
-Pai, onde ponho a pastilha elástica?
-Não sei, vai perguntar àquele senhor.
-Desculpe!Onde é o caixote do lixo?
-Fica mesmo à entrada.-respondeu o senhor.
-Que menina tão educada.- disse o senhor.
Quando me dirigi até lá, para deitar a pastilha elástica, fiquei espantada com o que vi...! Não é que havia um recipiente só para as pastilhas elásticas!!

Vanda 5D

Namorados

Era uma vez um rapaz chamado Tiago. Ele era muito mulherengo, andava sempre atrás das raparigas.
Ele nunca gostou de uma rapariga.
Um dia, ele viu uma rapariga e foi amor à primeira vista. Foi ter com essa menina e perguntou-lhe:
-Como é que te chamas e que idade tens?- perguntou ele um pouco atrapalhado.
-Olá, eu chamo-me Ana e tenho 11 anos e tu?- respondeu ela timidamente.
-Olá, eu chamo-me Tiago e também tenho 11 anos. Está tudo bem?-continuou o rapaz.
-Sim está.-respondeu a Ana.
Começaram a marcar saídas para ir ao cinema e ao parque.
O Tiago, um dia, perguntou-lhe:
-Tu gostas de mim?
-Eu gosto de ti mas…
-Mas o quê? – perguntou o Tiago.
-Eu não sei se tu gostas de mim?!- respondeu a Ana.
-Claro que eu gosto de ti! – disse o Tiago.
De seguida o Tiago perguntou-lhe:
-Queres namorar comigo?-propôs o Tiago
-Quero! – disse a Ana muito feliz.
E os dois viveram felizes para sempre.


Érica Baptista 5ºg

O Frio

O frio

Ainda não é Inverno
E já está a nevar.
Já vestimos roupas quentes,
Para quando o frio chegar!

Chegamos a casa,
Acendemos a lareira
E sento-me com cuidado
Na minha cadeira!

Está tão frio lá fora
E o Inverno está a chegar
Dizem na meteorologia
Que amanhã também vai nevar!
Catarina 5G

Eu no Carnaval!

Serpentinas no chão
Confetis no ar
Fantasias com amigos
E um abraço a acompanhar…….


Máscaras coloridas nas caras
Cores diversas nos fatos
Palhaços com narizes vermelhos
Piratas com espadas
Confusão nas paradas…….
Carnaval
É banal
Não há nada igual…….
Adriana 5G

No Carnaval, eu vou vestida de diabo...

Em Vale de Ílhavo, vou festejar o carnaval... A minha mãe comprou-me um fato vermelho numa loja com artigos de Carnaval.
No Domingo,vai haver um festival de arrasar.Quando os carros passarem vou mandar serpentinas e confétis para a festa animar.
Vai haver carros decorados sobre oa mais variados temas.Alguns costumam ser bem divertidos.


Catarina 5ºg

Uma manifestação de castanhas

Era magusto e eu, que sou uma castanha, estava num castanheiro que ficava num belo jardim. Junto a essa árvore, havia um senhor que vendia castanhas. Pegava num papel, dobrava-o e colocava muitos amigos meus.
-Onde será que vão? Será que vão levá-lo para uma casa? Para uma visita? Para um espectáculo? - Interrogava-me eu.
Como me distrai com a queda decidi olhar com mais atenção. Nem queria acreditar! Primeiro queimavam castanhas depois levavam-nas para as pessoas comerem.
Tomei uma decisão. Juntei um grupo de castanhas para fazermos essa manifestação e elas concordaram. Falei com a Sra. Presidente Pascácia Souto e comuniquei-lhe a preocupação do nosso povo, os castanhenses e a nossa tomada de decisão em fazermos essa manifestação contra com os seres humano. A Sra. Directora deu a sua autorização.
Começámos os preparativos para esse grande acontecimento. Quando estava tudo pronto, organizámo-nos e iniciamos a nossa luta. Foram muitos os protestos contra o facto de os seres humanos queimarem as castanhas. Estes pensaram melhor e prometeram não fazerem mais.
A partir deste momento, só se pode comer castanha ligeiramente assadas no forno ou cruas.

Catarina N. 5ºg

O Magusto é a festa das castanhas


Quando eu andava no primeiro ciclo, o Magusto celebrava-se do seguinte modo: no dia do Magusto da escola, eu costumava fazer na sala de aula um saquinho para pôr as castanhas. O saquinho parecia uma cara de uma castanha, pois tinha um laço vermelho, com dois olhos grandes, um nariz, duas bochechas e uma boca.
Quando chegava a hora do recreio, lá ia eu com o meu saquinho, para o Magusto que já estava quase pronto.
No momento em que as castanhas estavam prontas, ia para a fila para as receber ainda bem quentinhas. Costumava ficar todo enfarruscado, mas era muito divertido.
Eu adoro festejar o Magusto!


João Pedro, 5ºG

A água

A água é bonita
Transparente e sem sabor
Com ela sobrevivemos.
Ela é importante como o amor.

A água é importante
Para o coração.
Com ela ao lado
As pessoas sempre viverão.

Elsa Romão 5g AP

A ÁGUA

A existência da água esteve, desde sempre, associada à organização da vida das comunidades humanas.
Facilmente percebemos a importância da água no nosso dia-a-dia: na higiene matinal que nos refresca e revigora, no gole de água fresca, que nos reconforta quando a cede aperta. Na limpeza das nossas casas ou na frescura do jardim regado. E parece-nos tudo tão fácil, basta abrir a torneira. Mas todas as pessoas fazem esta pergunta!
-Donde vem a água?
A água vem do rio passa por um processo de águas e tornam-se água potável.
NÃO ESTRAGUE O NOSSO PLANETA.
VANDA 5G


A ÁGUA, UM DIREITO DE TODOS

A água é um dos bens da criação do mundo. Sendo dádiva de Deus, é destinada a todos os seres que dela dependem e às respectivas comunidades.
Deus quis que a terra e toda a obra da sua criação, fosse gerida em benefícios de todos. Naturalmente todos os bens da criação devem ser compartilhados pela humanidade, com justiça e solidariedade
[Manual EMRC 5ano] VANDA 5G

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Dia Mundial da Alimentação





Objecto: Actividades realizadas para a comemoração do Dia Mundial da Alimentação.


INTRODUÇÃO

Com este relatório pretendo dar a conhecer as actividades que se desenvolveram neste início do ano, no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica, a fim da comemoração do Dia Mundial da Alimentação.
Vou apenas destacar os aspectos mais importantes, pois todo o processo foi complexo e envolveu mais do que uma turma, ano e ciclo.


DESENVOLVIMENTO

No início da realização do projecto houve um Brainstorming no qual participei dando a ideia de serem realizadas umas molas com ímanes para frigorífico num novo material – EVA – o qual eu fiquei responsável por comprar.
Na aula seguinte, apareci com o material e com a factura. Também nesta aula, eu e o meu grupo (Ana Carolina, Ana Castro, Cristiana e Daniela), começámos a determinar quais os frutos ou legumes, que iríamos realizar como bonecos para aplicar nessas molas. Houve também a ideia de lhes serem colados olhos de modo a que o produto fosse mais chamativo. Foram apenas realizados os bonecos com ímanes, sendo a ideia das molas desperdiçada.
Ao longo das seguintes aulas foram realizados os objectos para vender de modo a que fosse angariado dinheiro para a tão esperada viagem de finalistas (que esperamos se realize).
Por fim, chegou o Dia Mundial da Alimentação. Ficou cada um responsável de trazer fruta (que iria ser servida aos nossos colegas) e uma roupa ou chapéu alusivo ao dia (ou seja, comprar um chapéu dos “300” e colar-lhe legumes e frutas artificiais).
Três quartos da turma ficaram destacados para ir cortar a fruta e os seus respectivos dedos para o refeitório, trabalho que foi completamente realizado, que o diga o Jorge.
A venda dos nossos ímanes não pode ser realizado por motivos que nos ultrapassam, depois de tanto trabalho e tempo gastos.
Mas não há bela sem senão!
Aproveitando este alvoroço e apanhando-nos a todos distraídos, um dos nossos colegas viu-se privado, involuntariamente, de alguns dos seus bens, realce-se com certo valor económico.
No átrio, estava um outro grupo de alunos (no qual eu estava inserida) a decorar o espaço para que este fosse o mais apelativo possível, de modo a que esta actividade fosse um sucesso.
Por volta das 10 horas, começou a distribuição de iogurtes e da fruta aos nossos colegas tendo sido esta um sucesso. Cada aluno tinha que responder a uma pergunta sobre os seus hábitos alimentares, sendo recompensado pela resposta que desse.
Também durante a actividade da manhã, decorreu a apresentação de um trabalho em Powerpoint realizada por um grupo de alunos do 9º ano e que estava prontíssimo há horas).
Durante todo o dia, esteve também em exposição uma roda dos alimentos realizada por uma turma do 2º ciclo.
No fim do intervalo, havia que arrumar e limpar o átrio e o refeitório. Utilizámos a aula de Educação Tecnológica para este fim tendo sido bem aproveitada e nada desperdiçada.


CONCLUSÃO

Este dia teve sucesso perante a comunidade escolar tendo sido reduzido o número de alunos que não teve direito a iogurte.
Por isso, o balanço desta actividade é positiva, tendo (penso eu, e espero) satisfeito os objectivos propostos pela Directora de Turma e pelo professor de Educação Tecnológica.



Ana Castro
Ílhavo, 27 de Outubro de 2008

Dia Mundial do Não Fumador-17 de Novembro de 2008





Actualmente, o tabagismo é um vício que afecta mais de metade da população Mundial. No tabaco a substância mais nefasta é a nicotina, contudo, existem outras, tais como o alcatrão, monóxido de carbono, enxofre, também prejudiciais. O consumo desta droga é cada vez mais comum entre os jovens que a utilizam como forma de se afirmar e realçar a sua maneira de estar na sociedade.
O consumo exagerado do tabaco, leva a doenças que poderão ser bastante graves, como por exemplo, a asma, a bronquite, acidentes vasculares cerebrais (AVC), enfarte do miocárdio, menopausa antecipada e cancro do pulmão. Não podemos igualmente esquecer o envelhecimento da pele, o aparecimento de acne, mau hálito, dentes amarelos ,etc.
Nós, alunos do 9º D, consideramos importante que na Educação para a Saúde seja explorado o tema “ tabagismo” e suas consequências. Por isso, todo o nosso empenho e trabalho foi no sentido de sensibilizar a comunidade escolar para os malefícios do tabaco. Esperemos ter contribuído de alguma forma, no sentido de tocar todas as pessoas para os perigos do tabaco.
Nunca devemos esquecer o seguinte: “Quem fuma terá uma menor qualidade de vida”.


Alunos do 9ºD

One million colours Animação Nono Ano - 2009


Mais uma festa cheia de cor..

Após o sucesso black and wihte, One million of collours fez furia ...

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

O Frio

O frio

Ainda não é Inverno
E já está a nevar
Já vestimos roupas quentes
Para quando o frio chegar!

Chegamos a casa,
Acendemos a lareira
E sento-me com cuidado
Na minha cadeira!

Está muito frio lá fora
E o Inverno está a chegar
Dizem na meteorologia
Que amanhã também vai nevar!

Catarina Nogueira

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Acções e escolhas para salvar o planeta

Com o nosso estilo de vida e o nosso comportamento quotidiano, podemos proteger ou agredir o Ambiente.

A Terra e a Humanidade estão em perigo e todos temos a nossa quota-parte de responsabilidade: aquecimento global, poluição da água, do ar, do solo e dos nossos organismos com substâncias químicas de todo o género. Diminuição dos recursos naturais; perda da biodiversidade; aumento de certos tipos de patologias: cancros, alergias, asma, esterilidade.

A fragilidade do Ambiente e da nossa saúde são realidades às quais não podemos mais voltar as costas. É preciso agir, individualmente. Não podemos esperar que a classe política (submetida aos lobbies industriais) avance com medidas concretas e realistas.

Que fazer?

Fazer boas acções diariamente. Compras

Privilegiar os produtos reciclados ou recicláveis. Evitar o excesso de embalagens. Preferir os produtos amigos do ambiente.
Alimentação
Comprar frutas e legumes da época. Preferir os produtos provenientes de agricultura biológica ou de comércio justo.
Água
Reduzir o consumo diário. Preferir o duche ao banho de imersão. Evitar os produtos de limpeza tóxicos.
Energia

Privilegiar as energias renováveis. Optar por aparelhos de baixo consumo energético. Desligar as luzes desnecessárias.

Habitação

Fazer o isolamento térmico da sua casa. Respeitar as características arquitectónicas locais que melhor se adaptem ao Ambiente.

Mobilidade

Privilegiar os transportes públicos. Optar por veículos de baixo consumo e fazer uma boa manutenção. Adoptar uma condução defensiva e económica.
Poupanças
Escolher instituições financeiras que apoiem projectos de desenvolvimento sustentável. Investir as economias em iniciativas éticas e solidárias.

Vestuário
Comprar apenas roupas fabricadas por empresas que respeitem o bem-estar dos trabalhadores. Oferecer ou trocar as roupas já não utilizadas.
Turismo

Respeitar os usos e os costumes locais. Favorecer a divulgação dos produtos regionais. Optar pelas empresas com a marca "turismo sustentável". Utilizar a água e a electricidade com moderação.
Comunidade
Informar-se àcerca dos projectos que dizem respeito ao seu local de residência para agir. Filiar-se em associações que promovam a defesa do Ambiente e dêem prioridade ao desenvolvimento sustentável. Instigar os responsáveis eleitos a defender o desenvolvimento sustentável.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Dia aberto EB23i - Corta Mato, Clubes, Actividades

Almoço de Natal - Alunos do Apoio Educativo



Para os alunos do Apoio Educativo foi feito um Almoço de Natal com os respectivos professores que, de uma forma muito singela, tornou este tempo mais acolhedor, recheado de atenção ...e muito mais doce... Obrigado.