segunda-feira, 20 de julho de 2009

Máquina cria rolos de papel a partir de fotocópias

Parece ser uma boa ideia: uma máquina que transforma folhas de papel da copiadora que já não são precisas em rolos de papel que depois se pode usar na casa de banho.


A ideia da empresa japonesa Nakabayashi é vender a máquina para escritórios, onde ainda se produz muito desperdício de papel para que este, em vez de ir para o lixo, possa ser reutilizado pelos funcionários para limparem as mãos depois de as lavarem e... bem, para outras necessidades:)

Via CrunchGear

20 de Junho - Dia Mundial do Refugiado. Os Refugiados de todos os dias



"Os refugiados, vulneráveis entre os vulneráveis são a crua expressão das desordens e desequilíbrios mundiais. Não querem deslocar-se, mas são forçados e impelidos a partir, fugindo de perseguições, guerras, conflitos, violência. São homens, mulheres e crianças obrigadas a deixar sua pátria por fundado temor de perseguição, seja por motivos de raça, religião, nacionalidade, opinião política ou grupo social, seja pela violação massiva e generalizada de direitos humanos que ocorre no próprio país ou própria falta de proteção do Estado.

A acolhida aos refugiados é aspecto determinante para que eles consigam, pelo menos, recuperar a esperança de começar a reconstruir sua vida. É fundamental considerar que, ao chegar a um novo país, as dificuldades que enfrentam não se limitam à nova cultura, ao idioma e aos costumes. Não raro chegam em situação de pobreza, emocionalmente abalados, às vezes doentes e sem perspectiva sobre seu amanhã. Estas situações ainda podem ser agravadas em face de práticas discriminatórias motivadas por fatores econômicos, raciais e étnicos. O imaginário de muitas pessoas, afirma o Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados, António Guterres, ainda tende a achar que o refugiado é um criminoso, que está foragido de seu país, e não alguém que, exatamente ao contrário, teve que fugir de sua casa, de seu país, por ser perseguido ou por ser vítima de uma guerra ou de conflitos que assolam sua Pátria. Recordemos, ainda que as mulheres e as crianças constituem um grupo duplamente vulnerável, o que pode acabar por potencializar as dificuldades de integração."


Rosita Milesi

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Rio Visto do Céu por Nilo Lima

A história das Coisas



UM FILME EDUCATIVO,
UM ALERTA CONSCIENTE....
VÊ COM OLHOS CRITICOS...
AFINAL...POSSO FAZER ALGUMA COISA PARA MUDAR O ESTADO DAS COISAS:
TOMAR CONSCIÊNCIA DO QUE SE PASSA...
E AGIR CONSCIENTEMENTE E NÃO POR ARRASTO...
SER LIVRE POR MIM
E NÃO ESCRAVO DE QUEM ME QUER VENDER A LIBERDADE...
PENSAR E AGIR CONSCIENTE E CRITICAMENTE...




A história das coisas

quarta-feira, 1 de julho de 2009

São João pela Escola - Jogos e Noite

O são João marcou o encerramento das actividades na nossa escola.
Durante a tarde foram os Jogos que marcaram o dia. Um sem número de actividades estiveram presentes desde o saltar à corda, a pesca, gota a gota, roda a bola, lança o anel, andas ou não, alinha o dominó, bolas saltitonas, peça a peça, pontapé, pimba na lata, roda o arco, puxa o taxi e croquet. Ainda durante a tarde mas dentro do pavilhão podemos escalar, jogar ping pong e básquet... houve ainda tempo para os alunos das professoras Nair e Manuela Capão em Área de Projecto mostrar as suas Marchas Ecológicas.
A noite foi iluminada com as estrelas, a sardinha, os mangericos e muita animação.
Boas Férias para todos!
Para o Ano esperamos fazer ainda melhor...