quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Situação de alerta surge na nossa escola!

Após o toque de alarme toda a comunidade escolar, que se encontrava na escola,  foi até ao ponto de encontro, o campo exterior de jogos.

Aquando da chegada da nossa equipa apenas vizualizou o local do sinistro, felizmente não houve danos de maior.

10 minutos antes tinha caído uma grande tromba de água, que teimava afugentar alguns mais sensíveis e friorentos; mas, felizmente, no momento do alarme, só o vento soprava e levava a melhor a cabelos e casacos desaconchegados.

Tudo voltou à normalidade de seguida, bem... quase à normalidade, pois ficou o aviso que o alarme poderá tocar novamente e poderá ser mesmo a sério, e por isso, é preciso cumprir as regras e ter um comportamento civilizado.


Inter-Escolas Município de Ílhavo

Mais uma edição Inter-Escolas Município de Ílhavo.

Além do espectáculo no qual a nossa escola participou com um conjunto de alunos pertencentes ao Desporto Escolar, Grupo de Danças de Salão e ao Grupo de Teatro, a nossa escola participou na Exposição Geral com um "mundo de papelão" onde dezenas de caixas de papel foram recicladas, reutilizadas e decoradas sendo dispostas num puzzle gigante colorido, criando um novo imaginário sortido de cor e vida.


O amor anda no ar!

Comemorando o dia dos namorados a nossa escola, integra uma planificação transversal a várias disciplinas. Nomeadamente EMRC, EV e TEA -9º ano que criou um imaginário no átrio de entrada da escola que apresenta a toda a sua comunidade este sentir profundo, esta vontade de acolher o outro e de o fazer Feliz.

Além da troca de mensagens, houve espéctaculo em diversos espaços da escola onde os alunos de TEA apresentaram algumas performances e instalações sobre o tema.

Em EMRC houve espaço para tratar do tema com mais seriedade, reflectindo sobre a pessoa como um ser de relação que se encontra com a felicidade quando se entrega gratuitamente [no amor]ao outro. Falou-se ainda da sexualidade, da relação a dois, responsabilidades e consequências; houve ainda um espaço criativo onde se re-inventaram declarações de amor e se analizou o amor na música e cinema/teatro.

Os professores
EMRC/TEA


Inaugurada no espaço NOESIS (DGIDC), a Exposição Sentir para Valorizar a Poesia

Agrupamento de Escolas de Ílhavo, tem o prazer de informar toda a Comunidade Educativa, que foi inaugurada no espaço NOESIS (DGIDC), a Exposição Sentir para Valorizar a Poesia: Canvas Parade, que integra trabalhos dos alunos do nosso Agrupamento.

Este evento vai estar patente ao público no espaço NOESIS ( MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (DGIC- Av. 24 de Julho, nº 140, Lisboa))entre 4 e 18 de Fevereiro de 2010. A Directora do Agrupamento de Escolas de Ílhavo. Profª Lúcia Pereira.

Mais se divulga que a presente exposição "Sentir para valorizar a Poesia" vai para o Agrupamento de Escolas de Vagos de 01 a 10 de Março.

Exposição Sentir para Valorizar a Poesia: Canvas Parade.

Projecto “Sentir para Valorizar a Poesia: Canvas Parade”.


No dia 29 de Setembro foi inaugurada, no Centro Cultural de Ílhavo, a exposição “Sentir para Valorizar a Poesia: Canvas Parade”. Esta inauguração contou com momentos de poesia, a cargo de alguns elementos do Grupo Poético de Aveiro, que declamaram os poemas ilustrados pelas obras expostas. Esta exposição foi o culminar de um projecto desenvolvido por escolas do Agrupamento, desde o Pré-Escolar ao 3º ciclo, promovendo a articulação disciplinar e escolar e favorecendo as boas práticas no processo de ensino e aprendizagem e na promoção de uma educação social. Este projecto teve o apoio da Câmara Municipal de Ílhavo e encontra-se patente até ao dia 11 de Outubro, podendo ser adquiridas as obras expostas e/ou o catálogo/livro da exposição. Convidam-se todos os interessados a não perder este evento, dando-nos o prazer da sua presença.
 
A Directora do Agrupamento ( Profª Lúcia Pereira) A Coordenadora do Projecto ( Profª Susana Távora)

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

É urgente agir a partir de ti

É urgente agir a partir de ti


Pela simples observação do nosso mundo podemos ver que o mundo não é perfeito. Podemos observar que outros, como nós, não têm os mesmos direitos que eu e tu. Podemos sentir a dor que outros, injustamente, sofrem. Podemos sentir a falta de condições mínimas para SER FELIZ.





A nossa escola, EB23 José Ferreira Pinto Basto, integrou no seu Plano de Actividades uma iniciativa que visa a sensibilização e a acção na promoção de condições para o Homem/Mulher puderem sê-lo com dignidade e felicidade, integrados neste planeta que é a nossa casa.

Esta acção é urgente e de carácter imediato, uma vez que Homens e Mulheres, como eu e como tu, morrem de fome, de solidão, de pobreza, de ódio destruindo o dom mais precioso que temos A VIDA.

Neste sentido, o Grupo de EMRC quis provocar a mudança, a transformação interior inscrita no nosso [ADN]; eu sou feliz quando o outro, que está a meu lado, também o é. Posso fazer a diferença, posso sentir-me enviado. Sou um ser especial que anseia pela felicidade e pelo sorriso do outro.

Todas as turmas da escola, do quinto ao nono ano, sentiram o desafio durante três dias num bloco de 90 minutos. De 22 a 24 de Fevereiro os Leigos da Boa Nova, presencialmente, com uma variedade colorida de experiências [a Emília, a Diana, o Jorge Carvalhais e o Padre Luís Viana] revelaram o rosto belo do arco-iris da vida que, por vezes, ferido pelo egoísmo, pela inveja, pela ganância, pela falta de consciência dizima a natureza e o planeta que nos envolve, bem como a nós mesmos.

Nesta viagem, cerca de 600 alunos reconheceram o rosto perdido das crianças, vítimas da injustiça, da fome, da guerra, da pobreza que o ser humano obriga outro seu igual a viver. O que nos distingue deste rosto perdido é termos nascido no seio da nossa família, pois, se nascêssemos naquele, ou noutro ambiente, era o nosso rosto que estaria perdido.

Num esforço de fraternidade, de construção de verdadeira felicidade, sentimos o apelo da Missão, [estar ao lado de… para que ele seja mais feliz…], conquistando a felicidade do outro conquistamos a nossa. Um projecto para 12 meses do ano. Um projecto para cada semana, cada dia… sentir-me agraciado por tudo quanto tenho; e partilhar do muito que sou para que o outro seja também.

Ásia, América, África, Oceania, Europa… qualquer que seja a minha pátria, lá está um irmão que tem direito a viver como eu e como tu… mas que está condenado à morte, por mim e por ti se não fizermos nada. De dois em dois segundos há uma pessoa a morrer de fome. E tu e eu? O que fazemos?

O nosso Obrigado aos Leigos da Boa Nova pela sua disponibilidade e presença, testemunhas, na primeira pessoa, de que é possível fazer a diferença e construir um mundo melhor; a todos os professores que colaboraram e cederam um pouco do seu tempo para acompanhar os nossos alunos nesta viagem pela Vida fica o nosso louvor; por fim, querendo dar os parabésn aos Nossos Alunos que, despertados para a dignidade da vida e do ser humano, reflectiram, agiram e contagiaram mais de mil… a sementinha ficou, a seu tempo germinará, e um mundo melhor acontecerá. Basta eu e tu querer!

Filipe Tavares, Prof. EMRC EB23José Ferreira Pinto Basto


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Parlamento Jovem - Sessão CMI.



A nossa escola fez-se presente na Sessão Municipal do Parlamento Jovem deste ano lectivo.
Na Câmara Municipal de Ílhavo reuniram-se os eleitos do Concelho para participar nesta aventura. Recebidos como verdadeiros construtores da polis, assumiram as rédeas do pensamento e da acção neste pulsar da sociedade que se crê fundamental na estruturação do ser de cada um de todos em sociedade.

Deixaremos, em breve, alguns testemunhos na primeira pessoa.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

À Conversa Com...

no Blog da nossa Biblioteca "Livros Sentidos"

Margarida Fonseca Santos
As imagens:


Create Your Own

As reflexões dos alunos dos alunos do 5ºF:

Margarida Fonseca Santos: é divertida e muito engraçada. Gostei muito de estar a ouvir como se passou até ser escritora. Aprendi que ser escritora não é fácil, mas divertido. Já li um livro desta escritora e gostei muito do que escreveu. Gostaria muito que cá viesse outra autora, como por exemplo, a Alice Vieira. Gostei muito. Alexandrina

Eu gostei da actividade. Gostava de experimentar. Eu já li um livro desta escritora e achei o livro giro, real. Gostava de participar num encontro com outra escritora. Ana Catarina

Eu acho que a escritora Margarida é indecisa porque não ouviu os conselhos que lhe deram. Tem livros muito bonitos. Diogo

Adorei a história da sua vida, mas contava demasiados pormenores. Eu gostava de conhecer a sua família. Paulo

Eu gostei muito. Já li um livro dela. Aprendi que nós devemos pensar no que queremos e nunca duvidar que somos capazes. Ruben Roseiro

Eu gostei da parte em que explicou a sua vida quando era jovem e de resto achei uma seca, mas a autora era muito simpática. Se eu fosse a ela pedia mais tempo para a sua família e mais tempo para escrever os livros… Ruben Ferreira

Eu acho que foi bom, engraçado e sempre que eu punha o dedo no ar ela deixava-me falar. Eu já li livros desta escritora e são todos bons. Há alguns que parecem relacionados com a sua vida. Os meus favoritos são da colecção “7 irmãos”. Pedro Emanuel

Eu gostei de ouvir como ela descobriu a paixão pela escrita. Devia ter seguido o conselho do professor! Pedro

Gostei mais da 2ª parte quando fizemos as perguntas. Quando falou da vida dela foi um bocado seca. Eu gostei da autora, só que pensava que era mais nova. O que eu queria é que ela desse conselhos. Marco

Eu gostei da entrevista à Margarida Fonseca Santos. Já fui à Biblioteca requisitar os livros da senhora. Gosto muito deles. Gostei como ela falava. Mafalda

Eu gostei muito da entrevista, mas não pude fazer a minha pergunta porque quando falou sobre si, disse o que eu ia perguntar. Aprendi muita coisa porque antes da entrevista, pensei que ser autor ou autora era muito fácil: era só escrever e que saísse e pronto! Sobre a autora acho que ela devia ter começado a escrever mais cedo e não só aos 23 anos. Leon

Foi giro, aprendemos muitas coisas sobre a vida da Margarida Fonseca Santos. Eu já li muitos livros que ela escreveu. Gostei muito da maneira dela explicar a vida dela. Eu gostaria de fazer isto com outras autoras. Ana Rita

A Margarida é muito fixe. Ela às vezes dizia: eh pá! Eh pá! Eh pá! Os livros dela são muito giros. Gostei muito de conhecê-la e quero vê-la outra vez. Jorge

.............................................................................

Não se esqueçam de participar no Passatempo 7 Irmãos. O regulamento encontra-se afixado na Biblioteca e podem consultá-lo, também aqui

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Viver em Portugal, um prazer!

É preciso vir um estrangeiro, dizer bem do meu país.
Já tinha saudades de ouvir dizer bem de Portugal.
Dez coisas que melhoraram em Portugal nos últimos 15 anos
Alexander Ellis,
Embaixador Britânico

Chegou a época do espírito natalício. Então, deixemos de lado quaisquer miserabilismos e concentremo-nos nas coisas boas - não como escape mas como realidade. Vivi em Portugal há quinze anos. Agora, de volta, quero sugerir dez coisas, entre muitas outras, que melhoraram em Portugal desde a minha primeira estadia. Não incluo aqui coisas que já eram, e ainda são, fantásticas (desde a forma como acolhem os estrangeiros até à pastelaria).
Aqui ficam algumas sugestões de melhorias:

- Mortalidade nas estradas; as estatísticas não mentem - o número de pessoas que morre em acidentes rodoviários é muito menor, cerca de 2000 em 1993 e de 776 em 2008. A experiência de conduzir na marginal é agora de prazer, não de terror. O tempo do Fiat Uno a 180km/h colado a nós nas auto-estradas está a passar.

- O vinho; já era bom, mas agora a variedade e a inovação são notáveis, com muito mais oferta e experiências agradáveis. Também se pode dizer a mesma coisa sobre o azeite e outros produtos tradicionais.

- O mar; Lisboa, em 1994, era uma cidade virada de costas para o mar; poucos restaurantes ou bares com vista, e pouca gente no mar. Hoje, vemos esplanadas e surfistas em toda a parte. Muita gente a aproveitar melhor um dos recursos naturais mais importantes do país.

- A zona da Expo; era horrível em 1994, cheia de poluição, com as antigas instalações petrolíferas. Agora é uma zona urbana belíssima, com museus e um Oceanário entre os melhores que há no Mundo.

- A saúde; muitas das minhas colegas têm feito esta sugestão - a qualidade do tratamento é muito melhor hoje em dia, apesar das dificuldades financeiras, etc. A prova está no aumento da esperança de vida, de cerca de 74 em 1993 para 78 anos em 2008.

- Os parques naturais; viajei muito este ano do Gerês a Monserrate http://www.parquesdesintra.pt/index.aspx?p=parksIndex&MenuId=9&Menu0Id=9 ; tudo mais limpo, melhor sinalizado, mais agradável. O pequeno jardim está, de facto, mais bem cuidado.

- O cheiro. Sendo por natureza liberal nos costumes sociais, não fui grande fã da proibição de fumar - mas, confesso, a experiência de estar num bar ou num restaurante em Portugal é hoje mais agradável com a ausência de tabagismo. E a minha roupa cheira menos mal no dia seguinte.

- A inovação; talvez seja fruto da minha ignorância do país em 1994, mas fico de boca aberta quando visito algumas das empresas que estão a investir no Reino Unido http://ukinportugal.fco.gov.uk/en/doing-business/; altíssima tecnologia, quadros dinâmicos e - o mais importante de tudo – não há medo. Acreditam que estão entre os melhores do mundo, e vão ao meu país, entre outros, para prová-lo.

- O metro de Lisboa. É limpo, rápido, acessível e tem estações bonitas.

- As cores; Portugal tem e sempre teve cores naturais bonitas. Mas a minha memória de 1994 era o aspecto visual bastante cinzento das cidades, desde a roupa até aos carros. Hoje há mais alegria - recordo um português que medisse, talvez com tristeza, que o país estava a tornar-se mais tropical.
Em termos de imagem, parece-me um elogio!

Esta é a minha lista. E a sua?
Alexander Ellis,

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Espaços da nossa Escola 2010

A nossa Escola tem uma das mais belas e interessantes arquitecturas que de uma forma acolhedora proporcionam um clima amistoso, saudável e atraente.




Este ano, queremos brindar-vos com a magia da nossa escola e saborear a sua beleza.



Eis alguns destes espaços.

Natal pela Escola - EB JFPB ilhavo

O Grupo de Educação Musical e o Departamento de Expressões assinalaram de uma forma nobre a época natalíca na nossa escola.
Vários espaços foram decorados e a magia começou a surgir. No átrio da entrada uma árvore evoca a presença da luz, no exterior uma árvore de materiais reciclados iluminou o semblante frontal da nossa escola apelando à necesidade de cuidar responsávelmente do nosso planeta, ele é a nossa casa.
No auditório, os professores de EM, com melodias cantadas pelas diversas turmas encantaram e tornaram presentes a alegria e o regogijo desta festa tão importante, o Nascimento do Deus Menino.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

8.º Ano - Visita de Estudo - Aveiro - EMRC


8.º Ano - Visita de Estudo - Aveiro




LOCAIS A VISITAR:



Convento e Igreja do Carmo

Seminário Santa Joana Princesa

Museu de Aveiro



Professores Dinamizadores:
EMRC, Prof. Filipe com colaboração das Professoras Vera e Luísa

Data de Realização: 04/02/2010

Objectivos:
Incentivar a expressividade criativa dos alunos.

Dar a conhecer a nossa região com todo o seu património cultural e religioso.

Mobilizar os valores da paz, da tolerância, do respeito pelo outro, do diálogo, da colaboração, da liberdade, da dignidade humana e dos valores delas decorrentes para organizar um universo de valores que oriente o comportamento na relação (pessoal e institucional).

Apreender um conjunto de valores e vivências que nos encaminham para a felicidade, tendo presente o património do Cristianismo

Sensibilizar para a valorização do património histórico, geográfico e cultural

Potenciar o conhecimento de outras realidades como instrumento de enriquecimento pessoal

Promover o relacionamento interpessoal

Foi uma visita simpática muito acolhedora e familiar, juntando 50 alunos do oitavo ano da Escola Básica José Ferreira Pinto Basto, potenciou um conhecimento cultural e histórico sobre os trilhos da felicidade testemunhados nos ambientes cristãos em terras de Aveiro.

O Convento e igreja do Carmo, Jardim de Deus, em honra do primeiro convento fundado no monte do Carmo ou Carmelo em Haiva, na Terra Santa, testemunha a alegria da felicidade de S. João da Cruz, de Sta Teresa e Sta Teresinha Carmelitas dedicados à terra e ao céu [assim nos testemunham o seu hábito castanho com escapulário e capa branca]. Primeiro em grandes conventos, depois em ambientes mais familiares se vive em total comunidade ao serviço dos outros.

O Seminário de Aveiro, dedicado a Santa Joana Princesa, um espaço de formação e aprofundamento para todos aqueles que colocam a hipótese de ser padre "Pescador de Homens" vocação sobrenatural para quem quer ser e fazer algo único, radical, especial numa entrega total de serviço ao outro e a Deus no amor. Os diversos espaços testemunham uma vida que remontam ao princípio do século XX com D. João Evangelista de Lima Vidal, Bispo atento à primeira necessidade de todo o Homem ser Feliz, mas para isso precisa de orientação. O padre é um dos primeiros a estar, a apoiar, a amparar, a promover, a acarinhar esta vocação profunda da felicidade.

O Museu de Aveiro com uma presença fundamental na história de Portugal e de Aveiro acolhe uma princesa que se quer dedicar totalmente a Deus. Princesa de Portugal, filha do rei D. Afonso V e da rainha, sua mulher, D. Isabel. Nasceu em Lisboa a 6 de Fevereiro de 1452 e morreu no convento de Aveiro a 12 de Maio de 1490.

O nascimento desta princesa causou o maior entusiasmo e alegria, por não haver sucessor, e logo no berço foi jurada em cortes por princesa herdeira do reino, titulo que pela primeira vez se dava em Portugal. Recusou três casamentos e com uma sábia artimanha convenceu o pai, o Rei, a deixá-la integrar um convento e um convento de clausura. Deste feito cresce e enriquece Aveiro num património que nos deixa sem palavras.

A todos fica uma palavra de apreço aos que nos acolheram um grande obrigado, prometemos voltar. Aos nossos alunos fica uma palavra de parabéns pela seriedade, respeito e postura.

Educar é viver. Vivendo, descobrimos que somos algo mais que um ser que apenas respira. Somos vocação à Felicidade, no Amor.

Filipe Tavares

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O Ruído e o Barulho, pela Escola!


Os nossos alunos do 8.ºano sob orientação da Professora Rosa Branca lançaram uma campanha contra o Barulho na escola. Como o ruído nos acompanha quer na escola, em casa, na rua, no carro aqui deixamos alguns dos cartazes elaborados para que esta luta não fique apenas nas paredes da escola mas passe e trespasse todo o espaço e ruído do ambiente.