quarta-feira, 23 de junho de 2010

Sarau - Agrupamento de Escolas de Ílhavo 2010

O espectáculo já começou.
Ainda vens a tempo.
Bora lá!






















sexta-feira, 18 de junho de 2010

Mário Castrim Expo - na nossa Biblioteca da EB JFPB ílhavo

A nossa escola recebe a Exposição Inter-Escolas Municipal dedicada a Mário Castrim. Elaborada conjuntamente nas escolas do município de ílhavo e anteriormente em exposição na Biblioteca Municipal está agora patente na nossa Biblioteca.

É com grande estima que podemos contemplar os trabalhos das diversas Escolas do nosso Agrupamento. Na promoção de autores e artistas, esta actividade já está pensada para o próximo ano. Vem descobrir quem é o autor escolhido. Este ano foi dedicado a Mário Castrim, autor e escritor do nosso Município. Poderás descobrir mais sobre esta figura emblemática e a sua obra no nosso site da nossa Biblioteca.
Deixamos-te uma breve visita fotográfica a esta exposição.


terça-feira, 15 de junho de 2010

EB JFPB é escola de mérito em Xadrez

Com vitórias de relevo a nossa escola vai estando na ribalta neste desporto que faz mexer o cérebro. O Xadrez deixa a sua marca com uma presença real na nossa escola; desde o clube de matemática e a sua dedicação a esta modalidade na pessoa da Professora Luísa Saraiva;  quer na biblioteca, onde o cantinho do xadrez está quase sempre ocupado. A todos os que reinventam a estratégia do jogo para a vitória, aqui fica o nosso agradecimento e reconhecimento pela sua prestação.


Exposição Final "sentir a vida em Agrupamento" na Escola Básica JFPB Ílhavo

Aqui deixamos uma pequena mostra da exposição patente na escola neste final de ano lectivo 2009-2010.

Festa da Música Musicalíssimo


Promovido pelos profesores de Educação Musical a Festa da Música envolveu os nossos alunos e fê-los brilhar e encantar. Várias actuações repartidas em dois blocos neste dia de grande festa foram o espectáculo que as turmas do 2.º ciclo foram convidadas a ver e a participar.
Tudo aconteceu no dia 15 de Junho de 2010 no auditório da nossa escola. Quem esteve, aplaudiu e deliciou-se com o trabalho realizado. Aqui fica o registo fotográfico do momento.






quarta-feira, 9 de junho de 2010

Sarau - Agrupamento de Escolas de Ílhavo


18 de Junho 2010
Pavilhão da cidade
                               Vem Ver!!!!

Encontro Vocacional 9 Ano

Os alunos da nossa escola no dia 8 de Junho tiveram um dia em cheio. Da parte da manhã ouviram, em primeira voz, a experiência de um conjunto de pessoas ligadas à vida activa na sociedade; uma enfermeira, um engenheiro, uma cozinheira... um GNR, entre outros. De tarde seguiram a apresentação de alguns cursos profissionais presentes nas escolas mais próximas e outros onde se poderão integrar no próximo ano.

Este dia foi organizado e orientado pelos Serviços de SPO da nossa escola em colaboração com os DT's do nono ano e a Coordenadora para a Saúde.


segunda-feira, 7 de junho de 2010

COMPRAS LIGHT

Compras com conta, peso e medida

Semana do Ambiente - Biblioteca Municipal de Ílhavo _ Trabalhos EB JFPB ÍLhavo

Trabalhos dos alunos do 5º H, 5º F e 7º A, expostos na Biblioteca Municipal, durante a Semana do Ambiente, promovida pela Câmara municipal de Ílhavo, de 31 de Maio a 6 de Junho.

sábado, 5 de junho de 2010

Hora do Conto - Jumbo de Aveiro - Dia Mundial da Criança - ADDA

Comemorando o Dia Mundial da Criança, a Associação de Diabéticos de Aveiro, o Jumbo de Aveiro e a Biblioteca da Escola Básica JFPB Ílhavo recriaram mais um espaço do conto onde os convidados foram as crianças do 3.º do ATL do Centro Social de Esgueira.




O capuchinho vermelho deu as boas vindas a uma viagem pela floresta encantada onde aviadores, plantas, animais, e um dragão muito simpático mas que tinha um pequeno problema, ou talvez não... em vez de cuspir fogo, cuspia água com bolhinhas... era mesmo um "anormal". Os outros dragões gritaram para o expulsar... mas as fadas choravam para que ficasse eis um grande dilema... felizmente que o Rik eRok vieram em socorro desta história encantada e com a sua presença espalharam sorrisos e muita animação... Quase me esquecia, o animador deste conto adaptado, rescrito nas teias do pensamento e da imaginação também chorou, gritou, polou, saltou e quase que morria esmagado pelo avião do Noddy, que por fantasia aterrou nesta história e nos transportou noutras viagens na descoberta de Portugal, dos seus rios, cidades e outros continentes.


Pois claro que houve "re-educação" de várias coisas importantes, o tempo demasiado em frente à tecnologia dos jogos, da tv... dos excessos de comida recheada de açúcar... da necessidade de consumir alimentos saudáveis e ainda do exercício físico, que é urgente e necessário para sacudir o pó dos nossos músculos...


Pelas crianças e às crianças... às instituições que tornaram esta actividade possível, à disponibilidade pessoal e profissional de todos os envolvidos o nosso muito obrigado.


Desta feita, o contador foi o professor Filipe Tavares, elemento da Biblioteca da EB JFPB e da ADDA.

Serão "Canvas Parede" na Biblioteca da nossa Escola, 4 de Junho

Exposição ”Sentir para Valorizar a Poesia - Canvas Parade “ , em festa durante o serão do dia 04 de Junho, sexta-feira, pelas 21h00, na Biblioteca da Escola-sede – EB José Ferreira Pinto Basto. Ainda com sabor ao dia mundial da criança, os protagonistas, alunos, professores e comunidade escolar animaram este serão onde a Poesia, a arte plástica e o conto de histórias marcaram a sua presença. Eis a nossa Biblioteca. Os nossos livros. A nossa Arte. Nós próprios!


Dia Aberto do Clube de Matemática

Participação da nossa Escola na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens 2009/2010

Partindo com entusiasmo e emoção, no dia 24 de Maio, a caminho de Lisboa, para representar a nossa Escola, íamos nós, Leonardo Marques (porta-voz de Aveiro) e Gonçalo Santos, alunos do 9º ano, acompanhados pela nossa Professora Graça Pascoal. No nosso autocarro, o divertimento era constante com todas as escolas do Distrito de Aveiro, nomeadamente, Marques Castilho, Jaime Magalhães Lima, João Afonso, e outras do distrito do Porto. Pelas 13h, chegámos ao Palácio de São Bento, e nós, os deputados efectivos, entrámos pela porta principal, em direcção à sala onde iria decorrer a nossa Comissão. De salientar, que este trabalho foi transmitido em directo pela Internet e pelo canal AR TV. O objectivo desta tarefa, era apurar as medidas a tomar no âmbito da Educação Sexual, que iriam ser levadas à sessão plenária, no dia seguinte. Dos sete círculos presentes na referida comissão, Aveiro saiu vitoriosa. No final do dia, jantámos nos claustros do Palácio, e de seguida, partimos para as instalações do Inatel, onde pernoitámos.

No dia 25, efectuou-se a sessão plenária, na sala do Senado, por sinal um monumento deslumbrante e digno de ser visitado. Nesta sessão foram apuradas as 9 medidas para a implementação da Educação Sexual nas escolas do País, sendo duas delas do círculo de Aveiro. Gostaríamos de salientar que o nosso trabalho ao longo destes dois dias, foi cansativo, mas ao mesmo tempo, muito gratificante, uma vez que pudemos partilhar novas experiências e ganhar novos conhecimentos/informações no âmbito da Educação Sexual.

Por último, há que referir ainda que prezámos o empenho e dedicação demonstrados pela Directora do nosso Agrupamento, pelo facto de se ter disponibilizado e deslocado a Lisboa, para nos dar o seu apoio. Obrigado pelo carinho demonstrado!





Leonardo Marques e Gonçalo Santos

terça-feira, 1 de junho de 2010

Sentir para Valorizar a Poesia - Canvas Parade

O Agrupamento de Escolas de Ílhavo tem o prazer de convidar V. Ex.ª para a exposição ”Sentir para Valorizar a Poesia - Canvas Parade “ , a realizar no dia 04 de Junho, sexta-feira, pelas 21h00, na Biblioteca da Escola-sede – EB José Ferreira Pinto Basto.

DE 01 A 11 DE JUNHO DE 2010