segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Biblioteca - Março, Mês da Leitura - Actividades

Aproxima-se o mês de Março, Mês da Leitura. De entre as actividades que estão a ser programadas, encontra-se a comemoração do dia da árvore e, em simultâneo, do dia da poesia, dia 21. As Bibliotecas do Agrupamento associam-se ao Ano Internacional das Florestas, chamando a si os poetas da comunidade escolar. Vamos homenagear as nossas amigas árvores, dando asas à nossa criatividade...

Cartaz e Regulamento do Concurso de Poesia aqui

cartaz_Poesia

Programa da Semana

Veja o Programa completo em PDF - Mês da Leitura - Escola Sede
EB José Ferreira Pinto Basto Ílhavo
Mês da leitura – Março de 2011
Programa:Regulamento em anexo.
Concurso de poesia, subordinado ao tema “Se eu fosse uma árvore…”.
Ao longo do mês, concurso “Ler para quê, de A a Z…”. Prémio melhor frase.

Ao longo da 3ª semana, “10 minutos… uma história todos os dias” – Os professores lêem pequenos contos, em todas as turmas, todos os dias.

“História a várias mãos” dos contos escritos pelos alunos, com base numa história de Maria Teresa Gonzalez (actividade concelhia

Apresentaçãoincluída na actividade 10 minutos… uma história por dia)
Ao longo da 3ª semana, “Leitura com sabor a café”. Os adultos podem ler pequenos textos nos tabuleiros colocados nos bufetes, à hora do café.Ao longo da 3ª semana, projecção de testemunhos de várias personalidades sobre a importância da leitura.
Dia 4, participação visita da escritora Ana Saldanha à BMI
Dia 14, “Viagem à Casa dos Livros”, visita das turmas 7ºD e 8ºB à Biblioteca Municipal, às 10h.
Dia 15 às 10.10h, “À conversa com Licínio Amador…” sobre “Contos da terra dos Ílhavos”

Dia 16, “Ílhavo a ler Dia 17, às 15.05h, “À conversa com João Roque…”

Ao longo do mês, “Histórias em vários línguas”: Inglês, Francês, espanhol, ribani, língua gestual, chinês e Esloveno (participação do Assistente Comenius)

Hora do Conto por Adelaide Ferreira (planificação semanal)

“Contos da avó” por Maria José Pais (avó de um aluno da escola).

Dia 21 – 10.10h Celebração do Dia Mundial da Floresta e da Poesia: entrega de prémios do concurso de Poesia subordinado ao tema “Se eu fosse uma árvore…”; exposição temática; “A árvore generosa”, um conto de Shel Silverstein, dinamizado por Paula Agualuza.

Dia 24, às 10.10h, “A Literatura e a Internet” (da responsabilidade da Biblioteca Municipal –7B e 7C

Dia 25, “Chá com livros”, convívio com Pais e EE.
‐ 6A, B, C e F (5 alunos por turma)‐ 8ºA+”, fase final na BMI: 2º Ciclo às 10 h e 3º ciclo às 14.30h‐ 6D
Veja o Regulamento Concurso

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Valores, um esforço de construção!

A turma do 6C em Formação Cívica propuseram-se a realizar um esforço construtivo na redescoberta dos valores. Depois de trabalhados montaram uma pequena exposição patente na Biblioteca da escola realçando a importância dos Direitos Humanos e dos Valores na sociedade.


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ilustração de poemas.


Ilustração de poemas.

Os alunos do 6º ano turma F elaboraram nas aulas de EVT um painel colectivo com a ilustração de um poema sobre a temática “Os afectos”, inserido no Unidade de Trabalho da disciplina. Para isso, utilizaram a técnica da colagem: o poster publicitário, recortaram as letras do poema em cartolina colando-as no cartaz e ornamentando-o com estrela.

Pedacinhos de Nós - Equipa da Biblioteca - CE Sra. Pranto



Pedacinhos de Nós é um Jornal Escolar coordenado pela equipa da Biblioteca e que conta com a participação de toda a Comunidade Escolar do CE da Sra do Pranto. É um espaço de informação, reflexão, partilha e divulgação.

Este jornal, edição número um, contempla uma grande parte das actividades realizadas ao longo deste primeiro semestre do ano lectivo e que, certamente marcou toda a Comunidade, sobretudo os alunos que participaram de forma tão entusiasta.
Agradecemos a todos os que deram o seu contributo!

A Equipa da Biblioteca
 
 
Editorial



O Centro Escolar da Srª do Pranto tem vivido momentos ricos de partilha de conhecimentos e de
saberes, com a participação de todos que nele trabalham, colaboram e estudam.

Porque acreditamos que a escola e a colaboração de todos os seus intervenientes – comunidade educativa – têm um papel fundamental na educação e formação das nossas crianças e alunos, muitas têm sido as actividades realizadas ao nível de todas as valências (Escola, Jardim e ATL) e muito se tem aprendido acerca de importantes valores de convivência social.

Os pais e encarregados de educação têm sido intervenientes activos neste caminho, através da sua presença e participação em variados eventos, como a noite de tertúlia da biblioteca vivida no passado mês de Dezembro.

A sua presença, enquanto elementos importantes da comunidade escolar, é sempre uma mais-valia para o crescimento desta instituição. É, pois, convosco e para vós e para os vossos educandos que construímos este primeiro jornal que tem como objectivo evidenciar o que de bom se tem feito, na construção do processo de ensino e na aprendizagem dos nossos alunos.
Os vários concursos dinamizados pela nossa biblioteca deram muito brilho à articulação entre os vários elementos da comunidade escolar, onde os nossos pais tiveram uma participação preponderante, contaram também com o apoio e actuação do nosso parceiro, a Câmara Municipal de Ílhavo, na eleição dos melhores trabalhos.

Neste jornal pretende-se evidenciar as várias actividades e dar visibilidade ao trabalho feito por todos, tendo sempre em vista o desenvolvimento pessoal, social e académico dos nossos alunos.
Aos pais, alunos, docentes e não docentes agradecemos o contributo prestado tão válido e enriquecedor.


A coordenadora do Centro Escolar,

Profª Fátima Marnoto

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Já estamos no Facebook!!!

Vem visitar-nos!!!!


Ageilhavo EB23ilhavo EB José Ferreira Pinto Basto

Dia dos Namorados na EB23 JFPB Ilhavo


A nossa escola com Percursos do Amor


Cantinho das mensagens de Amizade


8C vestido de Amor em Tshirt




Enigma 2 - Fevereiro - Ano 2011

Enigma 2 - Fevereiro - Ano 2011

Enigma 02


Começa muito pequena.
É dom que se dá e se recebe no amor!
Potência de ver, ouvir e sentir
A natureza, as pessoas, as coisas e as cores.

É magia do Universo que se renova
É tentativa de descoberta e invenção
Mas que o ser, só por si, se impõe.

Às girafas e aos chimpanzés,
Às águias e aos linces
A todos é implícito o direito
Para que também tu e eu o respeitemos
No nosso ser simples e maravilhoso
Sorrir e dar as mãos!

Fevereiro 2011 | DCHS | EMRC



Histórico - Enigmas:

Enigma 1 Janeiro 2011 - solução:

Enigma 4 Maio 2010 - solução: Enigma

Enigma 4 Abril 2010 - solução: Guernica

Enigma 3 Março 2010 - solução: São Petersburgo

Enigma 2 Fevereiro 2010 - solução: Papa Bento XVI

Enigma 1 Janeiro 2010 - solução: Península Íbérica



Departamento de CHS

_____________________________________________________________________
“O Enigma do Mês”


O que é ?

► Um concurso promovido pelo Departamento de Ciências Humanas e Sociais

► Podes participar, descobrindo a solução para o desafio mensal que te é colocado neste painel.

► Lê com atenção ou pede informações ao teu professor de HGP, História, Geografia ou EMRC


► Participa!!! E boa sorte!!!

► Há prémios para os que mais enigmas acertarem



______________________________
Regulamento do Concurso


. Este concurso tem início em Janeiro de 2011

. No dia 17 de cada mês é afixado um enigma

. Podes consultar o enigma no Jornal de Parede (junto ao Aquário)

. Para participares, tens de preencher um cupão de resposta

. Pede o cupão junto do teu professor de HGP/História/Geografia ou EMRC

. Deves entregar o cupão devidamente preenchido ao teu professor até ao dia 16 de cada mês

. Todos os campos do cupão devem ser preenchidos

. No dia 17 de cada mês serão divulgados os premiados

. No final do terceiro período serão atribuídos prémios aos vencedores

. Haverá três prémios (1º, 2º e 3º) que correspondem ao maior número de respostas correctas

. Haverá igualmente menções honrosas

. Todos os participantes terão diploma de participação

______________-__________________-_______________
Cupão Enigma do Mês


Nome do aluno _____________________________

Ano ____ Turma ____ Nº ____

Nº do Enigma ____

Solução ___________________________________

Data de entrega ____/____/____ Hora ___: ___

Assinatura do aluno

__________________

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Ser professor

Ser professor é a mais nobre dádiva à humanidade e o maior contributo para o progresso dos povos e das nações. E, como ninguém nasce professor, é necessário aprender-se a ser. Leva muitos anos de estudo, trabalho, sacrifício, altruísmo e até dor.

Um professor tem que aprender o que ensina, o modo de ensinar e tudo (mesmo tudo) sobre os alunos que vão ser sujeitos à sua actividade profissional. Mas não se iludam: depois de tudo isso um professor nunca está formado. Tem que aprender sempre. Um professor carrega para toda a vida o fardo de ter que ser aluno de si próprio. De se cuidar, de estar sempre atento, ter os pés bem postos no presente e os olhos bem focados no futuro.

Ser professor obriga a não ter geração. Professor tem que saber lidar com todas elas, as que o acompanham durante quatro décadas de carreira. É pai, mãe e espírito santo. E, para o Estado, ainda é um funcionário que, zelosamente, se obriga a cumprir todas as regras da coisa pública.

Por tudo isso, professor é obra permanentemente inacabada. É contentor onde cabe sempre mais alguma coisa. O professor é um intelectual, mas também é um artesão; é um teórico, mas que tem que viver na e com a prática; é um sábio, mas que tem de aprender todos os dias; é um cientista que tem que traduzir a sua experimentação para mil linguagens; é um aprendente que ensina; é um fazedor dos seres e do saberes; mas é também um homem, ou uma mulher, como todos nós, frágil, expectante e sujeito às mais vulgares vulnerabilidades.

O professor contenta-se com pouco: alimenta a sua auto-estima com o sucesso dos outros (os que ensina), e tanto basta para que isso se revele como a fórmula mágica que traduz a medida certa da sua satisfação pessoal e profissional. Por isso é altruísta e, face ao poder, muitas vezes ingénuo e péssimo negociador.

O professor vive quase todo o tempo da sua carreira em estádios profissionais de enorme maturidade e de mestria. São estádios em que a maioria dos docentes se sentem profissionalmente muito seguros, em que trabalham com entusiasmo, com serenidade e com maturidade, e em que, num grande esforço de investimento pessoal, se auto conduzem ao impulsionar da renovação da escola e à diversificação das suas práticas lectivas.

Infelizmente, de onde devia partir o apoio, o incentivo e o reconhecimento social, temos visto aplicar medidas políticas, e expressar pensamentos, através de palavras e de obras, que menorizam os professores, que os denigrem junto da opinião pública, no que constitui o maior ataque à escola e aos professores perpetrado nas últimas três décadas do Portugal democrático.

Um ataque teimoso, persistente, vitimador e injustificado que tem levado o grande corpo da classe docente a fases profissionais negativas, de desânimo, de desencanto, de

desinvestimento, de contestação, de estagnação, e de conformismo, o que pressagia a mais duradoira e a mais grave conjuntura profissional de erosão, mal-estar e de desprofissionalização.

Se não for possível colocar um fim rápido a estas políticas de agressão profissional, oxalá uma década seja suficiente para repor toda uma classe nos trilhos do envolvimento, do empenhamento e do ânimo, que pressagiem o regresso ao bem estar e à busca do desenvolvimento pessoal.

Importante, agora, será a persistência na ilusão. Os professores são uma classe única e insubstituível. A sociedade já não sabe, nem pode, viver sem eles. O Estado democrático soçobraria sem a escola. O novo milénio atribui aos professores funções e competências indispensáveis ao desenvolvimento da sociedade do conhecimento. O futuro tem que ser construído com os professores e as suas organizações. Nunca contra, ou apesar deles.

Ser professor é, portanto, tudo isto e muito mais. É uma bênção, é um forte orgulho e uma honra incomensurável. Quem é professor ama o que faz e não quer ser outra coisa. Mesmo se, conjuntural e extemporaneamente, diz o contrário. Fá-lo por raiva e revolta contra os poderes que, infamemente, o distraem da sua missão principal e, injustamente, o tentam julgar na praça pública, com cobardia e sempre com grave falta ao rigor e à verdade.

Como diria a minha colega Alen, ao longo da história mais recente a sociedade já precisou que os professores fossem heróis para que assegurassem o ensino nos momentos mais difíceis e nas condições mais adversas; já necessitou que fossem apóstolos para que aceitassem ganhar pouco; que fossem santos para que nunca faltassem, mesmo quando doentes; que se revelassem sensíveis, para que garantissem as funções assistenciais e se substituíssem à família e ao Estado; e que, simultaneamente, se mantivessem abertos e flexíveis para aceitarem todas as novas políticas e novas propostas governamentais. Mesmos as mais ilógicas e infundadas.

Porém, agora é bom que os mantenhamos lúcidos, para que possam ultrapassar com sucesso este injusto desafio a que, ultimamente, têm vindo a ser sujeitos.

João Ruivo
ruivo@rvj.pt

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Palestra Professores, Pais e Encarregados de Educação - Promover a saúde 2 de MarÇo

Deixemos o Sexo em Paz

Dia Internet Segura 2011, 8 de Fevereiro

Actividades para ti....


As TIC são hoje um lugar-comum na sociedade e também nas escolas. Só fazem sentido se os utilizadores as souberem usar em seu benefício, de forma segura, crítica e esclarecida.
No dia 8 de Fevereiro de 2011 comemora-se o Dia da Internet Segura. Para que este dia seja assinalado na comunidade escolar, convidamos todas as escolas a dinamizarem actividades sobre as temáticas relacionadas com a Segurança na Internet, na segunda semana de Fevereiro de 2011.
Vamos envolver a escola! Esta é a oportunidade perfeita para introduzir, ou reforçar, o tema da Segurança na Internet entre os alunos, professores, funcionários escolares, encarregados de educação e pais, bem como consolidar os conceitos que, eventualmente, terão sido, ou virão a ser, abordados na sala de aula.

Convidamos a comunidade escolar de todas as escolas públicas e privadas, da educação pré-escolar ao ensino secundário, a juntarem-se a esta iniciativa..

Para apoiar as escolas no desenvolvimento de actividades próprias na semana de 7 a 11 de Fevereiro de 2011, disponibilizamos sugestões e conteúdos de apoio. Para darmos a merecida visibilidade à iniciativa de cada escola/agrupamento, solicitamos que procedam ao registo das escolas ou agrupamentos preenchendo um formulário simplificado (aqui).
|in site seguranet|




||Sugestões e actividades|| Seguranet||

Recursos de Apoio às actividades nas escolas

Para apoio na concretização das actividades disponibilizamos ainda alguns conteúdos digitais:


ALERTAS "O que farias?":

Os Alertas são conjuntos de materias que podem ser utilizados para dinamizar actividades com alunos sobre Segurança na Internet. No portal SeguraNet, encontrará, dois conjuntos de 6 alertas bem como sugestões de utilização dirigidas aos professores:

Alertas 1º Edição
Alertas 2º Edição, editados num destacável da revista Noésis

Jogos

Aplicações flash interactivas que incluem informação e jogos. Estão disponíveis 3 aplicações, destinadas a 3 públicos-alvo diferentes:

1º /2º Ciclos;
3º Ciclo/Secundário;
Pais e Educadores;
Guias

Dos guias existentes no Centro de Recursos SeguraNet, destacamos:

Manual de Literacia Digital
Manual para professores
Vídeos

Os vídeos podem ser um óptimo ponto de partida para o debate com pais, professores ou alunos.

No Centro de Recurso SeguraNet encontrará uma selecção de alguns que podem ser utilizados para levantar questões e promover o debate. Entre eles destacamos:

Everyone Knows Sarah: Vídeo que alerta para os perigos de disponibilizar imagens pessoais online.
Children see children do: Um vídeo que retrata o comportamento dos filhos como espelho do comportamento dos pais.
Pensa antes de publicar! Cuidado com os dados pessoais...
Apresentações Electrónicas

No Centro de Recurso SeguraNet existem algumas apresentações electrónicas que podem servir de base à construção dos seus materiais para apresentações e palestras sobre estas temáticas. Estas apresentações podem ser adaptadas ao público-alvo e ao seu próprio estilo. Estão disponíveis, entre outras, as apresentações utilizadas pela equipa SeguraNet.



sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

I Torneio do Desporto Escolar - Vagos.

I Torneio do Desporto Escolar - Vagos.


Depois no dia 20 de Janeiro e no âmbito do Desporto Escolar, realizou-se a primeira concentração em Vagos, o apuramento para a 2ª fase que vai ser em em Ílhavo mesmo na nossa escola (EBJosé Ferreira Pinto Basto). Não percas dia 1 de Março 2.ª fase do torneio de Xadrez.




quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Livros e companhia....

Apresentação de um livro
Área Projecto 5G

A Vassoura Voadora
Moutinho, José Viale – A vassoura voadora.  Porto, Searadeletras. 2009.
Ilustrações de Helena Berenguer


1 – Faça sol ou faça frio,
Sempre tem onde morar,
Só pode ser senhorio,
Não pode a casa alugar.
R:caracol

7. que é ,
Que é,
Que antes de ser
Já o era?
 R:PESCADA

Dedicações: ESTE LVRO FALA-NOS DE ADVINHAS
QUE PODEM ESPREITAR!... NAS BANCAS DA BIBLIOTECA ,…
É MUITO GIRO E DIVERTIDO COM ADVINHAS PARA TODOS OS GOSTOS!
EU E A MINHA AMIGA LÊMOS E ADORAMOS E AS DUAS ADVINHAMOS IMENSAS.
VENHAM TAMBEM ESPREITAR CONOSCO!!!
Selecção de José Viale Moutinho
Ilustrações de helena berengueres
Editora: searadeletras


Apresenção de Ana e Beatriz.
______________________________________________

QUENTAL, Antero de As Fadas, Lisboa ,Vega 2008
Ilustrador – Raquel Pinheiro


As fadas … eu creio nelas!

Umas são moças e belas,

Outras, velhas de pasmar…

Umas vivem nos rochedos,

Outras, pelos arvoredos,

Outras, á beira mar…


______________________________________________

KINNER,Jeff – O diário de um Banana 3, Brasil, Editora: Vogais e companhia edições 2009
Ilustração de Jeff Kinner

Sinopse:

O Greg Heffley nunca deixará de ser um banana! E a partir do dia de ano novo que, ele está a tentar fazer todos os possíveis para melhorar as pessoas como, por exemplo, tentar que a mãe não faça tanto barulho a mastigar as batatas fritas ect…Mas essa decisão não durou nem um minuto!

Mas o seu pai anda não percebeu que o seu filho é um “banana”, alguém lhe podia explicar!?

Apresentação por: Maria Santa

_____________________________________


Ducla Soares, Luísa/ Bacelar, Manuela – Os ovos mistérios. Porto: EDIÇÕES AFRONTAMENTO, 1994.

Resumo:

Certo dia uma galinha que todos os dias metia um ovo. E todos esses dias a sua dona ia-lhe tirar o ovo.

Essa galinha dizia que já tinha metido 1.000 ovos e que podia ter tido aqueles filhos. E decidiu fugir daquele lugar.

Vou vos dar o convite para lerem este livro, por que é muito engraçado.

Apresentação por: Beatriz Santos

_____________________________________________________
 
TAVARES, Miguel Sousa - O segredo Do Rio.Cruz Quebrada/Dafunto, 1997.

Ilustrações de Fernanda Fragateiro.

O livro fala de um menino que morava numa casa o pé de um lago que havia um peixe no rio que falava.

Apresentação por: Miguel.