quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Feira do Livro Serão aberto à comunidade 30 Novembro 21h

Hoje, dia 30 de Novembro, vai haver um serão cultural e musical enquadrado nas actividades dinamizadas pela Biblioteca no âmbito da feira do Livro. Convidamos toda a comunidade escolar a participar.
Leituras
              livros
                           musica
                                        teatro
                                                          prémios....


Bem Vindo




Com a participação especial 
        de Ana e Pedro, ... 
                          vem ouvi-los a cantar!!!

Bullying na Escola - Acção de sensibilização


Realizou-se na nossa escola uma acção dinamizada pela GNR de Ílhavo - Escola Segura - subordinada ao tema o Bullying e escola. As  turmas que desta forma puderam recolher um conjunto de informações muito importantes sobre esta temática.

A GNR tem realizado um trabalho de louvar com estas iniciativas que urgem, cada vez mais, na nossa sociedade e na nossa escola.

De 2011 11 Bullying eb23i

Thanks Given Day - Exposição

De 2011 11 ingles thanks given
Evocando  o Dia de Acção de Graças, os alunos de inglês da nossa escola realizaram alguns trabalhos de investigação e mostraram à comunidade uma exposição que ficou à entrada da biblioteca. Aqui ficam alguns dos trabalhos num registo fotográfico da exposição.

2011 11 ingles thanks given

terça-feira, 29 de novembro de 2011

"Lugar dos Afectos" Feira do Livro


Inserido nas atividades da Feira do Livro, a biblioteca propôs uma acção sobre a afectividade e a felicidade dinamizada pelo Lugar dos Afectos. Uma das turmas do 5.º ano viveu em harmonia este tempo dedicado aos afectos.

para saber mais
Lugar dos Afectos



segunda-feira, 28 de novembro de 2011

À conversa com João Manuel Ribeiro


À conversa com João Manuel Ribeiro

   Considerado um dos maiores poetas portugueses da literatura infanto-juvenil da atualidade, João Manuel Ribeiro esteve em Ílhavo, nos passados dias 22 e 23 de novembro, tendo dinamizado sessões de poesia e de promoção de leitura em três bibliotecas do nosso agrupamento.   



    No dia 22 esteve na biblioteca do Centro Escolar da Légua e na biblioteca do Centro Escolar de Vale de Ílhavo e no dia 23 na biblioteca do Centro Escolar da Coutada.

    Os alunos e professores, com a coordenação da professora bibliotecária, prepararam com “pompa e circunstância” as atividades e a recepção do escritor, tendo este encontro superado as espetativas de todos. Foram trabalhadas obras diversas, escritas em poesia e em prosa e, a partir de algumas, os alunos apresentaram os trabalhos realizados. Houve em todas as sessões diversos e interessantes momentos e sobretudo a desmistificação de que a poesia é algo aborrecido ou difícil de ler e/ou trabalhar.

     A vinda deste escritor, à semelhança de outras atividades deste género que têm acontecido no nosso agrupamento, contou o precioso apoio da Biblioteca Municipal.

“Os livros são a casa onde os sonhos moram e querem ser encontrados”.
João Manuel Ribeiro














domingo, 27 de novembro de 2011

Feira do Livro

Inicia, segunda feira, a nossa Feira do Livro na biblioteca da escola sede do Agrupamento de Escolas de Ilhavo.
Vem conhecer um livro, oferece e recebe um livro este Natal.
Bem vindos!

Mais uma edição da Feira do Livro do Agrupamento de Escolas de Ílhavo.
Muitos livros para ler, para oferecer, a preços bem convidativos (15% a 20% de desconto). Apareçam.
A abertura à comunidade realizar-se-á no dia 30 de Novembro, das 9.30 às 11 horas, com um programa diversificado: teatro, poesia e música.

Bulling

Segunda feira, pelas 12,35h, haverá a palestra da Escola Segura para as turmas A,B,C e D do 5º ano, no auditório.
Sent from my BlackBerry device available from tmn

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Enigma 2 - Dezembro 2011


Enigma 2011-12

nº2 DEZEMBRO 
História/DCSH/2011



Segui ao” leme de uma nau chamada Portugal” com vontade de chegar à India; a minha vontade era maior que a dos deuses do Olimpo que conspiravam contra mim; quase que consegui…
Quem sou eu?





Histórico - Enigmas:
Novembro 2011| Enigma 1 solução: A Família.

Anteriores
 Enigma 4 Abril  2011 - solução: Nepal Enigma 3 Março  2011 - solução: Democracia Enigma 2 Fevereiro 2011 - solução: Vida Enigma 1 Janeiro 2011 - solução: Portugal Enigma 4 Maio 2010 - solução: Enigma Enigma 4 Abril 2010 - solução: Guernica Enigma 3 Março 2010 - solução: São Petersburgo Enigma 2 Fevereiro 2010 - solução: Papa Bento XVI Enigma 1 Janeiro 2010 - solução: Península Íbérica
Departamento de CHS
_____________________________________________________________________
“O Enigma do Mês”
O que é ?
► Um concurso promovido pelo Departamento de Ciências Humanas e Sociais
► Podes participar, descobrindo a solução para o desafio mensal que te é colocado neste painel.
► Lê com atenção ou pede informações ao teu professor de HGP, História, Geografia ou EMRC
► Participa!!! E boa sorte!!!
► Há prémios para os que mais enigmas acertarem
______________________________
Regulamento do Concurso . Este concurso tem início em Janeiro de 2011 . No dia 17 de cada mês é afixado um enigma . Podes consultar o enigma no Jornal de Parede (junto ao Aquário) . Para participares, tens de preencher um cupão de resposta . Pede o cupão junto do teu professor de HGP/História/Geografia ou EMRC . Deves entregar o cupão devidamente preenchido ao teu professor até ao dia 16 de cada mês . Todos os campos do cupão devem ser preenchidos . No dia 17 de cada mês serão divulgados os premiados . No final do terceiro período serão atribuídos prémios aos vencedores . Haverá três prémios (1º, 2º e 3º) que correspondem ao maior número de respostas correctas . Haverá igualmente menções honrosas . Todos os participantes terão diploma de participação ______________-__________________-_______________ Cupão Enigma do Mês Nome do aluno _____________________________ Ano ____ Turma ____ Nº ____ Nº do Enigma 2011-12 ____ Solução ___________________________________ Data de entrega ____/____/____ Hora ___: ___ Assinatura do aluno __________________

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Enigma 2011-12 * 01 Novembro - Solução

 Soluções

Enigma 2011-12   * 01 Novembro 
CHS - EMRC

A resposta correcta:  A Família

Participação
Certos           25
Não certos    65
Total participantes 90

Vencedor
Escolha aleatória das respostas certas.

Inês Rodrigues n. 10 8.ºB













Novembro 2011
DCHS
EMRC


Semana Europeia dos Resíduos


A nossa escola comemora a Semana Europeia dos Resíduos com um conjunto de acções dinamizadas de forma multidisciplinar e em parceria com a CMI.

No all da escola é-nos apresentada uma exposição que relança os objectivos dos três "R's" Reciclar, Reduzir e Reutilizar....
É uma pequena mostra de como podemos reutilizar, apresentando um conjunto de materiais e técnicas para o fazer; estas surgem desde o nosso coelho reciclador ao uso da uma bicicleta antiga com uma função decoradora e artística...

Na biblioteca podemos encontrar uma mini-feira/exposição de livros que nos ajudam a reflectir e agir sobre estas temáticas.

Apareçam e descubram o verdadeiro poder que cada um pode ter na transformação deste mundo que é teu, é meu é o nosso mundo.


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Ler por prazer!

O livro Janeiro da colecção Conspiração 365 é um livro bastante "colador" digamos assim. Quando se começa a ler nunca se consegue parar. É uma mistura de aventura com mistério.
Eu só o li 1 vez mas um dia voltarei a lê-lo. Recomendo-o vivamente a toda a gente que aguentar uma leitura viciante recheada de perigo e tudo mais.

Leiam!

Sofia

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Um unicórnio… dá para acreditar?

Ler por Prazer

Um unicórnio… dá para acreditar?




Foi descoberto um unicórnio! Não, não é um cavalo com um corno mas é sim um peixe! Este é o nome que se dá a um peixe que vive nas águas quentes do oceano Indico e do Pacífico. Este peixe defende-se dos predadores usando o corno na testa que lhe dá o nome e dois espigões que tem junto à cauda. Quem acha-se verdadeiramente corajoso para se meter com ele?

Por Sofia Teixeira Vaz

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Dia do mar Palestra sobre o Navio de Santa Maria Manuela

Com a presença do Capitão do Navio comemoramos o dia do mar com uma palestra sobre o Santa Maria Manuela.


S


Concurso de Leitura “Cherub” – “O Recruta”

A Porto Editora em colaboração com os professores de Português e a BE lançaram  o concurso de leitura do livro O Recruta, da coleção Cherub.

Assim, os alunos que queiram participar, e não tenham ainda lido o livro, podem dirigir-se à BE e pedir emprestado um dos exemplares que a editora disponibilizou para o efeito.

A 9 de dezembro com horário brevemente a definir, os concorrentes terão de responder a um questionário sobre o livro. Todos terão um certificado de participação e as melhores respostas serão distinguidas com um prémio. Para mais informações dirige-te à biblioteca ou ao teu professor de Português.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Língua Gestual Portuguesa











Uma exposição que afirma os direitos de todos no acesso ao conhecimento e na liberdade de expressão.

Os malefícios do Tabaco

Comemorando o dia mundial do não fumador,

a nossa escola proporcionou uma sessão de esclarecimento sobre os maleficios do tabaco e das drogas.

Contamos com a presença de dois médicos do Hospital de Coimbra que apresentaram a problemática das drogas e do tabaco como agentes maléficos da saúde.

Turmas e alunos foram convidados a estar presentes nesta sessão que nos trouxe informação, formação e testemunhos reais de uma vida muitas vezes negada por causa das drogas.






Dia do Mar











domingo, 13 de novembro de 2011

Ler por prazer, eu recomendo...





É a nossa nova rúbrica deste espaço que se quer de todos.

Resumidamente, é dar a conhecer um livro que se tenha lido. Descrever as emoções, as aventuras, os lugares, as terras, os mares e os oceanos percorridos na imaginação e pensamento.

Vamos dar as boas vindas à Beatriz que vai iniciar, com muito prazer, este espaço de "Ler por prazer!" Com duas sugestões...


"O jantar chinês e outros contos" de Maria Ondina Braga

Este é um dos livros que recomendo, porque para além de ser interessante, aprendemos bastante acerca da cultura chinesa, entre outras.
Gostei particularmente do tipo de escrita de Maria Ondina Braga, autora deste livro, pois caracteriza os acontecimentos de tal maneira que até parece que entramos nessa mesma história!














"Razões do Coração"de Rosalind Laker

Sem dúvida alguma este livro passou a ser um dos meus favoritos!
Este livro passa-se em Paris, e não só, na qual nos conta a história da vida de uma rapariga de nome Lissete Decourt. Depois da morte da sua avó em Lyon, é obrigada a ir viver com seu pai, que entretanto voltou a casar, no seu castelo em Paris. Foi então que conheceu Philippe, com quem mais tarde se tornou noiva. Na véspera do seu casamento, descobriu que este a andava a trair com a madrasta.
É então que Lissete foge de casa. Apesar de ter jurado nunca mais se apaixonar, conhece Daniel Shaw e fica imediatamente fascinada pelo inglês e pelo seu espectáculo de "lanterna mágica", a arte precursora do cinema. Infelizmente o destino obrigou-os a separá-los.
O livro tem um final surpreendente, e quem o começar a ler, aviso já, que só o vai conseguir pousar quando chegar à última página!
É claro que recomendo!

Beatriz M. Fernandes, 9ºC

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Destaque Sra Pranto : À conversa com os Clã

À conversa com os Clã

O Disco Voador dos Clã aterrou no Centro Escolar da Sra do Pranto, na passada 5ªf, dia 20 de Outubro. Foi, como os nossos alunos disseram, simplesmente "espectacular!". E acrescentaram... "Adorámos! Foi o máximo!"
Os alunos do 3º ano tiveram o privilégio de participar numa conversa com dois dos principais elementos dos Clã, a vocalista Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves (músico e voz), e ouvir ao vivo alguns temas do novo álbum "Disco Voador". Este novo trabalho dos Clã foi feito a pensar nos mais novos, pelo que "as letras são lúdicas e irreverentes feitas a pensar em histórias de crianças para crianças" (Clã).
Os nossos meninos quiseram conhecê-los melhor e fizeram imensas e interessantes perguntas. Vejamos algumas...
- Há quantos anos foi formado o grupo Clã e como se formou?
- Os Clã surgiram há cerca de 19 anos e a ideia foi aqui do meu amigo Hélder, disse a Manuela. Foi ele que idealizou o projecto, convidou os elementos do grupo e a partir daí continuámos a trabalhar juntinhos, pelo que formamos um Clã. A escolha do nome foi propositada, foi a pensar que queríamos formar um grupo forte e coeso e... como sempre quisemos que o nome do nosso grupo fosse pequenino, para ficar no ouvido dos nossos admiradores, escolhemos Clã. Parece-nos que foi uma escolha acertada!
- Quantos ensaios fazem por semana?
- Depende. Normalmente ensaiamos 3 ou 4 vezes por semana, mas se estivermos para editar um disco ou a preparar um concerto, o ensaio passa a ser diário.
- São vocês que escrevem as vossas músicas?
- Temos tido vários parceiros. O Hélder compõe as músicas, mas as letras contam com a colaboração de nomes conhecidos... mas depende do projecto. As letras deste novo trabalho, Disco Voador, foram feitas por Regina Guimarães e Carlos Tê e tiveram como única inspiração as crianças.
- Quantos concertos já fizeram?
- Uiii... muitos! Certamente mais que oitocentos! - respondeu a Manuela, com um grande sorriso.
- Já deram concertos em Portugal inteiro?
- Sim... apenas não fomos à cidade de Chaves. Estivemos várias vezes na Madeira e nos Açores e já fomos a países estrangeiros como Espanha, França, Macau, EUA, Brasil...
- Como são famosos... costumam deslocar-se em limusina?
- Não... não ligamos a esses luxos. Somos muito simples e práticos. Temos uma carrinha de 9 lugares e nem sei bem a marca! (risos)
(...)
Os nossos meninos trabalharam algumas letras deste novo trabalho Disco Voador em contexto de sala de aula e fizeram a adaptação da letra Curta-Metragem. A vocalista, Manuela Azevedo, ficou muito feliz e não hesitou em cantar esta canção com a letra criada por alunos do nosso CE.
Esta actividade contou com o apoio da Câmara Municipal de Ílhavo e foi proposta pelo Centro Cultural de Ílhavo. Teve como público-alvo os alunos do 3º ano do Centro Escolar, as turmas das professoras M. João Gordo e Ana Picado.

Semana da LGP 14 a 18 de Novembro

Manifesto da Leitura

Manifesto - Só a leitura salva from Marcos Felipe on Vimeo.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A horta da escola!

Alguns dos alunos e das professoras da Educação Especial, com o apoio das professoras das Atividades Curriculares Alternativas de Ciências da Vida, estão a reabilitar a horta/estufa da nossa escola!
Já foram plantados vários tipos de couve, espinafres, salsa, cebolo, alhos, feijão, nabos, tomates, hortelã, xuxu, alface, maracujá, etc. :)





O objetivo é conseguuir alimentos para usar no projeto de culinária, também dinamizado no âmbito da Educação Especial. Podem espreitar sempre que quiserem :)

Reunião Sindical na nossa escola!


Hoje dia 9, reuniu-se um grupo de professores
para refletir sobre as preocupações da Educação em Portugal.