sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Uma luta pela Vida!

EMRC, uma conquista permanente para Vida!!!
Letónia, uma luta pela Vida!

Factos
"Eu notei que todos os que apoiam o aborto já nasceu" / R. Reagan /

...
Na Letónia, todos os dias são feitos uma média de 27 abortos. No ano passado foram feitos um total de 10.820 abortos, dos quais 7.443 haviam induzido aborto, de acordo com o Centro de Saúde. (...)

O aborto é permitido no nosso país até às 12 semanas de gravidez; e por motivos médicos - até mais tarde! A mulher tem o direito a um aborto antes de receber informações sobre como este vai afectar o seu corpo e alma. Muitas vezes, o verdadeiro custo do aborto é a síndrome pós-aborto e profundo arrependimento.
a verdadeira tragédia....

A situação demográfica

O Passado:

Nos últimos 100 anos, tem havido muitos eventos graves e dramáticos que têm tirado a vida de milhares de pessoas:
I Guerra Mundial - 90'000 vidas perdidas
Em 1941 RENT - 8'000 vidas perdidas
Em 1949, RENT - 25.000 vidas perdidas
II Guerra Mundial - 180'000 vidas perdidas
O número total de vidas perdidas 300.000 
Presente:
Desde 1991, quando Letónia recuperou a sua independência, não temos experiência em guerra, nenhum desastre natural, sem grandes epidemias ou ataques terroristas, que tenha levado milhares de vidas ou inimigos externos que tenham feito estragos.

Durante este tempo, a maioria dos danos que nos prejudicaram a nós mesmos, foram as nossas próprias decisões que gradualmente tem levado o nosso povo à destruição, descendentes de seus familiares.

 Desde 1991. a 2011
a Letônia fez 372.000 abortos induzidos.
 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

EMRC uma mais valia para a Vida!!!!


EMRC um testemunho, um espaço de partilha de Vida!!!!


1. O que é a religião para mim?
A religião para mim é VIDA, é algo em que acreditamos e em que temos fé.
É a entrega do "EU" à família de Deus.
Eu não pratico a ida à missa mas oro em louvor a Deus com fé.
EU ACREDITO E DEUS!!!

2. Qual é a minha posição perante:
2.1 Aborto
Eu não concordo com o aborto, mas em tudo existe excepções…

Poderei concordar com o aborto, no caso de uma violação, quando a criança é gerada num ato sexual bruto e indesejado. Para não falar nos traumas que a criança/ mulher ficam.
Ter algo (alguém) dentro de si que não é desejado.
A EMRC ajuda-me a reflectir que abortar também faz ficar com traumas e por vezes até poderemos ficar sem a possibilidade de engravidar de novo… em alguns casos extremos…

 Poderei concordar ainda no caso de não existir condições mínimas que assegurem o bem da criança…  mas mesmo assim não seria necessário recorrer ao aborto, pois temos outras opções e escolhas tais como: a adopção  a entrega da criança a uma instituição, e ainda algo que é mais próximo como a entrega a um familiar chegado.
A EMRC ajuda-me a reflectir que estas opções são muito válidas, e com elas não  colocarmos temos que nos culpabilizar todo o resto da nossa  vida   por termos morto uma criança indefesa.

NÂO CONCORDO absolutamente com o ABORTO. Hoje em dia há disponibilidade para se falar, informar, prevenir e agir sem recorrer à morte de um ser indefeso e sem culpa. Já não é um "tabu", existe mais divulgação de informação mais sensibilidade sobre este assunto.
Está ao dispor de todos, através da consulta de planeamento para o casal  ou só para a mulher aconselhamento e os recursos para a utilização do método contraceptivo escolhido:

Os adolescentes ou jovens tem assim mais do que uma opção de contracepção.

Numa relação onde não se querer adiar o ato sexual, devido a falta do preservativo ou para ter mais prazer, ou, simplesmente, porque se acha que não é necessário é um ato de IRRESPONSABILIDADE .  e se surge uma gravidez indesejada eu  NÂO CONCORDO com a realização de um aborto.

2.2. Eutanásia
Quanto ao eutanásia acho que é uma escolha que compete a cada pessoa.
Eu se estiver numa situação destas se calhar pensaria: " Ah, eu não o faria",
mas se tivesse perante uma situação em que a decisão estava nas minhas mãos, nesse momento pensaria e reflectia bastante.
Não é decisão fácil, por isso se se escolher  já não há remorsos no futuro. Morremos.

2.3 quanto a ser mãe/ pai
Concordo, e falo por mim que um dia quero ser mãe, mesmo que a lei da vida não me permita ter um filho biológico. Mas ser mãe ou pai não é só quem "gera um ser e o coloca ao mundo" mas sim quem cuida e cria, quem dá amor e educação quem disponibiliza a sua companhia e seu tempo.

Sendo filho biológico ou não o amor é igual... 
Uma mulher que queira ser mãe tem que pensar seriamente na responsabilidade que quer assumir...

Eu quero ser mãe, uma mãe exemplar, uma mãe que possa acompanhar todas as fases da vida do meu/minha filho/a.
Quero ser uma mãe presente e activa com o meu filho, uma mãe que não tive mas que quero ser.

3. O meu futuro...
 Eu sou o que construo no presente tendo em conta o que vivi ontem...
e o que sonho para amanhã...
O meu futuro, não vai ser igual ao meu passado sem sombra de dúvidas. O que vivi no passado fez com que tivesse consciência do que quero para mim no futuro.

O meu passado e o meu presente está a criar uma nova pessoa com costumes, hábitos e maneira de pensar diferentes. O meu passado fez com que eu por vezes bata com a cabeça e aprenda com os erros, faz com que cresça com mais responsabilidade.

O meu futuro não sou eu apenas quem o construo, mas sim eu e quem me rodeia.

Aprendi que não estou sozinha no Mundo, e que não tenho que viver só para mim, mas sim para os outros porque os outros já viveram para mim.
O esforço e a opção certa, é o mais importante.
Prevejo um futuro melhor do que previa há uns anos atrás.
Para mim viver, é ter futuro, e criar uma vitória por cada obstáculo.
No meu futuro vejo uma pessoa formada, educada com uma vida endireitada, com orgulho no que me fiz ser. Ser uma boa cidadã, pessoa que ama e que é amada.
Liliana Cardoso.  9ano
Professor Filipe Tavares



terça-feira, 23 de outubro de 2012

Alimentação Saudável na Biblioteca dos Centros Escolares

No Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a alimentação saudável foi notícia, durante uma semana. Para além de exposições bibliográficas e de muitas outras atividades da responsabilidade da secção de Ciências Naturais, os meninos dos Centros Escolares ouviram uma história de encantar e aprenderam que uma alimentação saudável é fundamental para nos sentirmos bem. Nos CE da Légua e Vale de Ílhavo a história da "Palmira, a ovelha comilona" mostrou aos alunos como podemos corrigir os erros alimentares e sermos muito, muito felizes! Ora espreitem:

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

EMRC um desafio para a Vida!!!




Um testemunho....

EMRC um Desafios constante para a Vida ....

O que é a religião para mim…
É nada mais, nada menos do que ter fé em algo. Ajuda-nos a saber a diferença entre o bem e o mal e torna-nos pessoas melhores e mais felizes simplesmente por se puder ajudar o outro. É uma coisa muito importante nos dias de hoje em que muitos já não têm valores. Religião é um sentimento de esperança em algo e o querer ser melhor, não de querer ser melhor do que os outros mas sim melhor do que nos mesmos.

Perante a vida qual é a minha posição quanto: aborto, eutanásia, ser pai/mãe
Na minha opinião o aborto tem um lado mau e um menos mal: por um lado ninguém tem o direito de tirar a vida a outro ser para mim é das piores coisas do mundo nunca ninguém devia sequer pensar nessa hipótese mas, por outro lado, numa família em que não há condições para criar essa criança e vai acabar por ter uma vida infeliz…  Mas poderá sempre recorrer a outras formas de solução como por exemplo a adoção, o pedido de ajuda a uma instituição ou outra forma de resolução do seu problema… agora matar a criança… Não.

Para mim a eutanásia é um assunto muito delicado e após ter lido um livro em que uma personagem está num coma vários meses e acaba por acordar pelas simples razão de o marido ter decidido não desligar as máquinas… mas depois há sempre casos em que a pessoa nunca acorda e todos estão em constante sofrimento. Acabar com uma vida não deveria estar nas mãos de outra pessoa mas acabar com o sofrimento das pessoas é uma decisão que deve ser tomada com muita calma pois altera a vida de muitas pessoas.
Ser pai e ser mãe, como já me descreveram, é das melhores coisas senão a melhor coisa do mundo. Saber que temos nas mãos a vida de uma pessoa gerada por nós deve ser maravilhoso. Educar um ser à nossa imagem, poder mostrar-lhe as diferenças entre o mal e o bem mostrar-lhe todos os valores e indicar-lhe o caminho a seguir. Ver um filho a crescer da melhor maneira é das coisas que mais orgulham os pais, só para ver um pai ou uma mãe a sorrir já vale a pena ser-se uma pessoa melhor. Nenhum de nós seria NADA sem eles.

O meu futuro… eu sou o que construo no presente tendo em conta o que vivi ontem… e o que sonho para amanhã…
Como toda a gente, sonho com um futuro risonho, uma família, casa, carro, emprego, toneladas de amigos,… Espero ser feliz e estar rodeada das pessoas de quem mais gosto, mas a vida não é um mar de rosas e há sempre coisas más e pessoas maldosas. É por isso que eu acho que todos os dias damos mais um passo para a construção do nosso futuro. Todos temos passados e histórias diferentes a contar e eu penso, que por muito que possa custar, o passado não é uma desculpa eterna para certas atitudes e todos devemos fazer um esforço para sermos melhores pessoas. Quanto ao que sonho para amanhã, sonhar não tem limites, até posso sonhar muito com uma coisa mas não vivemos dos sonhos e eu acredito que tudo acontece por uma razão, como tal devemos viver cada dia ao máximo, ser felizes e ajudar a fazer a felicidade dos outros. É com pequenos passos que vamos avançando no destino que muito provavelmente já nos foi traçado.                                                                    Joana Cura 9ano
Prof Filipe Tavares

Dia Mundial da Alimentação - Biblioteca EB JFPB


A Biblioteca da EB JFPB expôs uma pena mostra bibliográfica sob a temática da alimentação evocando o dia mundial da alimentação.

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.413305062057038.108053.154069697980577&type=1&l=eea40cfd81


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro de 2012

Uma participação muito especial 


Vê a reportagem fotográfica no facebook da pagina da nossa escola


Na EB JFPB a comemoração deste dia contribuiu para que os alunos " aprendessem a comer um bocadinho melhor" – alimentação saudável. Os discentes envolveram-se em várias atividades e tarefas, nomeadamente, decoração do átrio principal com motivos alusivos ao tema : mega-maçã feita em puzzle e outra em painel, roda dos alimentos, jogos variados, autocolantes, panfletos com as regras da alimentação saudável, receitas equilibradas, lanche saudável preparado por eles, com sumos e batidos naturais, frutos variados, compotas caseiras, entre outros.

Esta atividade teve a participação ativa de todos os alunos, o que contribuiu para que todos os objetivos fossem inteiramente alcançados.


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Pela Biblioteca da EB JFPB

Embora todos os dias e todos os meses sejam importantes para quem gosta de bibliotecas, o mês de outubro é especial: é o "Mês Internacional das Bibliotecas Escolares".

Por isso, temos atividades especiais para todos os nossos utilizadores jovens:

Concursos:

-"Uma imagem... 100 palavras" - uma ilustração por mês, um texto original com 100 palavras, um prémio para o melhor...
                 A imagem deste mês é uma ilustração digital de autor desconhecido. Inspira-te e escreve...

Uma Imagem... 100 Palavras



-"Carta aberta a...". Concurso associado a efemérides. A 1ª carta será "Carta aberta ao meu animal preferido". Vamos homenagear os animais nossos amigos porque no dia 4 de Outubro é Dia Mundial dos animais.




-"Frase correta" - concurso semanal que coloca em destaque a grafia das palavras sujeitas ao novo acordo ortográfico.


Outras atividades:
Os alunos do 5º ano vão visitar a biblioteca, durante este mês, para conhecerem tudo o que diz respeito à sua utilização: organização, consulta do catálogo, regras de empréstimo, atividades, etc.

                                                     Bom mês das Bibliotecas!